quinta-feira, 24 de abril de 2008
MERDA DE JUSTIÇA ESTA
Para se entender o tipo de pessoa que é o senhor Baltazar Nunes "pai" da pequena Esmeralda basta visitar o blog Esmeralda -Sim.
Aqui os comentários são escolhidos a dedo e só são colocados no ar os comentários que lhes convêm. Este senhor ultrapassou todas as barreiras da credibilidade quando me envia mails a chamar-me de tudo o que lhe ocorre na sua má formação porque me recusei a comentar segundos os moldes que lhe convêm.
Comentei e continuo a comentar o senhor é uma FRAUDE como homem e como pai.
FRAUDE como homem pk recusou a ajuda a uma mulher grávida que não tinha para onde ir nem que comer. Se ela lhe abriu as pernas o senhor foi homem suficiente para lhas manter abertas.
FRAUDE como pai porque na sua lei só deve ser pai quem deita fora uns quantos espermatozóides quando está bêbado. Uma criança é muito mais do que um bilhete equiparado ao Euromilhões.
Visitem e apreciem o que é um ser humano ridículo anseia a filha para beber mais uns copos à conta da indemnização um verdadeiro pai que a criou e amou sem nunca ter questionado quem seria a FRAUDE que teve a coragem de recusar alguém tão inocente.
Também aproveito para perguntar a este senhor se ele quer que acreditemos que foi ele que escreveu este blog. Lamento informá-lo mas não somos tão estúpidos como a justiça portuguesa caro senhor.
Nem toda a gente se deixa comprar.
Este blog foi elaborado por algum dos seus advogados para que o senhor ganhe mais uns pontos, mas saiu-lhe o tiro pela culatra e tiveram que fechar os comentários pelas críticas humilhantes que recebeu da maioria dos visitantes. Sigo o blog desde o ínicio e todos os comentários que reportam a favor do sargento e da "sua" filha foram eliminados pela verdade neles contida.
Diga-me Baltazar Nunes porque não faz um acordo de desistir de toda e qualquer ideminização em troca da paz da sua filha? Era capaz de ser tão homem?
Tenha vergonha e desista de ser uma FRAUDE você e todos os que vão mamar com a ideminização que o senhor vai ganhar. Arrependa-se de todos os males que fez a essa menina ainda vai a tempo de salvar a alma do inferno.
http://www.esmeralda-sim.blogspot.com/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
664 comentários:
«O mais antigo ‹Mais antiga 401 – 600 de 664 Mais recente› Mais recente»ESMERALDA, DESEJO QUE O ANO DE 2012SEJA O DA TUA TOTAL LIBERTAÇÃO. QUE TE CONSIGAS LIBERTAR DAS AMAARRAS, QUE TE SÃO IMPOSTAS E QUE TE PRENDEM AOS CRIMINOSOS GOMES, QUE TE RPOUBARAM, MALTRATARAM E VIOLENTARAM, BEM COMO AOS SUBSIDIO DEPENDENTES DE TOMAR.
QUE SEJA RESPEITADA A TUA VONTADE.qUE ESSES DOENTES TE DEIXEM EM PAZ E RETIREM DAS SUAS CABEÇAS, OS PENSAMENTOS E DESEJOS MACABROS, QUE OS LEVARAM A MANTER-TE PRISIONEIRA DURANTE TANTOS ANOS. O GOMES TERÁ DE SE SUJEITAR ATÉ AO DERRADEIRO DIA DA SUA EXISTÊNCIA A FAZER HEMODIÁLISE. Á ASSIM A VIDA. QUEM COM FGERROS MATA, COM FERROS MORRES. COBARDE!!!
CLARA ROCHA/LISBOA
DESEJAMOS SINCERAMENTE QUE TU ESMERALDA, E NÃO UMA QUALQUER ANA FILIPA, QUE GENTALHA TARADA, PARAMOICA E DOENTE, QUE CONTINUAM A TEIMAR EM CHAMAR-TE LÁ PARA OS LADO DO BLOG DE APOIO AO ROUBO, R TORTUTA DE CRIANMÇAS, TENHAS SAUDÁVELMENTE, DENTRO DO POSSIVEL, TENHAS SOBREVIVIDO AO CONTACTO E CONVIVIO, DURANTE ESTAS F+ERIAS COM OS CRIMINOSOS GOMES, SUBSIDIO DEPOENDENTES BRASILEIRA E AMANTE, BEM COMO ÀS PROSTITUTAS, TYRAVESTIS, TGARADOS SEXUAIS, DROGADOS E TODA A ESCUMALHA COM QUE OBRTIGAM A CONVIVER.
uM ANO CHEIO DE LIBERDAED PARA TI E TUA FAMILIA. TUDO DE MAU PARA QUEM QUER FAZER DE TI UMA ESCRAVA, OBRIGANDO-TE A CONVIVIOS QUE TU NÃO QUERES E NÃO PEDISTE. PARA OS GOMES, BRASILEIRA, SEU APOIANTES E TEUS DETRACTORES, QUE TE TRATAM COM ESCRAVA E LIXO, TUDO O QUE DE PIOR POSSA HAVER.
UM DEFENSOR DA LEI
O criminoso casal gomes, que lá pelo bolg de apoio ao rapto, violentação e maus tratos sobre menores, continua a teimar, que Esmeralda não se chama ASSIM, mas sim uma invenção infame e nogenta de ana filipa. Chegam ao desplante de dizerem, que a esta menina o Pai tudo roubou até o nome.
QUE SE SAIBA ESTA MENINA SEMPRE SE CHAMOU ESMERALDA, ASSIM FOI REGISTADA E SE MANTEM OFICIALMENTE CIDADÃ PORTUGUESA, SOB O NOME DE ESMERALDA. OU A LEI DESTE PAIS, PARA ESTES DOENTES CRIMINOSOS, CONTINUA A NADA VALER?
COMO TAL OFICIALMENTE O SEU NOME É ESMERALDA E PARA QUE CONSTE A MENINA RECUSOU A "ALCUNHA" QUE LHE FOI IMPOSTA À REVELIA DE TUDO E DE TODOS, NA ESCOLA QUE FREQUENTAVA EM TORRES NOVAS. SE ALGUÉM TUDO ROUBOU A ESTA CRIANÇA, FORAM OS DOENTES, PARANOICOS E CRIMINOSOS GOMES. NUNCA LHE DEVOLVERAM A SUA ROUPA. NUNCA LHE DEVOLVERAM OS LIVROS E CADERNOS ESCOLARERS.NUNCA LHE DEVOLVERAM OS PARCOS BRINQUEDOS, QUE LHE PERMITAM TER E QUE NÃO DEITAVAM PARA O LIXO, COMO FAZIAM QUANDO DAS OFERTAS DO PAI. ROUBARAM-LHE SEIS ANOS DE CONVIVIO E AMOR COM SEU PAI. ROUBARAM-LHE A LIBERDADE DE TER UMA INFÂNCIA FELIZ E SERENA, COMO DEVEM TER TODAS AS CRIANÇAS. ROUBARAM-LHE O SOSSEGO, AO ANDAREM FUGIDOS COM ELA ÀS AUTORIDADES.ROUBAM-LHE HOJE A LIBERDADE DE VER RECONHECIDOS OS SEUS DESEJOS EXPRESSOS E CONTINMUAREM A OBRIGÁ-LA, ÀS VISITAS VIOLENTAS NA CASA DOS SEUS HORRORES E MEDOS DE INFÂNCIA. ESMERALDA AINDA NÃO ESQUECEU O PESO DO CINTO DA TROPA, A COMIDA QUE VOMITAVA E TINHA DE VOLTAR A COMER, AS CONSTANTES AMEAÇAS E O NÃO PODER FALAR COM QUEM QUER QUE FOSSE.
JÁ AGORA SERIA BOM EXPLICAREM-SE, SOBRE O QUE SE TERÁ PASSADO LÁ POR TORRES NOVAS, NUM DIA QUE NEM SEQUER ESTAVA DESTINADO A SER PASSADO COM O CASAL, MAS COMO É HABITUAL ESMERALDA É OBRIGADA A CUMPRIR O RITUAL DESSAS VISITAS, EM QUE ESMERALDA CHORAVA, GRITAVA E PEDIA PARA A LEVAREM AO PAI? PORQUE CONTINUA AIDIDA A PERMITIR, QUE ESMERALDA, CONTRA A SUA VONTADE, SEJA METIDA À FORÇA DENTRO DUM CARRO E DEBAIXO DE AMEAÇAS, TENHA NAS RUAS DE TORRES NOVAS, PAQSSEAR COM ESTES DOENTES?
NÃO SERIA BOM QUE UM DIA NUM REGRESSO A CASA DO PAI, SE FIZESSEM ANÁLISES A ESTA CRIANÇA, PARA SE FICAR A SABER O QUE TEM DE ENGOLIR, PARA SUPORTAR TAL GENTINHA DOENTE E PARANOICA? PORQUE A AMEAÇAM, INCLUINDO A TÉCNICA QUE A ACOMPANHA, SE CONTAR O QUE SE PASSA EM, TAL CASA? APESAR DAS AMEAÇAS ESMERALDA SENTE NECESSIDADE, SEM QUE NINGUÉM LHE PERGUNTE,DE DESABAFAR E CONTAR TODAS AS CASNALHICES QUE LHE FAZEEM POR LÁ.
BOM ANO PARA ESMERALDA E FAMILIA
Parece impossivel! Depois de todos os crimes que fizeram com esta criança, e pelos quais foram condenados, não têm vergonha estes Gomes de virem dizer, que o Pai lhe roubou o nome. Não é por acaso com o nome de Esmeralda que a mãe Aidida a registou? Nâo é assim que esta criança quer ser chamada?
Quanto ao sentimento de posse, queria este casal fazer com Baltazar o que faz com Aidida? Decidir com quem passava os dias de férias e os outros por medo ou por outras razões aceitavam e aceitam.Mas, a verdade é que Baltazar sempre demonstrou não ter medo do casal Gomes, da sua influente, poderosa e rica familika e dos seus influentissimos aliados. Hoje os tempos são outros e esses aliados de outrora, já lá vão. Hoje resta-lhes a pedopsiquiátra amiga! Passaram de moda. As pessoas fartaram-se das cenas pungentes, feitas à frente das camâras das televisões,para impressionar a opinião pública! Foi chão que deu uvas e muitos milhares de euros.
Amor é respeitar o outro e não tratá-lo como um objecto, como faz o casal Gomes em relação a Esmeralda. Esmeralda detesta-os e apenas diz gostar deles ma sua presemça pelo medo, que estes continuam a representar para ela. O tempo do Risperdal, que lhe obrigavam a tomar e assim terem uma Esmeralda submissa, já lá vai.
Que as autoridades competentes ouçam os desejos de Esmeralda, e os respeitem, acabando com as visitas peogramadas e obrigatórias.Se Esmeralda, como os Gomes afirmam, os ama, dêm-lhe a liberdade de ser ela a escolher os dias de visita! Depois veremos, quantas vezes voluntáriamente Esmeralda os visitará!
Uma amiga de Esmeralda
PORQUE NÃO É INVESTIGADO O CASAL GOMES, PELOS ACTOS DE VIOLÊNCIA PRATICADOS NA PESSOA DE ESMERALDA? PORQUE A OBRIGAM DEBAIXO DE AMEAÇAS, NO QUE SÃO COADJUVADOS PELA TÉCNICA, AMIGA E VISITA REGULAR DE SUA CASA EM ALMOÇARADAS E JANTARADAS, A CALAR TUDO O QUE SE PASSA LÁ EM CASA? ESMERALDA CONTA, MAS PEDE POR TUDO PARA QUE O SR. LUIS NÃO VENMHA A SABER, POIS SE ISSO ACONTECER ELA NUNCA MAIS VAI PODER VER O PAI E FAMILIA. DAQUI DENUNCIAMOS OS MAUS TRATOS. QUEM DE DIREITO INVESTIGUE E ACTUE DE FORMA ADEQUADA. DECERTO SE FOSSE UM QUALQUER PROBETABAS, JÁ ESTAVA CONDENADO, MAS COMO É ESTE RICAÇO E COM FORTES INFLUÊNMCIAS A APOIAR OS SEUS CRIMES, NADA ACONTECE. COMO SEMPRE,O ESTADO PORTUGUÊS NO SEU MELHOR.
JÁ AGORA UMA SIMPLES PERGUNTYA: PORQUE LEVAM A CRIANÇA E VÃO REGULARMENTE, A UM BRUXO PRÓXIMO DO ENTRONCAMENTO?
CARLOS MANUEL/TORRES NOVAS
Manifesto o meu apoio a todos os amigos e amigas de Esmeralda, que acham ser dever das autoridades competemtes, investigarem o que se passa nos fins de semana e dias de férias, que ela passa em Tomar e Torres novas. Investigar, porque razão e contra a vontade de Esmeralda, é OBRIGADA a deslocar-se todos os fins de semana, que passa com a Aidida, para casa dos Gomes? É que, pelo que ela relata, no recato da casa dos Gomes, nem tudo são sorrisos e felicidade. Muito aí Esmeralda é obrigada a sofrer e a calar, sob as ameaças mais repugnantes, que podem existir, tanto a si com à sua familia. Aí lhe são administradas autênticas lavagens ao cérebro, levadas a cabo pela especialista de serviço e pelos Gomes, que mais não querem, a não ser destruirem a vida presemte e futura da criança.Esmeralda vive no medo e nenhuma criança assim deve viver. Esmeralda nos fins de semana, que é obrigada a passar longe de seu Pai e Familia, a partirde Duinta Feira, a sua disposição é completamente diferente. Fica uma criança triste, abatida e com medo de tudo. Esta menina merece estabilidade e tem o direito de crescer faliz, longe dos esbirros, que como alguém diz, tudo lhe robaram desde o nome, aos livros escolares, roupa, os parcos briquedos e muito importante a meninice normal e os carinhos de seu Pai e Familia. Destes que a fizeram sua prisioneira e fugitiva da sociedasde e da justiça, durante longos e penosos anos.
Salvem Esmeralda, pois esta criança já sofreu nas mãos daqueles psicóticos o suficioente, para agora e no futuro ter sossego.
Carlos Leal
Uma tal maria de lourdes, que não é mais que o sargento gomes travestido, vem no blog de apoio aos criminosos, depois de muitas balelas e mentiras, dizer mais ou menos isto "desenganai-vos - aqueles que apenas quereis ser donos, de Esmeralda presumo eu. Vamos lá detalhar. Quem quis ser e conmtinua a querer ser exclusivamente dono de Esmeralda? O sargento gomes. Quem a adquiriu, a troco sabe-se lá de que quantia ou promessas, num qualquer parque de estacionamento, como se dum saco de batatas se tratasse? O sargento. Quem nunca permitiu durante anos, que ela pudesse privar ou sequer falar com a sua familia? O sargento. Quem continua a apoderar-se dela, todos os fins de semana e dias de férias, que supostamente deveria passar com a mãe e a obriga a ir para Torres Novas, contra a sua vontade? O sargento. Quem a manteve prisioneira durante anos, sem lhe permitir conhecer nada do mundo exterior à sua prisão? O sargento.Quem lhe roubou o nome e a passou a chamar por uma alcunha, SABE-SE LÁ COM QUE INTENTOS?O sargento. Quem se apoderou de todos os seus parcos haveres, incluindo os livros e cadernos escolares, como se duma escrava se tratasse? O sargento. Quem se lhe referiu, como sendo uma arma que POSSUIA e que lhe tinha sido tirada? O sargento. Quem nunca lhe teve amor e sempre a tratou como lixo, pois nunca se incomodou em legalizar uma situação da qual se sentia proprietário? O sargento.
Quem a considera apenas e só como um objecto de vingança contra Baltazar? O sargento. Quem a tratava e trata abusivamente de filha, não o sendo nem sanguinea felizmente, nem por lei? O sargento.
Porque nunca respondceram a esta pergunta simples: porque lhe mudaram o nome e a mantiveram ilegal na sua posse duramte 6 meses?Qual era o destino de Esmeralda, seria mesmo para ficar com os gomes? É que se era para ficar com eles, não se compreende, demorarem tanto tempo a tentar a sua legalização e a darem noticias da criança!
Deixem Esmeralda falar, para quem de direito, livre das pressões e ameaças do sargento, e verão com quem quer ela mesmo viver e quem ela quer mesmo visitar livremente.
Esmeralda é hoje uma criança quase feliz, não fora essas malfadadas, demoniacase desestabilizadoras visitas a este casal e doentes, paranoicos e vingativos. Estas visitas, só são possiveis, porque as autoridades não quiseram desacreditar a falaciosa e anti cientifica tese de ana vasconcelos, que afirmava ter Esmeralda que conviver com os seus amigos. Para se satisfazerem estas pessoas, fez-se aquilo que Esmeralda nunca quis, não quer, nunca desejou e não deseja, visitar obrigatóriamente a sua prisão e o local de todos os seus medos e fantasmas.O local onde era obrigada a comer de novo, aquilo que antes tinha vomitado.
Esmeralda merece ser respeitada como cidadã portuguesa, que o fgacto de ser pobre, em nada lhe retira os seus direitos ou acrescenta aos gomes por serem ricos, e sobretudo como criança, que deve crescer livre, e amada. Que não se permita a este casal doente, possa continuar a desetabiliozar, amedrontar com ameaças e gente poderosa, este pequeno ser, que apenas quer crescer normalmente.
Um bom ano para Esmeralda, famolia e verdadeiros amigos/as.
Um Sertanense, que paga o ordenado ao absentista sargento e igualmente os carissimos tratamentos, sendo ele riquissimo.
Este casal gomes, que tanto mal fez e faz a esta pobre criança, já está a sofrer no corpo e estou certa no espirito, por tudo o que de horrivel fizeram a esta criança.Estou certa, que os seus apoiantes, também hão-de sofrer, pois não merecem melhor, por todo o mal que ajudaram a fazer a esta inocente. Poderá a natureza perdoar a uma técnica, que entrega uma criança completamente desprotegida a esta casal de doentes, qu8e apenas têm dois simples fins; o de se vingarem de Baltazar e o de fazerem sofrer a criança. Poderá ser perdoado, quem a fechava num quarto escuro, lhe metia nedo com o homem do saco (que era simboliozado em Baltazar), papões e bruxas más? É cá na terra que terão de pagar por tudo isso e terão de sofrer, como já está a acontecer.
M.J.F.
AS HIENAS FICARAM FURIOSAS POR BALTAZAR NÃO TER FEITO AS VONTADINHAS AO CRIMINOSO SEM RINS GOMES. ENTÃO ESTE PASPALHO, QUE SE CONSIDERA DONO DE ESMERALDA, QUERIA FAZER O QUE LHE APETECIA COM A CRIANÇA, Á REVELIA DE TUDO E TODOS E QUE TUDO FICASSE MUDO E QUEDO. ELE TEM QUE SE CONVENCER QUE DAS TAIS INFLUÊNCIAS QUE O APOIAVAM RESTAM A VASCONCELOS E O VILAS. HOJE ELE NÃO SE PODE DAR AO LUXO DE PASSAR POR CIMA DA LEI E DAS DECISÕES JUDICIAIS COMO FAZIA ANTES, A COBERTO DAS SENIS DAMAS E DE LOBBIES, PARA QUEM O SARGENTO HOJE JÁ NADA REPRESENTA, POIS JÁ NÃO NECESSITAM. OS OUTROS JÁ PRECEBERAM O QUE ESTE NOGENTO CHUPISTA QUER. DINHEIRO E MAIS DIUNHEIRO, PARA AS FESTAS QUE DÁ EM SUA CASA. SÓ UM COBARDE FEZ E CONTINUA A FAZER COM UMA CRIANÇA O QUE ESTE CANALHA FAZ.
R.G.
Quero expressar todo o meu apoio aos comentadorees, amigos de Esmeralda, que pugnam pela sua liberdade e dignidade, enquanto pessoa e ser vivo, coisa que sempre lhe foi e é negado pelo casal Gomes e Aidida.
Maria J.
A verdade é que já não há pachorra para aturar o criminoso sargento e o seu fornecedor de marisco para as festanças, o murraças.
Espantem-se portugueses e habitantes do mundo em geral! Para este imbecil, jurar pela sua honra é o mesmo que nada, pois honra não tem certamente nenhuma. Vem ele dizer que "ESTANDO ESMERALDA A ABRIR UMA CONTA EM NOME DA Dª. LOURDES, QUANDO CHEGOU À CHAVE ELA ESCOLHEU ANA FILIPA". Só que isto se passa em 15.03.2002. Teria Esmeraldas por essa altura 1 mês e alguns dias. Com esta idade e sem conhecer ainda o criminoso casal, que lhe deu esta alcunha, que ela odeia e detesta, já ela queria ser assim chamada. POR ACASO JÁ FALAVA?Decerto sim, pois escolheu falando a chave!JÁ ANDAVA? QUE SABIA FUNCIONAR COM UM COMPUTADOR, ABRIR CONTAS, "ACREDITAMOS" POIS O SR. MURRAÇAS JUROU PELA SUA HONRA.
Por este exemplo, poderão aferir da moralidade, dignidade e confiança, que nos podem merecer estes já pouquissimos apoiantes do sargento. Haja decência. Aceitem-se os factos tal como são. Esmeralda logo que pode, que se viu livre das amarras prisionais dos gomes, ao chegar à escola a primeira coisa que disse foi: QUERO SER CHAMADA E APRENDER A FAZER O MEU NOME ESMERALDA. TUDO O RESTO, QUE OS LUNÁTICOS DOENTES GOMES SONHAM, SÃO MESMO SONHOS DIREI MESMO PESADELOS DE PSICÓPATAS EM ESTADA DE DOENÇA MUITO AVANÇADO.
Já agora uma coisa.Como falou ela pelo computador com a adelina se ainda não a conhecioa?
Deixem Esmeralda escolher quem e quando quer visitar. Não se obrigue uma criança ao sofrimento e à humilhaçaõp de ter de entrar numa casa cheia de memórias de infância tormentosas, que apenas a desestabilizam, como se vê no regresso a sua casa,só para satisfazer os caprichos mórbidos e de vingança dum casal doente e duma técnica cientificamente incapaz de lidar com esta criança, principalmente porque a odeia e partiu para veste caso com ideias feitas.Quis fazendo e satisfazendo a vontade dos seus amigos, ajudar na vingança a Baltazar, fazendo dela também coisa sua.Nunca gostou do rapaz( pelas posicões anteriormente tomadas) e acima de tudo nunca perdoou aquele encontro de Tomar, à porta da casa do companheiro de Aidida. Acrescentando a tudo isto, a posição tomada por Esmeralda, depois do fim de semana no Alentejo, de lavagem cerebral em prol dos seus amigos gomes, perante o juiz. Esmeralda a sós e livre dos gomes e de si, é a verdadeira Esmeralda, que não é obrigada a fingir, a mentir e se sente protegida e livre.Diz o que sente, pois não é ameaçada com o encarceramento numa instituição! Desde a considerar ANORMAL até lhe dizer desde o principio. como Esmeralda contava, que tinha que ver os gomes, que ela quisesse quer não. Se esta sra. ainda tem alguma dignidade, e acreditamos que sim, aceite que falhou neste caso e que Esmeralda está a sofrer com esse seu erro.Ainda está a tempo de corrigir o engano e nada é mais nobre do que termos a humildade de aceitarmos e corrigirmos os nossos erros. Pense, que Esmeralda poderia ser sua filha ou neta. Agiria da mesma forma? Cumpra com o seu dever ético e profissional. Não queira continuar a descer tão baixo, que para satisfazer os caprichos dos seus amigos gomes, sacrifica uma criança indefesa e que não gosta de si, APENAS E SÓ A TEME. É tempo de se retirar.
G.M.
Descoberto fggenómeno em Portugal. Cidadão atesta pela sua honra, que em 15 de Março de 2002, menina com 1 mês e alguns dias de idade, abria contas no facebook e colocava na chave o seu nome, nome que ainda não existia pois à data ainda, não conhecia as pessoas que lho deram, se chamava Esmeralda. Este milagre da natureza já está a ser investigado por cientistas de todo o mundo. Esperam-se cientistas Extra Terrestes, para atestarem e confirmarem a verdade deste fenómeno, sae berm que ninguém duvide, pois o cidadão português atestou pela sua honra, como foi dito.
Será que a criança já sabia, que anos mais tarde iria viver no ENTRNCAMENTO e que aí iria a consultas com um bruxo? Um nosso conterrâneo diz não ser nada de especial, pois a sua cadela pariu um cachorro, que trazia na boca um coelho, uma lebre e duas perdizes. Atestou pela sua honra, registopu a patente, o que levou a comunidade cientifica a considerar o fenómeno absolutamente natural.
Prof dr. murraças
Então os imbecis do blog dito "por esmeralda", não viram que até já o àlvaro florêncio murraças, goga com eles? É que tanta imbecilidade, até mesmo para os mais fanáticos apoiantes do ceiminoso sargento, extravasa tudo o que é aceitável.
Resumindo Esmeralda antes de o ser, já o era.Com 1 mês já sabia todo o seu futuro. Sabia que ia ser transaccionada pelo casal gomes. Que lhe iam chamar ana filipa. Que ia gostar muito do nome. E testemunha pela sua honra, coisa que tal aldrabão não deve ter, ser tudo verdade o que diz a lourdes. Tal murraças tal vale e azevedo. É tudo farinha do mesmo saco. Quem faz um cesto faz um cento, é bem verdade. E assim muita gente pena inocentemente na cadeia, ou vai mesmo parar à cadeira eléctica.Estes amigos do gomes, são mesmo cromos. Bué da cromos. Palhaços.
Oliveira Mendes
Incrédula ao ler aqui tal noticias, fui ao tal blog, na esperança que fosse brincadeira. A verdade é que não é. Está lá pretoi no branco escrito pelo sr. murraças e apoiado pela direcção do blog. Esmeralda com 1 mês de idade, já abria contas no computador. ADMIRÁVEL!!!! TANTA ESTUPIDEZ E MENTIRA!!!
Carla Branco
Tanta admiraçaõ para quê? O meu vizinho tem um gato, que para comer, ele dá-lhe todos os dias 2 euros. O gato vai ao mercado compra o peixe,amanha o dito,tempera-o, liga o grelhador, e só depois de bem grelhado o come! Se for preciso o sr. murraças, jura pela sua homra e confirma!
S.M.P.
Quero também confirmar, que em 15.03.2002, por altura do Carnaval, assisti, em casa da dª.lourdes, com o sr. murraças e outras pessoas, à abertura duma conta por Esmeralda e juro pela honra do sr. murraças que ela pôs a palavra passe anafilipa. Também pela honra da dª. lourdes juro que anafilipa conversou com a sra.adelina o mesmo tendo feito o sr. murraças. Dos presentes que me lembre ninguém mais falou com a sra, adelina ou com o sr. gomes. Perdão estou enganada, eu falei com o sr. gomes, sobre assuntos particulares, que só a nós diziam respeito, mas a sra. adelina já não estava presente, pelo menos o sr. gomes jurou pela sua honra, que não estava.
A Palhaçada continua
Há aqui comentários com uma certa piada, como aliás é o caso narrado no blog dos gomes, não fosse tratar-se duma criança, que devido a mentiras como esta e outras, é hoje obrigada a sofrer nas mãos do casal gomes.Por aqui poderão aferir as autoridades competentes, das mentiras, que as testemunhas do gomes, disseram em tribunal. Tal como agora este murraças,ontem essas testemunhas diziam apenas o que o sargento queria.Não é por acaso, é mesmo por força do hábito de mentir desta gentinha e pelo mau carácter que demonstram, que tanta difamação foi levantada e dita sobre Baltazar e familia. Ainda há bem pouco tempo, insinuando qualquer mau comportamento, afirmaram que Baltazar tinha deizado a casa onde vivia e ido para outra, A COBERTO DA CALADA DA NOITE, como se dum criminoso se tratasse e andasse fugindo das autoridades. Quem realmente está habituado ma tais procedimentos criminmosos é a adelina e o gomes. Eles sim, mudavam de casa imensas vezes, para despistar as autoridades e fugiam para parte incerta, com Esmeralda.
Foram mentiras como esta, que proporcionam que hoje Esmeralda, estaja sugeita a um fim de semana mensal com um casal de doentes e criminosos. Foram os relatórios, duma tal tácnica ao serviço do casal criminoso, subjectivos e onde se escrevia aquilo que Esmerlda não dizia ou aquilo que dizia sob ameaça de internamento compulsivo.
Este sargento é um mentiroso compulsivo. Não é por accaso, que uma vez disse na televisão e publicitou como sua auto biogafioa um determinado livro, para mais tarde vir a desmentir tudo, lançanmdo o ónus da culpa para a pessoa, a quem o dito, para que o escrevesse. Não foi por acaso, que na questão do Risperdal, sacudiu a àgua do seu capote e atirou as responsabilidades para a beatriz pena.
A verdade é que este caso é desde o primeiro momento uma completa mentira dos gomes. Não fora as amizades influentes do seu tio, e este sargento e mulher estavam no cárcere a cumprirem a mais que merecida pena. Mas Deus não dorme e já hoje esse infeliz doente sofre fisicamente e acreditamos sofrer a mulher, com o facto de não poder gerar um filho natural.
M.G. / Lisboa
Isto é mesmo paranóia. O casal Gomes tudo roubou a Esmeralda. A INFÂNCIA, O CONTACTO COM OS PAIS, O CARINHO DESTES, AS PRENDAS DO PAI QUE IAM DIRECTAMENTE PARA O CAOXOTE DO LIXO, A LIBERDADE, A CONVIVÊNCIA COM CRIANÇAS DA SUA IDADE,COM OUTRAS PESSOAS ALÉM DOS SEUS CARRASCOS, POIS DURANTE 6 LONGAS E PENOSOS ANOS, NÃO TEVE AUTORIZAÇÃO DE SAIR DA PRISÃO (CASA DOS GOMES),AS ROUPAS E OUTROS PERTENCES, OS LIVROS ECOLARES, A SUA IDENTIDADE, ETC.ETC.!
AGORA INICIARAM MAIS UMA CRUZADA, RECUSANDO O NOME DE ESMERALDA E QUERENDO SUBSTITUÍ-LO PELO NOME QUE LHE CHAMARAM, QUANDO QUISERAM, DESPISTAR AS AUTORIDADES DO RASTO DESTA CRIANÇA. ESMERALDA É O NOME QUE ELA, ASSIM QUE TEVE LIBERDADE PARA TAL ESCOLHEU. ESMERALDA É O NOME DE REGISTO E PELO QUAL RESPONDE ESTA CIDADÃ PORTUGUESA.NINGUÉM TEM O DIREITO DE LHO TROCAR, SOB PENA DE UM DIA ESMERALDA, PODER CHAMAR À RESPONSABILIDADE TAIS PESSOAS.
Mas, digam lá se isto não é mesmo paranoia, de gente doente e desiquilibrada psiquica e fisicamente.DEPOIS DE TODAS AS DECISÕES JUDICIAIS, CONTINUAM A QUERER SER DONOS DESTA POBRE CRIANÇA, QUE CONSIDERAM COMO ESCRAVA, POIS ASSIM A ADQUIRIRAM.
J.P. /ALENQUER
O tribunal ouviu Esmeralda. Esmeralda manifestou a sua vontade. Porque razão não foi esta cabalmente satisfeita? Porque se continuou a satisfazer os desejos de vibgança dos gomes? Porque não libertaram Esmeralda definitivamente das nãos criminosas destes vândalos? Esmeralda não tem direito a ver satisfeita a sua vontade? Não escolheu ela, depois dum fim de semnana no Alentejo, de lavagen cerebral, praticada pela especialiosta ana vasconcelos? APesar disso quem escolheu Esmeralda? O PAI.
Acabe-se com a desetabilizacão e perturbação desta criança por parte dos gomes. O crime não devia compensar, mas para este doente e paranoico, compensou e bem. Tanto monetáriamente, como pela satisfação, de continuar a maltratar Esmeralda.
Como as férias de Natal não corresponderam ao programado unilateralmente pelo sargento, agora ataca-se Baltazar com o nome de Esmeralda. Como admitem as autoridades, que estes criminosos continmuem a praticar toda esta nogeira, é que é de bradar aos céus.
A.A.
Não entendo a existência dum blog de apoio ao casal gomes, a não ser para provocarem, insultarem e difamarem Baltazar e Esmeralda.
Neste blog, comenta 2 ou 3 pessoas, que não são mais nem menos que o sargeto travestido.Pois só assim se compreende, que quem comenta é uma pessoa de acesso directo ao blog, pois quando tal acontece, na contagem de visiotas não há qualquer alteração.
Deixem-se de provocar o PAI de Esmeralda. Ao fazerem isso estão a desestabilizar Esmeralda e a criar ainda mais anti corpos.
Não chega de posso quero e mando?Não chega de se considerarem os donos de Esmeralda? Acha o sr. gomes, que ganhou alguma coisa, quamdo nestas férias de Natal quis passar por cima de tudo e de todos, bem ao seu hébito?Considera que Esmeralda gostou? Porque pediu ela explicações, sobre o sucedido? Porque afirmou ela querer pedir ao juiz para acabar com as visitas a Torres Novas? Porque se queixou ela, que o casal gomes, quase não a deixou passar tempo nenhum com a irmã?
Tenham juízo, que já têm idade par isso, como diz e bem o nosso povo.
C.R. /Sertã
Para quem em 2009 se protificava ajudar Baltazar financeiramente, na criação de Esmeralda, a troco de informações do que se passava em sua casa, sabe-se lá para que fim seriam usadas, urge colocar algumas questões. Antes porém, o tentarem fazer querer, que Baltazar tinha grandes difiduldades económicas, não era inocente, pois nessa altura debatia-se em tribunal o pedido de poder paternal por parte da psicopáta aidida, de quem o psicólogo Paulo Sargeto e muitos outros afirmaram perentóriamente e se qualquer dúvida, depois de analisarem os resultados dos testes psicológicos feitos em Coimbra, NUNCA ENTREGAREM UMA CRIANÇA A ESTA MULHER, POIS A SUA FALTA DE AFECTO E CARINHO POR QUALQUER SER HUMANO, ERA POR DEMAIS ECIDENTE E AO MESMO TEMPO PERIGOSO.ELA JAMAIS SERÁ CAPAZ DE AMAR! tUDO NELA SE RESUME AOS SEUS INTERESSES PESSOAIS E Á SATISFAÇÃO DOS SEUS ÓDIOS DE ESTIMAÇÃO! PORQUE ABANDONOU ELA OS FILHOS NO BRTASIL?
1- Qual a contribuição de aidida, para o sustento de Esmeralda?
2- Qual a contribuição do casal gomes para o mesmo fim?
3- Quantas peças de roupa já lhe compraram, tanto aidida como os gomes, depois que Esmeralda foi definitivamente para casa do Pai?
4- Quantos livros escolares lhe compraram?
5- Quais as suas comparticipações nas despesas de saúde?
6- Exigiu ou pediu até hoje Baltazar, alguma comparticipação monetária?
7- Foi-lhe oferecida ou perguntado directamete por aidida ou pelos gomes, se Esmeralda necessitava de algo?
9- Amar um filho é sómente dizer palavras bonitas nos orgãos de comunicação social, ou é sobretudo satisfazer todas as necessidades do mesmo?
Mas descanssem, que Baltazar não lhe irá bater à porta, pois Esmeralda está bem cuidada e nada de essencial lhe falta. Baltazar apesar de ser muito mais pobre que o sargento absentista, não necessita das suas migalhas, para porvir ao sustento de sua filha. Com o suor do seu rosto, fruto de seu trabalho, ganha o necessário, para que Esmeralda não passe dificuldades. Ao contrário do gomes a quem dão mensalmente um chorudo ordenado, pago por todos nós e sem práticamente ir ao, que seria ser supostamente, o seu lucal de "trabalho". Mas onde já se viu um deficiente, ser militar no activo. Só mesmo com grandes padrinhos.
A verdade é que esta gentinha, só tem direito sobre Esnmeralda, fins de semana e férioas, deveres não têm absolutamente nenhuns.
QUEREMOS AQUI PERGUNTAR, PORQUE NÃO É OBRIGADO O RICO GOMES A PAGAR OS SEUS TRATAMENTOS DE HEMODIÁLISE? PORQUE TEMOS DE SER NÓS OS POBRES, A SUPORTAR AS CUSTAS DOS MESMOS?
Um bom ano para Esmeralda e familia.
Que a liberdade plena e a satisfação da sua vontade já por ela dita, cheguem rápidamete, e se acabe com o gozo dos desejos macabros e tormentosos deste casal de doentes.
João Gomes
A verdade e disso dá conta Esmeralda ao Pai e familia próxima, é que não se sente confortável, tem medo e sente-se ameaçada, quando obrigada a estar a sós com o casal gomes. Esta é a realidade, que esta criança é hoje obrigada a viver. AInda a agravar esta já por si só medonha e dersumana situação, tem que aturar a ana vasconcelos em casa dos gomes, pessoa de que ela não gosta, no que é correspondida pela técnica. Segundo relatos seus, ela só a ameça, chama-a de anormal e diz ser muito ingrata para com os gomes.
Pergunta-se: até quando esta cidadão portuguesa vai ser obrigada, a este sacrificio. Será, que o facto de seu Pai ser trabalhador honesto, que ganha a vida com o seu trabalho e não riquissimo como o sargento, a quem DÃO um chorudo ordenado pago por todos nós, além duma familia igualmente riquissima e com grandes influências, é razão "sin et qua non", para que se use Esmeralda, como arma de vingança e ódio contra Baltazar? Será, que esta gentalha de sedenta que está, não há SANGUE que a satisfaça? A não ser estes os motivos, porque razão continua aberto, como dizia ontem um comentador/a, um blog de insulto, confrontação, difamação e de sentido de posse sobre esta criança, aberto, já que ninguém o lê, e onde apenas comentam os próprios donos , ou seja o casal gomes e talvez a brasileira.
C.R.
Quero manifestar o meu apoio a todos aqueles que defendem Esmeralda. Ao mesmo tempo mostrar toda a minha indignação, para com as autoridades, que permitem, que os gomes, continuem a conviver com esta criança, que eles, como muitos comentadores afirmam, odeiam e consideram como escrava e lixo humano, além de lhe provocarem um medo imenso pelas ameaças que lhe fazem, a si e a seu pai.
Num país a atravessar uma tão grave crise, não chegou a hora de se acabar com os compadrios e padrinhos, amigos dos tios e outras espécies que tais? Não chegou a hora de se acabar com os privilégios sobre Esmneralda, que os gomes usufruem pelo facto de serem ricos?Já agora, porque são ricos e oferecem banquetes em sua casa, onde se come caviar, lagosta e se bebe champagne françês, porque não se obriga este individuo a pagar os tratamentos de hemodiálise? O facto de Baltazar ser pobre, mas trabalhador, honesto, de cadastro e registo criminal limpos, faz com que continue a ser penalizado, em detrimento, daqueles que sendo o contrário, são beneficiádos em toda a linha? Para quando dar seguimento ao desejo manifestado por Esmeralda, em toda a plenitude? Para quando acabar com as tenebrosas e macabras visitas a casa dos gomes, que foi a sua prisão e o local de todos os medos e horrores da sua meninice? Para quando deixarem de dar crédito aos relatórios executados por uma técnica amiga e visita de casa dos gomes, que como tal é parcial?
OUÇAM ESMERALDA DE NOVO SE TAL FOR NECESSÁRIO E ELA REPITIRÁ, O QUE DIZ QUANDO NA AUSÊNCIA DOS GOMES, SE SENTE LIVRE, PROTEGIDA E SEM O MEDO DE QUE AS AMEÇAS SEJAM CONCRETIZADAS.
Boa semana para ERsmeralda e familia.
M.G.
A todos aqueles que lutam pela libertação de Esmeralda, das garras criminosas dos gomes e da brasileira, o meu muito obrigado e espero que esta luta nunca seja esquecida. Esquecer esta criança, é colocá-la em grave risco. Como dizia o tal vice rei dis ALgarves, dono e decisor, do futuro dos filhos dos pobres de Portugal, ela pode um dia "desequilibrar-se", ou disfarçadamente desequilibrarem-na e atirar-se duma janela!
Libertem-na da incompetência da técnica, que a acompanha, sem o munimo de interesse, com ideias pré concebidas há muito tempo e que apenas satisfaz os deseajos macabros dos seus amigos gomes.
Que o ano de 2012, seja o da libertação de Esmeralda e que a partir daqui possa viver feliz, apenas com quem a ama e nunca a usou como arma ou como escrava.
Célia S.
Afinal a luta de todos os amigos/as de Esmeralda, que por aqui e em outros locais comentam, começa a dar frutos. Nâo é por acaso que o bolg de apoio ao casal gomes e aidida, vem tentar explicar o inexplicávél.
1- A vontade expressa em tribunal por Esmeralda não está a ser cumprida. Ela nunca pediu, fins de semana com os gomes. Estes foram-lhe e são impostos. Basearam-se exclusivamente nos relatórios de ana vasconcelos, que como se sabe é amiga do gomes e parcial neste caso.
Esmeralda sente-se mal, em casa dos gomes, como ela relata. Esmeralda tem medo de estar sózinha naquela casa e a verdade, é que os gomes a continuam a castigar, com ameaças e até com o encerramento no quarto. É que, ao contrário do que se quer fazer querer, Esmeralda nem sempre quer ir passear, como cachorrinho amestrado, para os centros comerciais, fazer charme, de forma a que os gomes possam passar por santinhos. A verdade é que ela tem vontade própria, que já manifesta e apenas faz esses sacrificios, porque tem medo, nuito medo mesmo, dos gomes.
2- O problema não são as avaliaçóes psicológicas, mas sim por quem são feitas. Por uma técnica, que manda às urtigas a ética profissional. Que partiu para este caso com ideias preconcebidas, as quais nunca alterou. Que na primeira vez que esteve com Esmeralda lhe disse directamente "TU NÃO ÉS UMA CRIANÇA NORMAL". Uma técnica, que sempre tudo fez para satisfazer, os desejos sádicos e mórbidos dos seus amigos. Uma técmica, que nunca hesitou em ameaçar esta criança com o internamento numa instituição, com a policia, se ela se recusar a visitar os gomes, seus carrascos de infância. Uma técnica, que não nutre por Esmeralda qualquer espécie de
sentimento, a não ser ódio e vingança. Uma técnica, que nunca esqueceu , aquela tarde de Domingo, junto a casa de aidida, em que foi desautorizada em toda a linha por Esmeralda. Uma técnica, que nunca esquecerá, que após um fim de semana no Alentejo, pleno de ameaças e lavagen cerebral programada, não evitou que Esmeralda, livre das ameaças doa gomes e dela própria, escolhesse seu Pai para viver, em detrimento dos seus amigos. Uma criança que não gosta dela, sabe-a amiga e conivente com os gomes e como tal age sempre defensivamente peramte ela.
3- Esmeralda é o seu nome de registo, é o seu verdadeiro e legal nome. O tal nome inventado pelos gomes de ana filipa, nada tem de carinhoso, e não comparem com o facto de se chamar uma criança por, bom bom, docinho, ou outro qualquer tratamento carinhoso. Este tratamento é feito depreciativamente,e de forma provocatória. Esmeralda rejeitou tal nome, quando na escola pediu para a chamarem pelo seu nome verdadeiro e pediu à professora, que lho ensinasse a escrever.
Também não é verdade, que Baltazar alguma vez tivesse concordado com tal tratamento.
4- Se considerasse os gomes como familia, não regressaria sempre a casa de seu Pai, triste e desestabilizada. Não faria as queixas que faz e não pediria, para que o juiz a ouça e acabe com aquelas visitas.
C.M./ST.
Quero primeiramente manifestar o meu total apoio ao último comentário.
Quero reforçar, que ninguém chama carinhosamente, a uma criamça por um nome próprio. Os nomes carinhosos, são os diminuitivos, nomes de flores bonitas, de passarinhos e animais simpáticos e belos, mas nunca "ana filipa, isaura maria, joão costa, etc". Isso são nome próprios e chamados a quem não os possui na minha terra chama-se "alcunha".É uma forma depreciativa de nos referirimos a alguém, especialmente, quando não gostamos dela.
É bom relembrar, que na nossa sociedade, nem aos animais que nos dão ou adquirimos, por norma se troca o nome.Só no caso de ainda não estarem legalizados e ainda não o possuirtem. Nome é para respeitar.Lendo a nossa História e a Universal, nos relatos de leilões de escravos, uma das coisas que era obrigatório informar os compradores, era o nome do infeliz comprado/a. Isto para que se respeitasse a sua matriz, o nome. Todas as regras éticas e morais podiam ser desrespeitadas pelo comprador, menos o nome. A Esmeralda nem esse direito lhe reservaram! O impressionante, é como dois seres doentes e mesquinhos, tiveram a coragem de trocar o nome dado pela mãe. Com que finalidade? Só me ocorre uma,o despiste e desaparecimento desta criança. Assim, já que tudo estava a ser feito ilegalmente e imoralmente, mais fácil se fugia ao control das autoridades e do Pai interessado na filha. Era o considerado despiste perfeito. Só que o tiro saiu pela colatra do sargento rico. Onde estaria hoje Esmeralda??? Responda quem souber e quiser!...
Maria de Fátima
Nada mais irracional e desumano,pode existir, que qualquer pessoa, possa abusar do seu poder, humilhando e maltratando, outro ser humano, quer ele seja um subalterno, quer seja mesmo um seu inferior fisicamente ou intelectualmente.
Tudo isto se agudiza, quando esse ser humano maltratado, violentado, escravizado, é uma criança. O que na realidade os gomes, aidida e alguns amigos influentes da nossa sociedade, têm feito com Esmeralda é simplesmente execrável e criminoso.
Não se obriga uma criança a comer, aquilo que vomitou. Não se atemoriza uma criança, só para que ela seja mais dócil e não chegando isso droga-se com medicamentos,no caso RISPERDASL. Não se encerra uma criança num quarto escuro.Não se mantem, uma criança afastada do mundo, como acontgeceu com Esmeralda. Quando foi esta criança para a escola? Quando o tribunal obrigou e o gomes já tinha sido preso, acusado e condenado por rapto. Não se diz a uma criança, que seu pai é o homem do saco que a quer roubar, que é um bicho, que a quer maltratar. Não se diz a uma criança que seu pau é um porco e que cheira mal. Porque cheirou Esmeralda Baltazar a primeira vez, que com ele contactou directamente? Porque toda a sua vida tinha ouvido, que o Baltazar era porco e cheirava mal. Não se subtraiem todos os bens, incluindo os livros e material escolar a uma criança. Não se humilha uma criança, enviando-lhe como lanche para a escola, não uma normal sandes e um sumo ou leite , mas sim ração de combate, comida odiada pela quase totalidade daqueles que foram militares. Não se pode continuar impunemente, a maeaçar esta criança com a policia e o internamento numa instituição, se por sua livre vontade deixar de querer visitar, quem tanto a maltratou na infância. Não se pode continmuar a pôr e dispôr desta criança, mesmo nos fins de semana destinados a serem passados com a mãe. Sabe-se que Esmeralda gosta de brincar com a irmazita. E o que acontece? Como castigo os gomes OBRIGAM-NA, debaixo de ameaças, a ir com els para T.Novas. Pede-se às autoridades atenção para este caso, que consideramos muito grave.
Esmeralda escolheu e voltará a escolher novamente com quem quer viver. Sem pressões, sem lavagens cerebrais e ameaças de pedopsiquiátras amigas. Apenas com liberdade e sem a pressão presencial de quem ela teme e lhe provoca terror.
João Carlos
O meu integral apoio a todos os amigos de Esmeralda, que a querem ver liovre das garras, pressões, ameças e medos dos gomes, aidida e técnica.
Esmeralda ainda há-de ser totalmente livre e feliz. Esse dia chegará, mais breve do que os gomes e brasileira esperam.
Cristina
É a primeira vez que aqui comento. Jà enviei aluguns ( 3 ou 4) comentários para o blog apelidado de "por esmeralda", mas como nunca tiveram a dignidade e honorabilidade, de publicar nenhum, embora não insultasse ninguém, nem usasse termos de modo algum ofensivos para quem quer que fosse, vi a democraticidade de tal blog e desisti. Continuar a enviar, seria estar a dar pão de ló a burros. Talvez porque sempre chamei a Esmeralda pelo seu nome e não por um pseudónimo, que alguém lhe inventou de ana filipa. E diserem que chamar ana filipa a Esmeralda não tem qualquer importância, não é verdade. Nenhum PAI gosta, que se trate um filho/a, por um nome que não é o seu, especialmente quando esse nome é o da nossa MÃE ou PAI. Por isso mesmo, quando as pessoas defensoras do casal gomes e els ptóprios chamam a Esmeralda pelo tal nome ficticio, estão propositadamente a enxovalharem Baltazar e sua mãe, avó de Esmeralda. Porque, por mais que espreneiem, se rebolem na lama e no estrume, que fizeram durante estes anos todos, Esmeralda é filha de Baltazar e não é sequer familiar dos gomes. Esta é que é a verdade nua e crua. Gostem ou não é assim, é a verdade e a verdade tem muita força.
Os Gomes sabem que perderam Esmeralda e só assim se compreende a fuga na totalidade, daqueles que os apoiavam, quando tinham tempo de antena nas televisões, quando abriam telejornais e eram capas de revistas. Hoje limitam-se a oferecer umas festas lé em sua casa a meia dúzia de oportunistas e tesos, que assim aproveitam para se banquetearem com marisco, caviar e champagne. Os importantes, esses foram-se quais ratos, pressentindo o navio a afundar.
Barafustaram, insurgiram-se pelo facto de Esmeralda não falar. Esmeralda falou, fez a sua escolha racional e inteligente. Escolheu a liberdade. Recusou a prisão e o isolamento. Infelizmente, ainda hoje é obrigada à via sacra de Torres Novas e Tomar. Agurdemos serenamente, que as autoridades tenham ouvidos e olhos para verem. Escutem Esmeralda! Observem, como parte triste para essa via sacra e regressa alegre, para a convivio de quem a ama verdadeiramente.
Uma vizinha de Esmeralda
Pelo último texto posta do blog de apoio aos Gomes, nota-se por sua parte ou dos seus já pouquissimos apoiante, uma certa ansiedade.
Não entendemos essa ansiedade a não ser pelos acontecimentos, com Esmeralda destas férias natalicias. Acopolado a isto o facto de verem, que Esmeralda se está a afastar cada vez mais deles e nem a retórica de Ana Vasconcelos é minimamente eficaz, no alcançar dos desejos dos seus amigos.
Mas, com Baltazar não terão de ter qualquer receio, pois durante estes anos que Esmeralda está com ele, nunca levantou problemas e sempre tentou resolver os problemas surgidos, bem entendido, aqueles que não colidiam com o acordado em sede própria e se apresentavam como meras provocações. Lembram-se das férias de 2010, em que nem Aidida nem os Gomes tinham por lei direito a passar férias com Esmeralda em tempo útil, isto é fora do tempo escolar, porque convencidos que iam ganhar o poder paternal, estiveram-se nas tintas e não marcaram as férias com a menina, 3 meses antes como diz a lei. Não resolveu Baltazar esse problema e todos poderam passar férias com Esmeralda? Porque veio provacatóriamente Aidida incitada e com o apoio dos Gomes para as revistas, dizer que não conseguia falar com Baltazar, que este não lhe atendia o telefone, que lhe estava a tirar as férias com a filha, quando o erro era dela e dos Gomes. Não foi muito da sua vontade, mas Pai é para dar o pão e a educação. Hoje Esmeralda não é a menina mimada, arrogante, prepotente, birrenta, que se apresentava, quando vivia em casa dos Gomes. Sabemos as condições em que ela vivia! De prisão, sem qualquer contacto com a realidade exterior à casa dos Gomes, sem contacto com pessoas externas ao seu nucleo prisional, sem ar suficiente para respirar, sem nunca ter visito o mar, um peixe, um pato, sem nunca ter tido férias, sempre fugida dum lado para o outro, sem a libedade de brincar num parque com outras crianças, sempre amedrontada com as histórias fantasmagóricas repetidas vezes sem conta, para lhe aumentarem o medo e a manterem submissa. Mas nem isso chegava e foi necessário viciarem-na em RISPERDAL.
Resumindo e apesar de nem tudo estar bem e ser da vontade de Esmeralda, como os malfadados fins de semana e dias obrigatórios, o facto de nos fins de semana que cabem à mãe os Gomes a irem buscar, obrigando-a a acompanhá.los para Torres Novas, arrancando-a às brincadeiras com a sua irmazita, serão factos a rever pelas autoridades, já que a pedopsiquiátra que a acompanha nomeada pelo tribunal, se limita a omitir nos seus relatórios, estes factos relevantes para a estabilidade e bem estar de Esmeralda.
Acabe-se também com essa vil e mesquinha provocação, de chamarem esta criança por "ana filipa". O seu nome é Esmeralda, que é o nome de sua avó paterna, uma grande mulher que sózinha, com o seu trabalho honesto e digno, e sem ter de vender o corpo como outras, vender ou dar, criou todos os seus filhos.
Já que o tal bolg de apoio ao casal Gomes, tem tem pouca afluência não sendo lido práticamente por ninguém e que serve simplesmente para verterem veneno contra Baltazar, Esmeralda e familia, seria uma prova de boa vontade, encerrarem o mesmo. Se um dia vier a existir algum facto significativo, que justifique a sua reabertura, então....
Um bom fim de semana para Esmeralda, Ilda, Baltazar e familia.
Mariana/Tomar
Concordo em absoluto com os últimos comentários de defesa de Esmeralda postados.
Quero apenas reforçar uma ideia, que prova a má fé do casal Gomes e da brasileira. A manutenção em aberto dum blog, por parte desta gente, comtra Esmeralda e Baltazar, vem provar, que tal como dizia Aidida, as bandeiras negras ainda não foram dobradas e como dizia o Gomes, ELA NÃO É MINHA NUNCA SERÁ TUA, Baltazar vai necessitar de
ter muito cuidado nos contactos com esta gentinha, pois as ameaças mantêm-se. A integridade fisica de Baltazar e Esmeralda correm perigo e acreditamos ainda não foram executadas essas ameaças, porque ainda está fresca na lembrança das pessoas as condenações a que foram sugeitos. Não se vê da parte desta gentalha o minimo interesse em abrir uma pequena nesga que seja de contacto com Baltazar. É mais um meio, de poderem aplicar a sua sede de vingança e ptovocação.
Esmeralda corre sérios perigos, quando a sós com tal gente, que lhe quer mal e a odeia.
QAue as autoridades saibam defender esta criança e não tenhamos que chorar uma qualquer desgraça um dia destes.
Jorge G.
A Dra. Florbela Paulo foi, é e continuará a ser uma amiga de Esmeralda e uma referência na sua vida. è uma pessoa de quem Esmeralda gosta, ao contrário da Dra. Ana Vasconcelos.
Queremos qpenas esclarecer que o que a Dr.F.P. disse em tribunal, não foi, aquilo que o sargento no comentário, que escreveu no seu blog. A Dra, Florbela disse que a única pessoa com quem Esmeralda de identificava perfeitamente e deveria ficar com o poder paternal era seu Pai. Que reconhecia em adelina lagarto a figura da mãe, pois tinha sido a ela que sempre esteve ligada. Que via em aidida, apenas uma amiga e não a mãe. Que via em B altazar a figura do Pai, ao contrário do gomes, onde ela não reconhecia essa figura e mostrava mesmo medo dele. Que se relacionava excelentemente com Ilda, a quem já chamava por mãe e se notava começar, a reconhecê-la como tal.
Para confirmarem tudo isto basta ler o acordão do processo.
Cientificamente a tal psicóloga, que diz saber muito de psicologia infantil, saberá que uma criança não se molda pelo nome, mas sim por toda uma vivência. A verdade é que a figura do Pai Baltazar, esteve sempre presente, porque os Gomes lhe falavam mal dele, lhe diziam ser um homem muito mau, que lhe queria fazer mal, que a queria roubar a eles, que era porco, que cheirava mal, etc.etc. Quando a criança percebeu, que tudo isto era mentira, aqueles dois seres passaram da total confiança, a uma desconfiança, para chegar mesmo ao grau de mentirosos, como já acontece agora.Será, que você, como psicóloga, não entendeu isto? Ou será, que esta matéria, não se dá no curso de sargento estufador?
Toda a gente, com dois dedos de testa, já percebeu, que muitas teorias da Dra, Ana Vasconcelos, não passam de graves atentados à moral públoca e ao bem estar das crianças. Com que base cientifica se pode defender, que uma criança violada, deve continuar a viver na nesna casa do violador? Com que base cienmtifica e no primeiro contacto com Esmeralda ela lhe diz; TU NÃO ÉS UMA CRIANÇA NORMAL? Com que base cientifica se obriga uma criança a visitar uma casa, onde passou horrores, sob ameaças da policia e de a mandar internar numa instituição, não podendo ver mais o seu Pai? Mas, a vontade duma criança é para respeitar, ou isso só é válido, quando para nosso berneficio ou dos nossos amigos? Com que base cientifica, ela pretendia, que o poder parental, também pertencesse aos Gomes?Por mero acaso os Gomes são parentes de Esmeralda, ou não serão eles simplesmente os seus subtractores e carrascos de infância.
O nome desta criança è Esmeralda. Nome que ela escolheu aos 6 quase 7 anos. Se como dizia o Gomes, ela só visitaria o Pai se quisesse e iria respeitar sempre a sua vontade, qaundo ela tinha 3/4 anos, mais razão haverá para se respeitar a vontade da criança, que quase aos 7 anos, escolhe o nome que mais gosta e que é o seu.Até hoje Esmeralda é chamada por este nome e ninguém nota que esteja traumatizada, antes pelo contrário gosta muito, pois é o nome de sua avó.
Não tentem enganar as pessoas. Se estes comentários tivessem sido escritos por pessoas alheias ao blog, na contagem de visitas, tinha havido alteração e a verdade é que nem mexeu!!! Portanto... para bom entencedor....
Rui Manuel S. Pinto
Mas, nós estamos a viver nun nundo de doidos e paranoicos?
Então agora aparece uma auto intitulada psicóloga, apopiar a decisão dos doentes e paranoicos gomes, de alterarem o nome de Esmeralda? Vem afirmar, que se deve chamar por ana filipa, e não Esmeralda. Esmeralda não é o nome que está na conservatória e em todos os documentos oficiais? Desde quando uma qualquer psicóloga se sobrepõe à lei?
Já agora porque não substituir o Porto por lagarto e o Nunes por matos gomes. Ficava o ramalhete feito, ao gosto dessa tal "psicóloga" de ratinhos amestrados.
Este casal frustrado, está pronto para fazer a vida negra a Esmeralda até aos seus últimos dias. A vingança e o ódio, têm muita força, especialmente se estiverem incrustrados em cabeças doentes.
M.J.
A Dra.Ana Vasconcelos pode para os amigos dos Gomes ser uma pessoas com provas dadas. Não sabemos onde, nem por quem foi avaliada, nem como foi avaliada. Será por defender tenazmente, que uma criança vitima de violação deve continuar a viver na nesma casa do violador? Felizmente, que por enquanto por cá e em todop o mundo civilizado, isso ainda não chegou à justiça. Ou será, por com um simples olhar, fazer odiagnóstico duma criamça, afirmando e dizendo-lhe "RU NÃO ÉS NORMAL".
O problema é o facto desta técnica ter estyado desde o principio no processo e como parte interessada. Primeiramente, como apoiante e defensora do casal gomes. Depois, por imposição dos influentes amigos dos gomes. Mas, toda a gente sabe e Esmeralda não o esconde, ela não gosta da criança e a criança nunca empatizou com ela. Portanto...
Porque foi ela um fim de semana com Esmeralda para o Alentejo, exactamente o fim de semana anterior à audição de Esmeralda no tribunal, no processo de poder paternal, fazendo-lhe uma autêntica lavagem cerebral, acrescida de ameaças, se ela não escolhesse o casal gomes para viver? Éticamente esta Sra. deixa muito a desejar. Uma técnica nunca pode tomar partido por uma das partes, como acontece. Não pode nem deve ser visita de casa dessa mesma parte. Não pode públicamente e tomando o partido de aidida, aliciar esta, ou pelo menos não a refreando nas ameaças e impropérios proferidos contra Baltazar. Não deve continuar a tratar um doente, de quem não gosta. Nâo deve tratar Esmeralda, pois esta criança não gosta dela.
Por isto e muito mais, que ficou por dizer, se esta técnica tivesse ética profissional, devia sair do caso e deixar, que fosse escolhida uma pessoa independente.
Para que conste Esmeralda é acompanhada por uma psicóloga, paga pelo Pai e que tem feito um excelente trabalho com Esmeralda.
Um contribuinte
A vberdade é que esta dra. ana, neste processo nada mais tem feito, do que apoiar os seus amigos gomes e aidida.
Obrigou Esmeralda debaixo de ameaças, ela pr+opria o disse, a visitar este casal, que sempre a tratou como uma escrava e prisioneira. Nós temos olhos e ouvidos. Vemos e ouvimos. Será legitimo que esta dra. esteja regularmente em contacto com o casal gomes e seja presença mais ou menos assidua, em almoçaradas e jantaradas? Porque será? Porque continua a tratar Esmeralda como uma atrasada mental? Porque não respeita esta criança? Gostaria, que fizessem o mesmo aos filhos dela?
Um Torrejano
Uma pérola do blog de apoio aos gomes e aidida, duma tal maria (sargeto travestido):Gosto tanto de ler os psicólogos, quando eles vêm de encontro ao que eu penso.
E quando não vão de encontro ao que pensas, não gostas? E se um casal, como o gomes fizesse à tua neta o que fizeram a Esmeralda, gostavas? E se trocassem o nome à tua neta, que por hipótese se chamasse como tu maria e a passassem a chamar ambrosina? Gostavas?
Ele há cada uma. Gosta, quanmdo se diz o que ela quer. Istp é mesmo duma irracionalidade brutal.
Manuel
Deixem de provocar o Baltazar. Respeita a Senhora sua Mãe e o seu nome. Respeitem Esmeralda, que escolheu chamar-se Esmeralda e não esse fantasmagórico nome que os gomes lhe deram, para melhor poderem despistar as auoridades e quiça, darem um qualauer destino a esta criança. Também, este fantasioso nome foi a única coisa que lhe deram, o resto tudo lhe tiraram, quando foi viver com o PAI.
Carlos Alves
Nota-se para as bandas do sargento uma certa preocupação, com o aproximar da idade, em que Esmeralda será chamada a escolher definitivamente com quer ficar, quem quer visitar, as condições dessas visitas se as houver, etc.
Interessante é a facilidade com que esta gente muda de ideias. Até há bem pouco tempo, as decisões do tribunal, em entregar Esmeralda ao Pai, tinham sido um crime executado na pessoa de Esmeralda, e a decisão de continuação do poder paternal em Baltazar, tinha sido um sacrilégio ou mesmo um crime lesa Pátria. Verifica-se, pelo último texto, que foram decisões muito bem pensadas e em equipa que ganha não se toca, e há que manter tudo como até aqui. Conselhos da pedopsiquiátra amiga, que sabendo da vontade e da impossibilidae prática e teorica de mudar as ideias de Esmeralda, no que a visitas diz respeito, bem como à escolha com quem irá viver no futuro, há que jugar com a justiça. Pensando eles, que uns relatórios feitos "à la carte", poderão influênciar a vontade da criança. E a verdade, é que essa, é que conta. Escute-se Esmeralda e dê-se seguimento à sua vontade, já dita na primeira audição. Depois nem pedopsiquiátras amigas, nem psicólogas amigas, nem damas senis,nem magnatas das crianças portuguesas, nada lhes vai valer. Esmeralda exige que a respeitem. Recusa ser tratada como uma escrava, adquirida num qualquer parque de estcionamento, como foi durante 6 longos anos e continua a ser, quando a obrigam a deixar a sua irmãzita em casa da mãe, nos fins de semana, que pertencem à mãe e acompanhar durante esses fins de semana os gomes. A isto chama-se prepotência e obsessão de posse. Sou o dono, vais para onde eu quiser. E assim continuará a ser, enquanto as autoridades, que dizem proteger os menores, enterrarem a casbeça na areia, só porque o sargento é rico e tem um tio muito influente e com amigos muito importantes.Esmeralda COMO É POBRE, TEM UM PAI TRABALHADOR, HONESTO, DE CADASTRO LIMPO, MAS É POBRE, DEVE-SE CONTINUAR A DEIXAR TRATÁ-LA COMO LIXO HUMANO.
Alguém
O casal gomes continua a provocar Baltazar e Esmeralda. Contionuam a chamar um suposto nome a esta criança, que sempre teve um i único nome ESMERALDA. Tudo o resto, que lhe queiram chamar, serve apenas, como provocação e forma de expelirem todo o ódio que têm a Baltazar e Esmeralda.
Como muita gente tem perguntado, pois não se encontra uma resposta plausivel, porque continua este ricasso isento de taxas mederadoras na saúde, quando nós, que trabalhamos e não sabemos sequer o que é caviar, quanto mais comê-lo, ou champagne francês, quanto mais bebê-lo, temos que pagá-las? Porque temos nós que lhe pagar a henodiálise, tratamento carissimo e feito 3 vezes por semana, quando ele esbanja dinheiro em festanças, lá em sua casa?
Já agora gostariamos de saber, que impotância dá este casal a Esmeralda, de mensalidade, para terem direito a um fim de semana? E com quanto contribui a brasileira? NADA!!! Baltazar é pobre, mas não precisa das vossas migalhas.Nunca as exigiu, como tem direito, nem nunca vos vai exigir. Baltazar é homem de coluna direita e jamais aceitará algo, por minimo que seja da vossa parte. Como vos apropriastes de tudo o que era de Esmeralda, quando ela foi para casa do pai, podeis continuar a retirar-lhe e fazer desaparecer tudo o que a sua familia lhe compra. Esmeralda sabe distinguir o trigo do joio. Sabe quem a ama desinteressadamente e quem o faz com a finalidade do lucro, como é o caso deste cassal de condenados e da brasileira.
R.R
Realmente, como muitos comentadores e amigos e amigas de Esmeralda e Baltazar, é muito negativo, considero muito negativo, que o casal Gomes e Aidida, continuem a manter aberto um blog, de insulto e provocação para Esmeralda e Baltazar.
Como muita outra gente, também eu já reparei, que tal blog mão é vioitado práticamente por ninguém, mes isso não implica, que deixe de sser uma provocação. O que pensará Esmeralda disto? Mesmo que hoje lho escondam o que não acredito, um dia ela vai pedir explicações, àqueles que tanto difamam seu pai e a ela mesmo.
Nunca aqui rinha comentado, mas não quis deixar de reforçar também a minha indignação, para com este facto de pura vingança e revenchismo.
Ana Maria C.S. Mendes
Deixo aqui a minha opinião, de completa discordância com a existência dum blog chaamado "por esmeralda", de apoio aos gomes e aidida e de desrespeito e provocação a Esmeralda e Baltazar. Esta gente não tem noção do ridiculo. A alucinação da vingança já, sobre Esmeralda e Baltazar, porque ainda é cedo e não podem satisfazê-la fisicamente num e noutro, fazem-no através do tal blog. Estes gomes, aidida e seus apoiantes, querem é o sangue dos inocentes. São reles e rascas. São fanáticos e prepotentes.São gente sem principios morais. Foi prometido, que Esmeralda um dia iria cair duma janela. Se ninguém fizer nada, farão os boambeiros de T.Novas.
Alberto Alves
Quro manifestar o meu apoio a todos, aqueles que repudiam, que Esmeralda seja tratada por um suposto nome e que continue a ser violentada nos seus direitos e opções de escolha,pelo casa gomes, aidida e por todos aqueles que continuam a permitir o convivio desta criança com tal gemtinha.
Deus é grande e se já os está a punir no corpo, com a impossibilidade de gerarem um filho próprio e outras doenças, por todos os maus tratos que têm inflingido nesta criança, não se esquecerá de a recompensar com a liberdade e a felicidade. O dia de libertação de Esmeralda dos gomes chegará mais brevemente do que muitos imaginam.
M.A.
QUEREMOS ESCLARECER E DEIXAR CLARO, QUE O PRINCIPIO DO NOME DE ESMERALDA, FOI EXACTAMENTE ESSED. SÓ DEPOIS DE SER ADQUIRIDA PELOS GOES É QIE PASSOU A TER UM OUTRO NOME, QUE MAIS NÃO É QUE UMA ALCUNHA.
PELO QUE SE DIZ LÁ PELO BOLG DOS CRIMINOSOS, A PROVOCAÇÃO A BALTAZAR E FAMILIA DE ESMERALDA CONTINUA. È ABSOLUITAMENTE LAMENTÁVEL, QUE TAIS ATITUDES DE PREPOTÊNCIA CONTINUEM.
JÁ AGORA ESCLAREÇAM O QUE SE PASSOU NAS FÉRIAS DE NATAL. É QUE NÃO É SÓ IMPORTANTE AS AUTORIDADES SABEWREM, CONVÉM QUE AS PESSOAS EM GERAL SAIBAM. COMO ESMERALDA FOI LEVADA, DE RASTOS DE TOMAR PARA TORRES NOVAS. ESTA CRIANÇA NÃO TEM DONOS, NÃO É ESCRAVA E É UMA CIDADÃ PORTUGUESA COM IGUAIS DIREITOS A TODOS OS OUTROS. NÃO PODERÃO SER DOIS EX. CONDENADOS E IMPOR-LHE A SUA LEI. QUE DIZ A ISTO A AMIGA ANA??? ONDE JÁ SE VIU ARRANCAR-SE À FORÇA UMA CRIANÇA DAS BRINCADEIRAS COM A IRMÃZITA, PARA ACOMPANHAR ESTE DOIS DOENTES E FRUSTRADOS???
P.F.
O problema de Esmeralda não é o nome. Prepotências dessas desede sempre o frustrado casal gomes nos habituou. Pior que isso é a manutenção da obrigatoriedade de Esmeralda, sempre que está de fim de semana com a mãe ser OBRIGADA À FORÇA, a ir com o casal para T.Novas. Não lhe admitem sequer que brinque com a ormãzita. Isto á intolerável. Aqui denunciamos todas estas ilegalidades, prepotêmcia, o quero posso e mando, o considerar-se o dono da criança. Que ameaças farão a aidida, para que ela consinta nestes abusos? Decerto que lhe pagarão e como para ela os filhos sempre foram uma fonte de receita, continua a ganhar com Esmeralda.
As denuncias vão sendo feitas, quem de direito que possa , que faça algo para libertar esta criança da posse deste casal doente, paranoico e frustrado, e possam dar paz a esta criança. É bom que nós os amigos de Esmeralda, continuemos a denunciar, até para prevenir males maiores, que esta gentinha ameaçou e pode um dia vir a cumprir.
Uma Torrejana
Ao contrário do que dizem, os ditos responsáveis do blog de apoio aos criminosos gomes, nunca chamam Esmeralda pelo seu nome, mas sim por uma aberração, que os seus donos lhe colocaram, quando a adquiriram.
Muita gente se tem interrogado e dado a sua opinião aqui e até lá por fora, quando o tema vem à conversa, sobre as causas para a mudança do nome. Há várias teorias, mas das centenas e centenas (e não estou a exagerar), que dão as suas opiniões, mais de 90 %, aceitam uma como justa e correcta. A fuga e o esconder a criança das autoridades!!! Com que finalidade? Umas , porque se atrasaram a tratar do processo, outras por outros motivos, mas uma percentagem muito grande, especialmente gente da zona, são da opinião, que o fim de Esmeralda não era a casa dos Gomes. Que algo de obscuro há por detrás desta aquisição. Não fora Baltazar aparecer e exigir a sua filha e onde estaria hoje Esmeralda?
De qualquer forma nu8nca é demais realçar o facto das autoridades, continuarem a entregar a criança a esta gentalha, mesmo sabendo deste passado obscuro de fugas, desrespeito pelas leis e decisões judiciais e do tratamento desumano que Esmeralda sofreu na prisão gomes. A sopa que vomitava era de novo obrigada a comê-la. Isto é de gente normal?
Sandra
A Sandra tem toda a razão. Esmeralda é entregue nos fins de semana e férias, a gentinha anormal. Gente frustada, por mão conseguirem procriar. Gente doente, a quem pagamos as sessóes de hemodiálide,
quando o fulano é riquissimo e pode muito bem pagar todos os seus tratamentos. Os rios de dinheiro, que gasta nas festanças, segundo se diz e nunca foi desmentido, em marsicadas, caviar e champagne, chega e sobra para efectuar esses pagaments.
A verdasde é que se Deus os marcou, não lhe permitindo ter filhos naturais, é porque não os achou competentes para educarem correctamente uma criança. A verdade está à frente de todos nós. O que era Esmeralda, quando vivia em sua casa e o que é hoje, completamente diferente. Antes era birrenta, teimosa, mal educada, antipática,dava pontapés nas pessoas (inclusindo a adelina) hoje não faz birras, é afável, educada, condescendente. Nunca podemos esquecer que era uma criança sem liberdade, sem convivio com alguém a não ser os gomes, uma criança que nuncas foi à praia, que nunca teve férias, que não sabia o que era um rio, um peixe, que desconhecia, que existia mundo além das paredes do seu cárcere. Uma criança, que vivia amedrontada e ameaçada, para quem o aproximar da hora de chegada do Gomes era um suplicio, como ela hoje conta, pois sabia, que invariávelmente vinha CASTIGO a caminho.
Saudações para todos os verdadeiros amigos de Esmeralda e que são aqueles que defendem a sua liberdade, felicidade e lutam, para que os convivios com os gomes terminem.
J.C.
Claro que nenhum Pai gosta, que chamem os seus filhos por nomes, que não são os seus. Especialmete, quando esses nomes próprios correspondem a alguém, que muito amamos, sejam eles da nossa mãe, pai ou outra pessoa querida. Muito menos gostariamos, que alguém apoderando-se dum filho nosso, à revelia e indo contra todas as leis, a primeira coisa que fizesse ai chegar a casa com a encomenda recebida nun parque de estacionamento, fosse pôr-lhe outro nome. Pior é a situação, quando passados variadissimos anos, e depois de Esmeralda ter renunciado a esse pseudónimo, se continue a tratar abusivamente e num acto de desafio, de arrogância, de abuso de confiança e de vingança, por esse tal nome.
Para quem tanto defende o entendimento entre as partes, no seu entender para o interesse de Esmeralda, penso não estão a fazer nada de concreto nesse sentido. Antes pelo contrário estão a criar conflitos e confrontos desnecessários. Continuam a insultar, a ter um blog onde se provoca, insulta e desrespeita a figura de Baltazar e familia. Quando em contacto com o casal Gomes e Aidida, é lembrado a Esmeralda e perguntado se não tem vergonha de ter um tio aleijado. Se não tem nojo da avó velha. Se não tem vergonha do Pai ser um porco e cheirar mal. Assim o relata a interveniente. Nós perguntamos, se tanto a casal como Aidida, são fisicamente perfeitos. Se não terão qualquer imperfeição, qualquer doença. É muito fácil ver os algueiros nos olhos dos outros e não sermos capazes de ver as trancas nos nossos.
Um bom fim de semana para todos os verdadeiros amigos de Esmeralda.
Pedro S.
O meu apoio e votos de bom ano para os amigos/as de Esmeralda e Baltazar.
Conheci este caso desde o seu inicio, desde que o casal GOmes foi apoderar-se da criança e aquilo que sempre pude observar foi o seguinte.
Para este casal Esmeralda nunca passou duma encomenda, como o próprio sargento disse na televisão. Pior que isso, um encomenda de lixo humano, que foi como sempre Esmeralda foi tratada. Mas, como ela foi adquirida como escrava, nada disto é de admirar. E vindo da gentinha que vem, só me admira mão ser ainda pior o tratamento.
Uma amiga
Queremos pedir a todos os amigos/as de Esmeralda, que, quando relatarem factos passados nos fins de semana e férias, não digam, que é Esmeralda, que conta.
É que, como devem calcular quem paga é a menina nos fins de semana seguintes. Então é castigada e ameaçada da forma mais nogenta e anti humana possivel. Poupemos Esmeralda a mais esses sacrificios. Já lhe basta os que tem, ao ser obrigada a conviver com gentalha de tal calibre. Não vamos dar mais pretextos, para que a técnica use da sua crueldade, ameaçanda, gritando e chamando a criança de AMORMAL, INBECIL, CRUEL, INGRATA, ETC.ETC.
C.R.
Os meus sinceros desejos é que Esmeralda seja livre e feliz. Que podos os seus verdadeiros amigos a ajudem e defendam, do casal gomes e de aidia. Aquilo que lemos e ouvinos é simplesmente horroroso. Nenhuma criança merece tal tratamento. Tenho pena daquele pai, que sabe tudo isto, que é feito á filha, e tem de calar, porque as autoridades assim o entendem! Deve ser horrivel!!! Nenhum pai gosta que os seus filhos sejam maltrtados, ameaçados e violentados por estranhos, que entraram na vida desta criança duma firma ilegal e criminosa.
PObre criança. Restar-lhe-à a ideia firme e segura, que não está só e que os gomes e aidida ainda vão pagar por tudo o que de horrivel lhe têm feito.
Beatriz F.G.
Depois de tudo o que se sabe. Da forma sub humana, como Esmeralda é tratada pelos Gomes com o consentimento, por interessses financeiros ou outros obscuros, que não revelam quaisquer sentimentos de amor por parte da brasileira pela filha, como é que as autoridades ainda não investigaram este caso e tomaram as devidas ilações? Neste país de compadrios, alguém importante os deve impedir. Já vai sendo tempo de se acabar, com as infuências de tios e padrinhos. Esta criança é sómente um objecto decorativo, um cãozinho de companhia para as passeatas, que dão nos fins de semana, falando claramente UMA ESCRAVA. Como tal foi adquirida, como tal continua a ser tratada pelos donos e senhores gomes.
Pelo que leio e ouço dizer, ninguém merece este tratamento, muito memos uma inocente criança.
Arrancar uma criança, das brincadeiras com uma irmâzita bébe, que vê de 15 em 15 dias? Será isto humano? Haverá dinheiro, que pague a uma mãe, o castigo que está a aplicar à sua filha?Não terá esta mãe remorsos? A verdade é que também não os tem pelos filhos, que abandonou lá pelo Brasil. Sabemos, daquilo que os gomes são capazes de fazer, basta ler os acordãos dos diversos processos, que impestaram os tribunais, Mas, uma mãe, nas veias de quem corre o sangue do seu sangue? Bem, a verdade é que os testes psiquiátricos feitos no IML, bem apontaram para os sentimentos ou melhor a falta deles, desta mulherzita. Não terá sido por acaso, que reputados especialistas na àrea, afirmaram, NUNCA ENTREGAREM UMA CRIANÇA À GUARDA DE TAL MULHER, INCAPAZ DE NUTRIR QUAISQUER SENTIMENTOS POR QUEM QUER QUE SEJA. Decerto, não terão ficado pelos pinhais de Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Tomar e outras estradas. Ficaram logo no Brasil omde a fábrica de seres humanos iniciou a produção, sempre com o mesmo destino para o produto acabado, o abandono, dádiva, ou venda???
Que todos os verdadeiros amigos de Esmeralda não se esqueçam dela, falem dela, inmformem-se do seu estado. Evitemos, que num desses fins de semana de sacrificio para esta criança, algo de muito grave e absolutamente transcendental lhe aconteça. As ameaças do casal gomes, nunca desditas, continuam de pé."NÃO SERÁ MINHA NUNCA SERÁS DE MAIS NINGUÉM".
É tempo de darem voz a Esmeralda e que ela possa livremente escolher, mas desta vez, para que a sua escolha seja respeitada e não como da última vez, que foi seguido o desejo da pedopsiquiátra e não o seu.
F.P.C.
Lá pelo sito de apoio aos Gomes anda tudo maluco. Por um lado vêm dizer, pretenderem o melhor entendimento possovel com Baltazar, no interesse de Esmeralda. Imediatamente a seguir, publicam um comentário do sartgeto maria, em que provocatóriamente vêm exigir, que Baltazar mude o nome da filha. Não verão que com estas provocações desnecessárias e estúpidas, estão a ferir os sentimentos de Esmeralda, que escolheu este nome para si, no dia em que chegou à escola e disse que queria ser tratada por Esmeralda, que era o seu nome e pediu à professora que lho ensinasse a fazer. Serem Baltazar pois é o nime de sua mãe, que para ele é sagrado. E finalmente insultam uma mulher pobrezinha, mas que sózinha com o seu trabalho, criou 8 filhos, sem nunca os ter dado, emprestado, vendido ou abandonado. Tudo com o seu trabalho honesto e não vendendo o corpo, como alguém bem conhecido.
Estejam certos, que Esmeralda será Esmeralda até morrer, e que seja muito tarde. Nunca terá esse falacioso nome, que os seus donos e senhores lhe impuseram, para mais fácilmente a despistarem do Pai e das autoridades.
C.P.
Hà algu´r que psiquicamente não deve regular bem. Pelo que se sabe dos testes do IML de Coimbra, pode muito bem ser o sargento.
Então não é que querem à força,, debaixo de ameaças e insinuações, obrigarem Baltazar a mudar o nome à filha. O única coisa, que ela tem, de seus pertences, que não conseguiram roubar-lhe, além da liberdade de brevemente escolher a forma de visitas e estas deixarem de ser obrigatórias, para passarem a ser de sua vontade e quando ela quiser, porque a lei lhe concede esse direito, querem roubar-lho. Daqui a uns anos, esperemos que muitos, a lembrança duma avó que a ama e deseja, seria trocado por um nome ficticio que lhe foi imposto, para fugir à justiça?
E é assim que provam o que dizem, quando afirmam querer manter as malhores relações com Baltazar, para bem de Esmeralda. O que eles desejam é Esmeralda num caixote do lixo e que deixe de ser um impecilho (vivo?) para as suas vidas.
Melissa
Com que direito legal, se arrogam os Gomes, para quererem agora mudar o nome a Esmeralda? Eles que em 13 decisões judiciais, perderam sempre em toda a linha! De igual modo incluimos Aidida, que quando quis para si o poder paternal, devido ao seu passado com outros filhos no Brasil, por si abandonados, o modo como conduziu a entrega de Esmeeralda, ilegalmente a um casal desconhecido e sem, saber ao certo qual seria o futuro de sua filha, não lhe podia ser concedida tal pretensão. Se adicionarmos a tudo isto, os resultados psiquicos, dos exames que fez no IML de Coimbra, em que os especislistas, apesar de todas as cunhas e influências, tiveram de dar como veredicto, tratar-se duma pessoa incapaz de criar laços de amor ou mesmo amizade, fosse com quem fosse. De tal forma, que indicavam nunca lhe dever ser entregue alguém para cuidar, pois não tem condições psiquicas para tal. Como pode vir hoje esta gente arrogar-se no direito de darem um nome a Esmeralda, que não é o dela e de quase exigirem que Baltazar lhe mude o nome. Que tal se fosse "ana filipa lagarto matos gomes"? Será que ficariam satisfeitos os doentes e frustrados gomes?
Não acham que já chega de provocações a Baltazar? Não é tempo de dobrarem as bandeiras pretas e pedirem desculpa das ameaças feitas? Oe será, que a técnica amiga, não deu autorização? Não acreditamos, pois quem manda não é ela, mas sim o seu grande amigo Gomes. Ela limita-se a fazer o que ele ordena. Nada mais. Por acaso esta técnica já alguma vez assistiu a Esmeralda a interagir com o Pai,Ilda, Ruben e restante familia? Nunca, mas escreve relatórios!
Esmeralda saberá em, brteve responder a toda esta gentalha e libertar-se duma vez por todas de tais espécimes.
Manuel J.
Manifesto o meu apoio à libertação de Esmeralda. Não calemos as nossas vozes, pois só assim Esmeralda poderá, um dia ser completamente livre. Como muitos comentadores dizem, evitemos que as ameaças proferidas sejam concretizadas. Esta criança não está minimamente em segurança, quando a sós com o casal Gomes e mesmo com a brasileira. Com eles corre perigo, pois trata-se de pessoas desiquilibradas, doentes, resaibiadas, vingativas e cheias de ódio. O sseu sentimento de posse e a paranoia do poder, é superior à tudo e não terá sido por acaso, que durante anos e anos desobedeceram fugiram e enganaram os tribunais portugueses. Não foi por acaso, que mantiveram a sua escrava Esmeralda, pois como tal foi adquirida, ou melhor, nem como tal, pois a aquisição dos escravos era legal, o que não aconteceu com este pequenino ser, prisioneira durate quase 6 anos.
Um vizinho do Sarg. Gomes
Oh maria, com que então, o sargento e a brasileira vão mudar o nome a Esmeralda! Parece que o Baltazar não quer... Então à que acusá-lo de abuso de poder, de posse ou lá o que tu entendas.
Mas onde está esse abuso de poder ou de posse? Não respeitou sempre todas mas todas as decisões judiciais? Não estão os gomes a ter um fim de semama e dias de férias com Esmeralda, porque Baltazar cumpre as decisões superiores? Por acaso alguma vez se recusou entregar Esmeralda para esses fins de semana, mesmo contra a vontade dela? Podia fazê-lo ! Não o fez o sargento durante anos? Por acaso alguma vez atirou para o lixo, algo que lhe fosse dado pela outra parte?
Por outro lado, esse abuso de poder via-se, quando o sargento não permitia que Esmeralda passasse os fins de semana estipulados pelo tribunal com o Pai. Até em 2009, alegou ir fazer a árvore de Natal em Outubro, para que Esmeralda não pernoitasse em casa de Baltazar. Já se esqueceram da célebre frase dita por Esmeralda a correr e sem olhar o Pai na cara "HOJE NÃO HÁ VISITA"?E segundo Esmeralda contava, quem lhe incimbia tal recado? O Gomes e Adelina, Nós ainda não esquecemos! E não serão uma senhoras damas senis e hipócritas, ou um qualquer auto intitulado dono dos filhos dos pobres, que nos farão calar ou esquecer. Já se esqueceram, que Esmeralda viveu escondida da justiça e do mundo durante 5 anos e meio? Já esqueceram a célebre ameaça feita a Baltazar à saída do tribunal de T. Novas "NÂO SErá MINHA, NÃO SERÁ DE MAIS NINGUÉM".Já esqueceram o que foi ensinado a Esmeralda sobre o Pai? Que era porco, que cheirava mal, que era pedófilo e fazia mal às criancinhas, que a queria raptar,e que era o homem do saco e o lobo mau! Nós ainda não esquecemos, nem podemos esquecer pois semanalmente Esmeralda chega a casa com recados de ameaças para Baltazar e familia do sargento e barsileira.Como podemos esquecer se eles sempre nos lembram? Não precisa de dizer que tem pistolas quantas quiser, nós sabemos. Infelizmente nas nossas forças armadas qualquer doente renal é sargento ajudante e tem direito a pistola, como se o país estivesse em guerra, e ele o fosse defender, enquanto faz hemodiálise. Baltazar não tem pistola, mas tem coisas muito mais importantes, tem o amor de Esmeralda, tem a seu carinho, tem o registo criminal limpo, tem carácter, felizmente não é um frustrado pois tem uma filha sua, tem a razão e a lei pelo seu lado e é um cidadão exemplar, trabalhador, honesto, a quem o estado não dá o ordenado no fim do mês, como acontece com o ajudante, sem nada fazer e muitas vezes nem no local, que deveria ser de trabalho, aparecer.
Esmeralda é e será sempre Esmeralda, QUER OS GOMES E AIDIDA GOSTEM OU NÃO.
Simplesmente uma amiga de Esmeralda
Para os apoiantes dos gomes e da brasileira, os fins de semana de sofrimento para Esmeralda e capricho para tal gentalha reles e vingativa, são uma vitória sobre ela e Baltazar. Tudo são Rosas. Esquecem-se de dizer que com espinhos. Tudo são passarinhos a cantar muito felizes. Esquecem-se de dizer, que os passarinhos são livres, enquanmto Esmeralda é uma ESCARVA.
Querem continuar a enganar e a alimentar o fanatismo, com falinhas mansas, dos pouquissimos incautos,que ainda acreditam em quem viveu e se aliomentou nosúltimos 10 anos da MENTIRA, DO ÓDIO, DO SESEJO DE VINGANÇA, DAS AMEAÇAS PROFERIDOS CONTRA INOCENTES E DIGNOS CIDADÃOS E DO SOFRIMENTO DUMA POBRE CRIANÇA QUE TRANSACCIONARAM NUM PARQUE DE ESTACIONAMENTO.
Esquecem-se que Esmeralda com quase 10 anos já sabe relatar o que vê, ouve, o que lhe dizem para transmitir, por onde anda, o que a obrigam a fazer. PORQUE SE RETIRA ESMERALDA ÁS BRINMCADEIRAS COM A IRMÃZITA, PARA TER QUE IR PARA TORRES NOVAS E OUTROS LOCAIS, ATURAR DOENTES, PARANOICOS, VELHOS RABUGENTOS.Esmeralda não quer, mas obrigam-na. Esmeralda é maltratada pelos Gomes e pela Aidida. As autoridades já deviam ter tomado nota de todas as denuncias feitas e já deviam ter investigado e tomado medidas. O facto de Esmeralda ser pobre e considerada uma escrava para este casal, bem como o facto de ter ainda alguns apoios dos amigos do titi, não pode fazer com que as nossas autoridades fechem os olhos. Todos os cidadãos têm o direito a ser respeitados, principalmente as crianças.Quando tal não acontece o estado deve intervir, porque não acontece neste caso?
Se os Gomes são tão santos e bomzinhos, PORQUE FORAM CONDENADOS PELA JUSTIÇA PORTUGUESA? POR SUBTRAIRAM ESMERALDA A SEU PAIS E AO ARREPIO DAS DECISÕES JUDICIAIS. E É ISTO UM REPRESENTANTE DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS:CRIMINOSO, CONDENADO, DOENTE, PARANOICO, BUFO. ESTE É O RETRATO DO AJUDANTE GOMES.
Sá espero que Esmeralda na próxima visita não vá ser penalizada, como já aconteceu, porque eu disse que ele conta, o que se passa nesses satânicos fins de semana. Fins de semana, onde até Esmeralda é obrigada a conviver com travestis.
Deixe-se espernear o sargento lá no seu espaço, travestindo-se de marias. Esmeralda será livre brevemente.
Uma Torrejana
Esmeralda não tenta estreitar laços paremtais com seu Pai. Esmeralda já os tem e sempre teve, logo que o conheceu e soube quem ele era. Logo que soube, que tudo o que o casal sargento lhes diziam dele eram simplesmente falsidades. Os relatórios psicológicos, constantes no processo, são afirmativbos no seguinte: Esmeralda vê Baltazar como seu Pai, aidida como amiga, adelina como mãe, mas a perderem.se esses laços, gomes, como e sr, gomes de quem se recusava a falar, pois essa figura representava a repressão e o medo e Ilda começava a ser vista como amiga especial e no futuro, já hoje temos a certeza, mãe. Logo que soube o quanto ele a amava e ama, mais que tudo na vida. Logo que soube, que era sua filha, a quis levar consigo, lhe quis dar o amor que só um Pai sabe dar e nunca estranhos poderão compreender nem dar. Sabe hoje,porque assim é esclarecida sobre a sua vida, que não fora seu Pai interessar-se por si, e ninguém poderá afirmar hoje com verdade a não ser os gomes, qual o seu destino. Onde estaria hoje? Entregue a quem? Sabe hoje, que lhe nudaram o nome para mais fácilmente poderem fugir à lei, escondê-la do mundo e de sua familia. Sabe hoje, que sua mãe a entregou a este casal, que não conhecia, de quem não tinha referências. Mas tal foi a pressa, que tudo foi feito fora da lei e contra a lei. Esqueceram-se, que para todos os efeitos iam necessitar de Baltazar seu Pai. Esqueceram-se, que Baltazar homem de bem jamais abandonaria a filha com estranhos, depois dessa confirmação. Filha do seu sangue, não uma encomenda recebida, das mãos duma intermediária, como se dum animal ou objecto se tratasse. Esmeralda sabe hoje, que todos os presentes que seu Pai lhe deu, foram pelos gomes deitados para o lixo. Esmeralda sabe hoje, que seu Pai não tem nenhuma foto sua em bébe.Esmeralda sabe hoje, que os gomes lhe ficaram com tudo o que tinha. Nem uma mochila com uma muda de roupa lhe deram. Esmeralda sabe, que foi prisioneira dos gomes durantes 6 longos anos.
Esmeralda sabe e não irá esquecer, disso temos a certeza, que ela nos dá todos os dias.
B.I.
Ao contrário do que nos querem fazer querer os Gomes e Aidida, Esmeralda sofre muito com os fins de semana e dias de férias, que tem de passar com eles. Não seria um grande sofrimento com Aidida, porque ela gosta imenso da sua irmãzita, não fosse o caso de os Gomes a irem buscar para Torres Novas e outros sitios, logo que chega, não chegando muitas vezes a ter tempo de brincar sequer com a irmã. Nota-se esse sofrimento, um misto de revolta e medo, pois ao aproximar-se a Sexta-Feira, ela fica nervosa e de mau humor. Muitas vezes ao sair de casa, chora e diz estar farta, daquelas visitas.
Porque não deixam Esmeralda descansada, nos fins de semana da mãe. Não têm eles, embora abusivamente, direito a um sábado e domigo por mês? Não lhe chega esse tempo, para usarem o brinquedo?
Uma vizinha amiga
De vez em quando dou uma volta por vários blogs. Este fim de semana vim cair neste. Comecei e ler e fiquei bastante interessado. Pensei que o caso Esmeralda, estivesse encerrado.Parece que não!
Uma coisa me admira, mas estamos neste país onde tudo é possivel, até um casal ter uma criança presa durante 6 anos sem que as autoridades policiais a descobrissem ou melhor e segundo o próprio relata no seu livro, até foi aconselhado pelos elementos da judiciária, que se deslocaram a sua casa, a não deixá-los ver a garota e a tirá-la daquela casa o mais depressa possivel, com tanta gente a denunciar o desrespeito actual pelas decisões judiciais, ainda as autoridades não tivessem tomado medidas, no sentido de acabar com esta farsa. Porque se mantem neste caso, de quem Esmeralda não gosta e que não gosta de Esmeralda? Como pôde e pode continuar a assinar relatórios, uma Dra. que sempre apoiou uma das partes contra a outra. Sempre foi amiga dos Gomes, antes e depois de ser oficialmente inserida no processo. Se tivesse o minimo de ética tinha recusado! Como pode analisar uma paciente, algu´+em que no primeiro contacto e porque Esmeralda lhe terá recusado um beijo, faz o diagnóstico, tu não és uma criança normal.
São apenas algumas coisas que analisei, nas outras mais graves são aqui relatadas e que deveriam ter a atençaõ das autoridades. Quer-me parecer que Baltazar o Pai de Esmeralda, estará receoso com o inicio de mais uma guerra judicial, pedindo que Esmeralda fosse ouvida pelo tribunal e quer levar as coisas calmamente, como parece ser seu timbre.
Esta de querer mudar o nome da criança, é demais! Não acham, pelo que se lê nestes comentários, que já bricartam de mais com Baltazar? Será que um dia ele não vai perder a paciência e dizer basta! E depois como vão o casal Gomes e Aidida descalçar a bota?Quanto mtempo vai a justiça resolver esse caso? Se fosse comigo e pelo que li, já o tinha feito. Depois era esperar... Por acaso pagam-lhe algum subsidio de alimentação? Isto não pode ser só direitos. Há sempre deveres para com uma criança, com quem temos o prtivilégio de passar fins de semana e férias, seja nossa filha ou não.
Pedro Teles/Olivais Sul/Lisboa
Ancorado nas decisões judiciais, que sabe-se não foram do agrado de toda a gente. Uns terão saído mais beneficiados outros mais prejudicados. No que à Esmeralda diz respeito, e daquilo que me é dado conhecer, foi prejudicada, pois a sua vontade expressa ao juiz e procurador de querer viver com o Pai e visitar Aidida e o casal Gomes, quando ela desejasse e pedisse a seu Pai, não foi satisfeita. Assim sendo fácil é concluir que os beneficiados foram os Gomes e Aidida. Os Gomes, porque têm direito a um fim de semana com a miúda, quando em parte nenhuma do mundo isso aconteceria. Com o que eles fizeram de gato sapato com as autoridades, desrespeito total por todas as decisões judiciais e o acto executado na pessoa de Esmeralda, eles estariam num país onde a justiça funcionasse normalmente, na cadeia. Aidida, porque além de não pagar qualquer pensão de alimentos, pelo que dizem os relatórios psicológicos do IML de Coimbra, jamais teria qualquer contacto com a menor, mesmo sendo sua filha. Mas isto era num país normal e não nesta república das bananas.
Que necessidade há agora em virem para o blog, explicar os fins de semana ou um fim de semana, em que tudo terá corrido muito bem, etc e tal. Sabemos pela experiência da vida e dos nuitos anos nestas andanças, que quando há necessidade de explicar algo, é porque as coisas estão a correr mal. Quando um Presidente dum clube de futebol ven garantir e dar confiança ao treinador, é sinal que as coisas estão mal e este está de saóda. Não será isso reflexo dos acontecimentos passados nas férias de Natal? É que Esmeralda está a crescer e já sabe muito bem o que quer. Ninguém lhe irá impôr, que abandone seu Pai, porque ela não quer. Nenhum pedopsiquiátra do mundo, consegue trabalhar uma criança nesse sentido, ainda mais quando não há reciprocidade de entendimento possivel. Desiludam-se as aves agoirentas, que tantos cenários negros pintaram para Esmeralda. Podem continuar com as bandeiras negras desfraldadas e o ódio à flor da pele. Desiluda-se Ana Vasconcelos, que Esmeralda alguma vez acredite numa palavra sua.
Nestes casos diz-nos o bom senso, que nada há de melhor, do que dar a palavra à interessada. Que se faça a sua vontade. Se ela quer brincar com a irmã durante o fim de semana, porque raio há-de ir para Torres Novas com os Gomes? Convençam-se que o tempo da ESCRAVA ESMERALDA JÁ TERMINOU. Decerto ainda têm Aidida amarrada, sabe-se lá por que valor, mas a vontade de Esmeralda não tem preço. Agora há uma nova criatura, que se está moldando duma forma agradável e sensata. Não há birras, não há agressividade, há muito sono, há cada vez menos medo, não há RISPERDAL, e a vida vai correndo agradávelmente durante a semana.
Um velho
Completamente de acordo com o comentário publicado e assinado por "um velho".
Realmente estes textos de auto promoção, de enfatização dos acontecimentos, da necessidade de reclamar que tudo vai no melhor dos mundos, normalmente aparecem, quando as coisas estão muito mal. É assim em tudo. Até na vida dum casal. Quando sentem necessidade de fazerem uma viagem a sós tipo mova lua de mel, uma festa de anos em que se convidam muitos amigos, e outros eventos do género e para fazer género, é sinal que o casamento está no fim. Quando dois sócios começam a dizer aos amigos e clientes, que na emprtesa tudo vai bem, que entre eles tudo está bem, é sinal que a sociedade está desfeita ou a empresa já está falida.
Tem toda a razão, aqui há gato. O senhor deve saber, eu realmente não sei, porque sou de longe e só de tempos em tempos me chegam noticias.
João Gomes
Estou em consonância com os comentadores anteriores. Quando é necessário vir falar e dizer que as coisas vão bem"É PORQUE ALGO VAI MUITO MAL NO REINO DE SUA MAGESTADE", OU SEJA COM ESMERALDA.
É normal! A criança quer brincar com a irmã e dois dois intrusos, retiram-na das brincadeiras e levam-na para T.Novas e outros sitio que ela não gosta nem deseja. ELa quer é brincar, divertir-se. O resto que lhe fazem, quando lhe retiram esse gozo de criança, é violentá-la duma forma cruel e demoniaca.
Isso não é amor nem sequer amizade, é ódio, sentido de posse, vingança.
António/Torres Novas
Estou completamente de acordo com os comentários de João Gomes e Um Velho. Eles estão a tentar esconder o que vai mal.Acredito que Esmeralda os comece a rejeitar. Ela já viu que dali só lhe pode vir mal.
F.P.C.
Pelas diversas reacções do blog de apoio ao Gomes e Aidida, é evidente, que já se notava há muito mas com maior evidência após o Natal, que as coisas entre o casal, a brasileira e Esmeralda não iam bem. Estes textos, são de quem está comprometido, em completo desnorte e já não sabe como lidar com a situação. Se tudo estivesse bem, que necessidade havia deste texto? Não eram os mentores deste blog, que ainda há bem pouico tempo escreviam, que não dariam noticias sobre os fins de semana de Esmerada, para não provacarem pequenos mal entendidos e para salvaguardar a estabilidade, reserva e privacidade sobre a vida de Esmeralda? POrque repenrinamente após o Natal mudaram? A terra (leia-se Esmeralda) foge-lhe dos pés? A quem sempre quiseram enganar, dizendo que a criança gostava deles? Que não os tinha esquecido, bla bla bla. A VEDADE É QUE ESMERALDA ESQUECEU E AINDA MAIS TEM MEDO DELES. MEDO, SEBEM O QUE É TER MEDO? É O QUE ESMERALDA SENTE. SENTE-SE INSEGURA A SÓS COM ESTA GENTE, QUE NADA LHE DIZ, QUE NÃO LHE PERTENCE E QUE SEMPRE A AMEDRONTARAM,E ENFRASCARAM EM CALMANTES, PARA A TEREM CONSIGO MINIMAMENTE CALMA.
Quem vê a tristeza com que parte nos fins de semana e a alegria, com que regressa ao conforto do seu lar e ao amor da sua familia, não pode ter dúvidas, de quem ama e que esta criança naqueles dias está em sofrimento.
Uma vizinha
Na realidade, quem age na antecipação, quem se procura proteger, quem afirma uma determinada coisa, é por que não está seguro, está receoso e porventura mentiu e mente. As visitas de Esmeralda não correm bem, isso parece ser ponto assente. A criança deve estar farta de aturar as imposições, manias e taras dos Gomes. Nenhuma criança gosta de andar aconpanhada de velho e a realidade é que os Gomes e Aidida já são velhos, para a figura de pais. Não fora o medo, que nutre por eles e pela técnica, e Esmeralda já tinha acabado com esta palhaçada toda.
Realmente analisei os textos depois das férias de Natal e como fazem notar outros comentadores, mudaram no seu estilo completamente. Querem mudar o nome da miúda, acusas-se Baltazar, vêm defender-se e relatar factos improváveis. Será que Esmeralda já lhes disse o que quer para o seu futuro e que eles não passam por ele?
Carlos Rosa/Faro/Algarve(Portugal
E quando o grande amigo do gomes e do vale azevedo, a quem levava lagostas ao presidio, jurou pela sua "honra", ter assistido em 2002a Esmeralda a abrir uma conta no computador em casa duma tal maria de lourdes, em que colocou como palavra passe "ana filipa"?
Estes amigos dos gomes e de aidida saíram cá uns aldrabões. Deve ter sido alguma alucinação, depois duma festança e duma grande bebedeira de champagne françês em casa do amiguinho gomes. Como fornecedor do marisco para as festanças, deve ter lugar priviligiado. É o último dos lorpas,que leva algum marisco para as festas, os outros comem e bebem de borla. Esses continuam a ser espertos. Ainda vão lucrando algo com as suas mentirtas. O murraças a troco duns copos de vinho, troca a sua honra e dignidade.
Um Torrejano
Como se pode considerar credivel um blog, cujas pessoas dão como válidas e verdadeiras, com honras de destaque e de boas vindas, as juras pela "honra" de alguém de nome Murraças, que afirma ter visto em casa da Maria de Lourdes, no ano de 2002 por alturas da Páscoa, teria a criança 2 meses,abrir uma conta no computador da dita sra. e ter colocado como palavra passe "ana filipa"? Com exemplos destes, que credibilidade pode ter esta gente, que apoia a Sr. Gomes se é que não é o próprio. É que quando se entra num blog, o contador de entradas relista as mesmas, a não ser que seja um administrador do mesmo, que entra com a respectiva palavra passe. Tenho reparado, sempre que aparece um comentário das marias, psicóloga, C.F., carlota, o contador não tuge nem muge, fica quietinho. Significa isso, que os comentários são enviados por alguém, que é do próprio blog.
Por tudo isto esse blog de afronta, insulto, difamação, ódio, vingança, provocação, para com Baltazar, Esmeralda e familia, não passa dum embuste do sargento. É que esse doente já não tem apoios. Já vendeu o que tinha a vender. O seu tempo de glória e fama passou. Resta-lhe passar o tempo, numa qualquer ilha de Sta. Helena, à espera do regresso impossivel do poder perdido.
Um Torrejano seu vizinho
Por acaso acham que já nos esquecemos, de quando o criminoso e doente sargento gomes, que rodeado de "amizades" importantes afirmava "não vou obrigar a menina a ir passar o fim de semana com o Baltazar, porque ela não quer". O que diria este infeliz frustrado,a quem a mulher nunca conseguiu dar um filho do seu sangue, um doente renal em fase termial, com TRÊS sessão de hemodiálise semanais, se Baltazar agora tomasse a mesma atitude e obrigasse Esmeralda a essas visitas que ele sabe serem um sacificio para ela, mas é o que está determinado.Naquele tempo Esmeralda tinha 5 anos, hoje tem 10 anos. É hora de se dar a palavra à vitima dos abusos dos gomes e da brasileira. É tempo de se respeitar o que ela decidiu, viver com o Pai e visitar os doentes Gomes e a brasileira, apenas quando ela quisesse. JÁ AGORA QUE NOS RESPONDAM. QUANTO PAGAM AIDIDA E OS GOMES DE PENSÃO DE ALIMENTOS? NÃO É SÓ TER DIREITOS, TAMBÉM HÁ DEVERES E MESMO QUANDO A PARTE INTERESSADA NESTE CASO BALTAZAR O NÃO EXIGE, ESMERALDA AGRADECERIA QUE LHE DESSEM ALGUNS EUROS PARA AS SUAS DESPESAS PESSOAIS, OU PARA COLOCAR NUMA CONTA BANCÁRIA, QUE UM DIA MAIS TARDE MUITO JEITO LHE FARIA? A diferença de comportamento é emorme. Mas basta-nos sabermos, que dum lado está um gomes paranoico, com a mania da superioridade, teimoso, preguiçoso e crápula.UMA AIDIDA PARA QUEM eSMERALDA FOI UM MEIO DE LEGALIZAÇÃO, PARA QUEM ABANDONAR UM FILHO É RECORRENTE. PARA QUEM ESMERALDA ERA UM ESTORVO PARA A SUA ACÇÃO DE PROSTITUTA PROFISSIONAL. Do outro um cidadão humilde, trabalhador, respeitador da lei, e das decisões dos tribunais e das autoridades. Dum lado os gomes para quem se poderia cortar Esmeralda ao meio. Do outro o amor por sua filha, o saber esperar seis longos anos para a receber inteira, o saber que só com ele Esmeralda pode contar. Se o gomes e a nulher norressem hoje o que recebia Esmeralda? NADA. Para não dizer um B.M. Porquê? Porque nunca tiveram a hombridade, já que dizem ter-lhe tanto amor de fazerem um testamento, que fizesse dela sua herdeira. No entanto e não perguntem como sei, já têm um resramento feito para algumas pessoas de fanilia, mas onde Esmeralda não é contemplada.Aliás penso que, como deve ser feito, Esmeralda já disso foi informada, por quem de direito. Não, não foi pelo Pai nem sua familia, mas por alguém em quem ela rem muita confiança. Dizer, que se ama alguém não pode ser só conversa, é necessário actos. Se eles ainda não lhe devolveram os seus parcos pertences incluindo os livros escolares, que o tribunal os obrigou a devolver,entregando-os à psicóloga que a seguia, mas mais uma vez desrespeitaram as ordens do mesmo e Baltazar teve de comprar livros e cadernos novos.
ESMERALDA NÃO QUER NEM DESEJA ESTES CONTACTOS COM OS GOMES. QUER IR A TOMAR, POIS GOSTA DE BRINCAR COM A IRMÃ. MAS O QUE ACONTECE É QUE OS GOMES MAL ELA CHEGA, POR CIÚMES, SENTIMENTO DE POSSE OU POR A CONSIDERAREM COISA SUA (ESCRAVA), POIS ASSIM A OBTIVERAM, OBRIGAM-NA A IR COM ELES E DEIXAR AS BRINCADEIRAS COM A IRMÃ. AIDIDA, POSSIVELMENTE PAGA PARA TAL, E COMO NÃO TEM SENTIMENTOS DE AMOR POR QUEM QUER QUE SEJA INCENTIVA-OS A FAZEREM TAL.
Mais uma vez esclarecer um equivoco. Os gomes não receberam Esmeralda das mãos da brasileira,(como disse adelina em tribunal e onde foi desmentida) a quem conheceram apenas 3 ou 4 meses depois de receberem a encomenda, como diz o gomes, das mãos duma intermediária. Nem os gomes conheciam aidida nem aidida conhecia os gomes, nem sabia de que terra eram.
J.L. / Entroncamento
Apenas dizer aos paranoicos, loucos e fanáticos do blog dos subtractores de Esmeralda, que esta não vai ganhar animo nos fins de semana para passar a semena com a SUA FAMILIA. Ela está com quem escolheu8 e tem de visitar quem nunca escolheu nem quis. Estivessse hoje a ser feita a sua vontade e não a de ana vasconcelos e seus amigos subtractores, e estes fins de semana não aconteciam sequer. O que ela tem é de durante a semana estar alegre e recarregar baterias, para mais fácilmente suportar as lágrimas, e horrores, que tem de verter e suportar nesses satânicos fins de semana.
Só deixar uma pergunta para o sem rins gomes e para a estéril mulherzita. PORQUE JÁ LEVARAM POR 3OU 4 VEZES ESNERALDA A UMA BRUXA, LÁ PARA OS LADOS DO ENTRONCAMENTO?
Será, que depois daquele estampanço da ana vasconcelos, aquando da audição de Esmeralda pelo juiz e procurador, perderam a confiança na amiga e agora tentam que a bruxa resolva o que a técnica não consegue? Dewixaram de acreditar na ciência, que quando vos foi submissa tanto usaram? Mas, para estes dois incapazes e inúteis criaturas, tudo se resume à teoria do preservativo, usar e deitar fora. Servem- se das pessoas e quando estão epertados, esquecem os favores que lhe fizeram e deitam fora. Aliás o que vai acontecer a ana vasconcelos.Quando os relatórios dela deixarem de dar esuros, lixo. São assim as caracteristicas dos doentes paranoicos.
Um contribuinte a quem subtraiem parte do venciimento, para o dar ao preguiçoso e absentista sargento gomes e para pagarem os subsidios aos de Tomar.
Não fosse o caso deste casal gomes, ter subtraído Esmeralda ao pai e sua familia durante tantos anos. Tivesse, e continua, achincalhado e gozado de forma indecente e desumana Baltazar. Não fosse o caso do sargento gomes, que pelo facto de ter acesso fácil a armas, ameaçou e ameaça Baltazar. Não fosse o caso deste imbecil casal, considerar Esmeralda como um simples pacote. Não fosse o caso deste casal continuar a achar que Esmeralda é sua escrava, da qual se consideram donos. Não fosse o caso deste casal, tudo ter subtraído a Esmeralda, roupa, brinquedos, livros, cadernos, obrigando Baltazar a comprar tudo novo. Não fosse o caso deste casl ter atirado para o lixo todas as prendas, que Baltazar deu a SUA FILHA. Não fosse o caso deste casal até hoje não ter tido a gentileza de oferecer uma fotografia de Esmeralda em bébe a seu pai. Não fosse o caso, deste casal ter mudado o nome da criança e continuar a teimar nessa aberração. Não fosse o caso deste casal, servindo-se da influência dos amigos do seu tio, ter desrespeitado todas as leis deste país, no que ao caso diziam respeito. Não fosse o caso deste casal rico, que oferece faustosos alomoços e jantares, onde se chega a comer abundantemente caviar e marisco e a beber em doses industriais champagne francês, continuar a sentir-se bem, com o facto de serem os pobres, a pagarem as suas carissimas sessões de hemodiálise.Não fosse tudo isto de mau e o muito mais de péssimo que ficou por dizer, eu até teria uma certa pena destes infelizes.
Não deve ser fácil viver com a FRUSTRAÇÃO DE NUNCA PODEREM GERAR UM FILHO. SER ESTÉRIL DEVE SER ALGO QUE CAUSA MUITO SOFRIMENTO. ACRESCENTANDO A TUDO ISTO O FACTO DO SARGENTO GOMES SER INCAPACITADO FISICAMENTE, COM A GRAVISSIMA E TERMINAL DOENÇA RENAL.
Um vizinho de Torres
É de extrema importância não esquecermos Esmeralda. Nunca nos olvidemos das ameaças proferidas pelo sargento gomes. Devemos entendê-las, como sendo tanto para Baltazar como para Esmeralda. Quando o satgento diz "ela não será minha e não será tua", entenda-se nos dois sentidos. Os prognósticos feitos por amigos deste doente condenado, Esmeralda ainda não concretizou nenhum. Podemos pôr de parte um qualquer "acidente"? A VERDADE É QUE ESMERALDA TEM MEDO, MUITO MEDO MESMO DESTE CASAL DE PARANOICOS. ELA SABE O QUE LHE FAZIAM QAUNDO VIVIA ENCARCERADA EM CASA DELES.CONHECE A QUARTO ESCURO. O PESO DO CINTO MILITAR. O SABOR DA SOPA VOMITADA. CONHECE A RAÇÃO DE COMBATE. A OBRIGATORIEDADE DE ELA PRÓPRIA TER DE DEITAR PARA O LIXO AS PRENDAS DE SEU PAI. A FRASE OBRIGADA A DIZER, SEM OLHAR SEQUER O PAI, "HOJE NÃO HÁ VISITA" E AS CONSEQUÊNCIAS SE TAL NÃO FOSSE DITO. AS AMEAÇAS CONSTANTYES DE INTERNAMENTO NUMA INSTITUIÇÃO, ONDE HAVIA MUITOS MENINOS MAUS. AS INSÓNIAS, SÓ DEBELADAS COM RISPERDAL. O ISOLAMENTO TOTAL, ESTANDO PROÍBIDA DE FALAR COM QUEM QUER QUE FOSSE E SE TAL ACONTECESSE O CASTIGO QUE LHE ERA APLICADO. ESMERALDA AOS 10 ANOS TEM CONSCIÊNCIA DOS PERIGOS QUE CORRE QUANDO A SÓS COM AQUELA GENTINHA. NO QUE RESPEITA AOS DE TOMAR, A SITUAÇÃO É A MESMA. PORQUE PERMITE A "MÃE", QUE LOGO QUE ESMERALDA CHEGA, QUASE NÃO TENHA TEMPO DE DAR UM BEIJO À IRMÃ, RUMANDO DE IMEDIATO PARA TORRES NOVAS, POIS O CASAL DE DOENTES E FRUSTRADOS, JÁ A ESPERA? ELA NÃO QUER, COMO SE QUEIXA NO REGRESSO A SUA CASA, GOSTARIA DE BRINCAR UM POUCO COM A IRMÃ, MAS TAL NÃO LHE É PERMITIDO. TODA A VIZINHANÇA SABE E VÊ, TAIS PROCEDIMENTOS. GOSTARIA DE SABER O QUE ESCREVE A TÉCNICA NOS RELATÓRIOS, QUANDO TAL ACONTECE E ELA TEM CONHECIMENTO DE TAL, POIS NÃO É CEGA NEM SURDA E ESMERALDA JÁ LHE FEZ QUEIXA. EM RESPOSTA MAIS AMEAÇAS. MAS, DE QUE VALE, ELA RECLAMAR, SE O QUE IMPORTA É SATISFAZER TODAS MAS TODAS AS VONTADES DOS CRIMINOSOS GOMES.
É TEMPO DE DAR A PALAVRA À INTERESSADA. É TEMPO DE CUMPRIR A VONTADE DESTA CRIANÇA, CIDADÃ LIVRE DESTE PAÍS E NÃO ESCRAVA E PROPRIEDADE DUM CASAL DE RICOS, QUE POR ISSO ACHAM PODEREM DESRESPEITAR A LEI E ATERRORIZAREM ESMERALDA.
B.I.
Julgo ser da maior importância, que se aceite como seu o nome, que ela própria escolheu, naquele Janeiro de 2008, quando pediu para a chamarem de Esmeralda e que a professora a ensinasse a escrevê-lo.
Porque terá mudado o casal, tão rápidamente o nome à criança?Muita gente se interroga com tal procedimento. Para legalizarem a situação, acharam ter todo o tempo do mundo. Para a esconderem e a passarem à clandestinidade, foi um ápice. Nunca esqueçamos, que este casal não conhecia a mãe nem o pai de Esmeralda. Qual o destino da criança? Como se diz "DE BOAS INTENÇÕES ESTÁ O INFERNO CHEIO". Lembrem-se e reflitam sobre estes simples e inocentes factos.
A.P.
Quero juntar a minha opinião favorável, à de todos aqueles que achem nem tudo ir bem entre Esmeralda, os gomes e aidida.
Tal como muita gente penso, que quando se vem tentar apresentar o melhor dos mundos é porque algo vai muito mal. A realidade é que após o Natal, os textos e os comentários do blog dos gomes, tornaram- se mais duros e criticos em relação a Esmeralda. Não terá sido por acaso, que surgiu a questão do nome, para desviar as atenções daquilo que é realmente importante. Esmeralda deixou de ser submissa e terá perdido algum medo em relação aos gomes e a aidida.
Claro que eu que sou da zona, mas vivo em Lisboa, falo com pessoas minhas amigas e que são vizinhas das partes e nem tudo são rosas. Esmeralda tem uma relação conflituosa com os gomes e aidida. As pessoas vêm e ouvem. As pessoas assistem às cenas deprimentes dos gomes a meterem à força Esmeralda no carro para a levarem com eles para T.Novas. A miuda fala com pessoas amigas e conta o que se passa por lá.
Acho chegada a hora da justiça fazer cumprir os desejos de Esmeralda. Acabar com esses fins de semana de horror.
Rosa
Estive ontem num jantar convio com alguns amigos e conhecidos, onde estavam 3 psicóplogos e 2 psiquiátras, técnicos reputados e conhecidos da nossa praça.
Lembrando-me deste caso Esmeralda e querendo saber a opinião destes técnicos, sem me referir particularmente mas no geral, fiz uma pergunta.DEONTOLÓGICAMENTE E ÉTICAMENTE DEVE UM PSICÓLOGO OU PSIQUIÁTRA, ACEITAR TRABALHAR COM UM "DOENTE" OU CLIENTE, CONHECENDO-O OU SABENDO DO SEU PASSADO? TODOS FORAM UNÂNIMES E DISSERAM - NUNCA!
Já estava esclarecido e sabia que a rsposta não podia ser outra, mas mais uma vez confirmei, como tenho feito muitas vezes. Porque aceitou Ana Vasconcelos o caso Esmeralda? Ela conhecia a criança, a criança conhecia-a,não gostavam uma da outra, considerava-a uma criança anormal, sabia do seu caso e já tinha tomado posição a favor de uma das partes. É isto a ética e a deontologia, desta técnica?
Aceitou, porque tinha de apoiar os seus amigos na dificil tarefa de convencer Esmeralda a conviver com eles. Tão dificil, que só conseguiu que Esmeralda aceitasse tal violentação, obrigada e debaixo das mais variadas ameaças, desde policia a internamentos. E da primeira vez foi levada ao engano. Felizmente Esmeralda conta toda a malvadez que lhe fazem e a forma indigna de ser humano como a tratam.
Um defensor das crianças pobres
A verdade é, que é muito dificil de compreender, qual o papel de ana vasconcelos neste processo. Nós contribuintes, não temoa por obrigação pagar chorudos subsidios,(já pagamos o ordenado do gomes sargeto estufador, bem como os seus tratamentos de hemodiálise) para que esta pedopsiquiátra continue a servir única e excluisivamente os interesses do sargento gomes e de aididaseu amigos e comparsas de comezainas. Numa época de crise, com tantas poupanças, em que os pobres estão a passar cada vez pior, porque continua esta senhora a usufruir duma benesse a todos os titulos imoral e irracional, pois inclusivelmente a sua relação com a "Paciente" Esmeralda, é do pior que pode haver. Ela não gosta da garota e a miúda não gosta minimamente dela. Consideramos da parte do tribunal, uma qualquer condenação penal de Esmeralda que não entendemos. Como não entendemos muitas coisas neste processo. Esta especialista está neste processo por imposição ao tribunal, de certas senhoras e senhores influentes, que com a desgraça dos filhos dos pobres enchem as suas contas bancárias.
Exigimos, que se respeite a privacidade desta criamça, bem como a sua vontade, pois o facto de Baltazar ser pobre e os Gomes riquissimos, não invalida que se faça justiça a esta infeliz, que caiu nas mãos de dois perigosos criminosos e com uma mãe incapaz de amar seja quem for, trocando os filhos por uma vida fácil.
Desejamos sinceramente, que deixem Esmeralda ser feliz, com aqueles que ela ama e que a amam. Não fora Baltazar e sabe-se lá onde estaria hoje Esmeralda.
António R. / Caldas da Rainha
Nenhum ser humano normal consegue entender, a não ser pelo ódio e sentimento de vingança dos gomes e da brasileira, que se mantenha aberto um blog, que serve exclusivamente para provocar, insinuar e difamar Esmeralda e Baltazar.
De igual modo, não se entende qual a razão de quererem mudar o nome de Esmeralda, para um demoniaco nome que lhe foi posto pelo casal, sabe-se lá com que finalidade. Esmeralda escolheu o seu nome. Esmeralda renunciou ao nome por que foi tratada durante alguns anos. Esmeralda tem orgulho no seu nome, pois é o nome da sua querida avó.
Se os gomes querem escolher e pôr um nome a um filho seu, que o façam. Mas, como isso é felizmente impossivel para estes doentes, que se contentem com a sua frustração e com a sua doença.
Abel Carlos / Porto
Que raio se meteu na cabeça dos paranoicos Gomes, para agora passados 10 anos de vida, quererem que Esmeralda mude de nome?
É perigosa esta tipologia de paranoia. A de sentido de posse, no ambito de dono, senhor, como se o outro fosse escravo, propriedade sua. Desde o inicio, que é esta a tipologia da doença apresentada por este casal em especial o Gomes. Nestes casos a possibilidade de retaliação, vingança, ódio descontrolado, é deveras significativa e não raras vezes estes doentes passam a vias de facto. Por tal, é de extrema gravidade deixar, que Esmeralda continue a conviver com esta gente, seja qual for o passado. Adnira-me imenso que sendo Esmeralda acompanhada por uma pedopsiquiátra, que conhece bem o casal, não providêncie em evitar danos e se preocupe sómente em satisfazer as vontades doentias deste casal. Eles não lhe perdoaram e nunca lhe perdoarão, ela ter escolhido para viver o Pai. Um dia, vão vingar-se, disso ninguém tenha dúvidas. É ainda mais perigoso, pois ele gaba-se de ter as armas que quer e quando quer. Todo o cuidado é pouco. Devia investigar-se e estar-se atento aos comportamentos.
João
No próximo ano as responsabilidades e dificuldades escolares de Esmeralda vão aumentar. Será que a Aidida e os Gomes, vão continuar a querer fazer gato sapato desta pobre criança? Será que não vai ter direito a estudar durante os fins de semana? É que enquanto uma criança normal, durante um mês, filha de pais divorcidos, passa 2 fins de semana com o pai e dois com a mãe, Esmeralda e possivelmente por mão ser normal tem de passar 1 fim de semana com um casal que lhe não é nada e nada lhe diz. Resta portanto 1 fimn de semana para o pai.
Nunca é demais realçar o facto de ser Baltazar o único desta dita familia alargada a arcar com todas as despesas. Muito blablablabla, muito ricos, dão festas riquissimas, mas exigem os beneficios e resusam liminarmente os custos. Baltazar também nunca exigiu, porque felizmente e apesar de ser pobre, nada falta a Esmeralda. Agora espantem-se, Baltazar tem de mandar 10 euros todos os fins de semnana que Esmeralda passa em Tomar, melhor dito em T.Novas, pois em Tomar passa por lá, para as despesas extra da filha, como por exemplo comprar um gelado, um sumo, um bolo, etc.etc. Vejam bem que tipo de gente é esta, que força conviver com Esmeralda e a quem as autoridades dum estado falido mas democrático por enquanto, dão essa benesse. Gostava de saber se o juiz ou o procurador gostavam que obrigasem um filho seu ao mesmo sacrificio.
I.-N.
Esmeralda faz 10 anos no próximo Domingo. Não sei com quem passa este fim de semana, nem isso interessa.
Se passa com o pai, tudo está resolvido. Terá a festa com a sua familia e os seus amiguinhos de escola e outros. Que Baltazar não permita, que as hienas de Torres novas e Tomas, estraguem o dia à sua querida filha.
Se passa em Tomar ou com os seus antigos carcereiros, a coisa é a mesma, pois ela será OBRIGADA a passar o dia onde os gomes quiserem.Sempre foi assim e este ano assim será, pois burro velho não muda e a paranioa de terem um brinquedo e uma escrava continua. De qualquer forma Baltazar esteja atento. Não perdoe atrasos na entrega de sua filha. Se isso acontecer, imediatamente deve avisar as autoridades da ilegalidade. Olhe que quem o avisa, não o conhece, mas deseja-lhe o melhor do mundo para si, e sua familia. Uma desculpa hoje, será um abrir de portas para mais um abuso amamhã. Não permita tal. Fala-lhe quem há muitos anos viveu uma situação semelhante.
De qualquer forma é menos sofrimento para a criança.
João Carlos/Lisboa
Um bom fim de semana para Esmeralda.
Se for passado em sua casa com seu pai e familia, será de alegria. Se for passado com a brasileira e os condenados gomes, será de sofrimento.
Façamos força para que seja o último ano em que tens de passar esse tormento.
Que te deixem ser feliz. Está na hora de novamente informares quem de direito dos teus desejos. Que desta vez os reus interesses e o teu querer, sejam respeitados. Brevemente te darei um grande beijo.
Ana
Todo o meu apoio para o comentário do Sr. João Carlos.
Baltazar todo o cuidado é pouco. Cada um tem o que merece.
Rosa M.
Parabens Esmeralda pelo teus dez anos. Desejo que tenhas tido um bom aniversário com a tua familia.
Para o sargento gomes, que aparece no blog terrorista de apoio a sequestradores de crianças, com o pseudónimo de josé. A mania de mudar os nomes das pessoas e dele próprio são mesmo uma paranoia.
Esmeralda mão passa muitos dias de baterias descarregadas. Esmeralda passa alguns fins de semana (3) por mês e dias de férias, sob tortura e horrores com os condenados e criminosos, que a mantiveram presa durante 6 penosos e horriveis anoa.
Quando lhe passará a paranoia da ana filipa? Isto é mesmo mania de perseguição, de provocação, de vingança e o mostrar todo o seu ódio para com Baltazar. Baltazar é superior a isso. Baltazar mostrou todo o seu poder e dignidade nos tribunais portugueses, quando com a força da lei, da verdade e do amor a sua filha, esmagou os doentes gomes e a ex.prostituta brasileira.
Para o sargento sem rins, que tudo o que deseja a Baltazar e Esmeralda recaia sobre si próprio.
Carlos Rosa
Depois dos insultos proferidos no blog do sargeto, vindos decerto de uma qualquer espécime sub-humana, a Baltazar nada mais resta do que fazer a vontade a Esmeralda. Nada há mais a falar ou a ceder educadamente aos criminosos sem rins e à ex.puta brasileira.
Deixe que Esmeralda diga de sua justiça perante as autoridades. Com quem auer viver, quem quer visitar e quando. Assim acabam-se de uma vez por todas as paranoias de querer mudar o nome de Esmeralda, de teimarem em chamarem-na por um nome ficticio, em dizerem que vive durante a semana com o pai em savrificio, etc. etc. Esmeralda há muito que escolheu e depois das patifarias que os gomes lhe fizeram esta Natal, ficou claro para a criança, como ela diz, quem a ama e com quem quer viver e partilhar a sua vida.
Afinal dos gomes o que lhe resta no dia em que eles morram? NADA. COmo se diz popularmente um pau e uma manta e pedir esmola de porta em porta. Se gostam tanto mdela, porque em vez de lhe darem algo, ainda lhe roubaram tiudo o que ela tinha, quando foi para casa de seu pai. Nem os livros escolares lhe deram.
Eles nunca lhe tiveram amor. Aquilo para eles foi sómente um negócio e quando Baltazar lhe estragou o arrajinho, vontade de vingança e o despejar de carradas de ódio sobre o pobre pai de Esmeralda. Tem sido aliás essa vontade de vingança e esse ódio, que têm mantido o casal sargento e lagarto juntos durante estes anos. Porque raio havia de querer o sargento viver com uma mulherzita incapaz de lhe dar um filho? Porque raio havia de querer a lagarto viver com um doente renal em fase terminal, que tem obrigatóriamente de fazer 3 vezes por semana hemodiálise?
DEIOXEM ESMERALDA FALAR. OUÇAM ESMERALDA E DESTYA VEZ CUMPRAM E FAÇAM CUMPRIR OS SEUS DESEJOS.
Só uma pergunta inicente. Quem controla os fins de semana que a menina passa em Toma? É correcto, que mal cheque, nem tão pouco tem tempo de brincar com a irmã, pois os gomes esperam-na e obrigam-na a ir com eles imediatamente para T.Novas? Qual o papel da pedopsiquiátra, que como dizem muitos comentadores, somos nós que pagamos? Não será também o de regular estas visitas e não o de pactuar com este casal paranoica, que pelo facto de ser seu amigo, não lhe pode deixar fazer todas as indignidades que lhe apetecer.
Já te dei pessoalmente, mas mais uma vez parabéns Esmeralda.
Uma mãe vizinha de Esmeralda
Esmeralda é e será sempre Esmeralda. Foi este o nome, que ela escolheu em Janeiro de 2009 no regresso à escola. Nessas férias de Natal, quando tomou conta do que era a liberdade e o amor verdadeiro, passou a ser uma criança, como qualquer outra sem estigmas, com menos medos, sem Risperdal para adormecer, com brincadeira com todas as outras, sózinha e sem os olhos policiais dos gomes a vigiá-la.
Quando soube que nenhuma da sua roupa, brinquedo, cadernos e lovros escolares, lhe tinham sido entyregues pelos gomes, soube que tipo de amor eles lhe tinham. Quando informada das ameaças feitas pelo asrgento e aidida a seu PAI e a si própria, ficou a saber os perigos que corre, quando a sós com tal gentinha. Quando apesar de FORÇADA, AMEAÇADA, ENGANADA, escolheu viver com seu PAI fê-lo de livre e espontânea vontade e não como antes, que tinha que dizer amar o santo casal, pois caso isso não acontecesse era encerrada no quarto escuro( solitária) e levava com o cimto. Isso certas psicólogos e pedopsi. amigos dos gomes nunca conseguiram ver ou escutar. Nunca quiseram acreditar na menina que consideravam e consideram "ANORMAL". Ou melhor não lhes dava jeito irem contra os interesses dos seus amigos.
Ao contrário do que tais imbecilidades diziam e alguns ainda teimam em dizer e escrever, defendendo o seu tacho, a verdade é que Esmeralda cresce normalmente e não fora as visitas forçadas, no seu dizer seria muito mais feliz. Se ela o diz, porque não se aceitar a sua vontade?
Por agora a causa e para escamotearem e esconderem a vergonha do que fizeram nas férias de Natal, é defenderem a mudança de nome. Mudança para um nome, que vergonhosamente os doentes gomes lhe inventaram, para esconderem a criança das autoridades, do PAI e da sociedade. Há quem diga, que o destino final de Esmeralda não eram os gomes, mas isso não sei. Sei sim, que a forma escabrosa e indigna como trataram e tratam Baltazar e familia, o ódio que lhe têm, a vingança que querem exercer sobre ele, como o atestam as ameaças feitas e nunca desmentidas ou retiradas, tudo pode indiciar que o esponho Baltazar foi muito grande e doloroso. Porque só quase um ano após a recepção do pacote, iniciaram, a legalização da criança? Porque a mantiveram completamente ilegal durante tanto tempo? Porque nem sequer à mãe, que não conheciam, mas que lhes deu, emprestou ou vendeu a filha, permitiam, que a visse e a ameaçavam, quando tentava tal? Neste processo muita coisa não foi investigada, porque se tratava de gente rica e fina. Fosse o contrário e ainda hoje Baltazar apodrecia numa qualquer prisão portuguesa.
José Lopes/
Depois de analisar este processo de forma minuciosa, só posso chegar a uma verdadeira e conhecida, mas triste e trágica conclusão. Neste país valoriza-se quem é rico, tem dinheiro e poder, tem bons padrinhoe os tios e desvaloriza-as completamente, quem respeita a lei, acata as decisões judicias, ama os seus filhos, não se apodera dos filhos dos outros, concluindo quem não é criminmoso.
Como se pode considerar aceitável o modo de estar neste processo so casal gomes e condenar-se Baltazar, sómente porque quer criar a SUA FILHA!? Enquanto os estratos com maior acesso à comunicação social e aos privilégios, como é o caso dos politicos, militares, industriais, ricos comerciamtes, banqueiros, jornalistas, religiosos, juizes e procuradores e outras castas poderosas, acharem que o que fez este sargento gomes é recomendável, a nossa justiça e o nosso país estarão sempre em falência moral.
É indigna a forma como aquele pobre carpinteiro foi tratado e ainda é. Julgado em programas televisivos, onde não havia contraditório, todos eram amigos e defensores do sargento gomes. Insultado por pacatos cidadãos, que eram influênciados e levados ao engano pelas fátimas, margaridas, eduardos, vilas, marias, manelas, bispos, etc. a tudo sobreviveu, mesmo que justiça plena não tenha sido feita, pois não se entende e por mais que leia e releia a lei não vejo razão para os gomes terem contáctos com Esmeralda sem a autorização expressa de seu pai. Nem tão pouco que com ela se possam deslocar no país, sem autorização por escrito e reconhecida presencialmente no Notário. Se um dia numa das deslocações para o Alentejo ou outro sitio qualquer, acontecer um acidente (oxalá que não), vamos ver como a in) justiça portuguesa descalça essa bota.
M.P.
Há coisas dificeis de entender!!!
Se pretendem, que as partes com quem até agora, esperemos que o mais brevemente possivel a justiça portuguesa reponha essa mesma justiça e acabe com esses malfadados e onrigatórios fins de semnana para Esmeralda, tem convivido, tenham uma boa relação para que Esmeralda se sinta mais à vontade, porque não dão um passo por pequeno que seja nessa direcção, como Baltazar já por várias vezes deu? Não permitiu Baltazar que Aidida e os Gomes não perdessem o direito às férias em 2010, após mais uma vitória na justiça desta vez contra Aidida, conseguindo para si o poder paternal? Não permitiu Baltazar, depois da Aidida e dos Gomes se terem esquecido de marcar as férias com 3 meses de antecedência, o que a marcarem na altura do fim do julgamento dava férias para Outubro, Novembro, o que era inviável devido à escola, que eles pudessem passar as férias com Esmeralda?
Porque continuam os Gomes e parece que Aidida também, a chamarem Esmeralda por outro nome, que num dia de paranoia aguda se lembraram de lhe pôr? Porque faltam de maneira tão vil e mesquinha ao rspeito à mãe de Baltazar avó de Esmeralda? Porque continuam a insultar Baltazar lá no blog por eles patrocinado? Porque contimnuam a afirmar mentirosamente e difamatóriamente, que Esmeralda não é feliz em casa do Pai? Por acaso anda comandada a RISPERDAL? Por acaso é a miúda birrenta do tempo dos Gomes? Por acaso é a menine sem quaisquer pricipios higiénicos, do tempo em que vivia com os Gomes? Porque, segundo Esmeralda conta, só lhe davam banho de 15 em 15 dias? Porque nunca lhe ensinaram a lavar os dentes após cada refeição?
Porque nunca teve o sargento Gomes a dignidade de pedir desculpa a Baltazar pelas ameaças, que sobre ele estão pendentes? Porque continua a dizer a Esmeralda, para informar o Baltazar, que lhe há-de rebentar com os c... É isto mostra alguma de boa vontade, em ter o minimo de relações admissiveis entre seres humanos? Claro que não!!!
Baltazar deve ser firme. Correcto, mas firme. Não tem se ser lacaio de quem lhe quer apenas mal e lhe deseja o pior de tudo o que há no mundo, esquecendo-se esses infelizes, que sobre si já pendem maleitas bastantes para não desejarem tal aos outros!
Rosa M.
A mentira continua. Agora o àlvaro murraças teve um lapso de memória.
Só que a 15 de Fevereiro de 2012 Esmeralda não estava em casa de nemhuma maria de lourdes, pelo simples facto que estava em casa do Pai.
A mentira tem perna curta. Mas, continuam os gomes a beneficiar das mentiras de todos aqueles, que sem carácter e nenhum pudor sempre o fizeram para prejudicar Esmeralda e Baltazar.
A verdae é que a conta de Esmeralda no seu computador está aberta com uma palavra passe, que nada tem a ver com nomes de pessoas.
B.
Não conheço nenhuma das partes, mas aconpamhei, como qualquer cidadão as peripécias do sargento Gomes, quando era famoso e muito badalado nos média cor de rosa especialmente. Agora limito-me de longe em longe, a visitat o blog do Gomes e este. Pelo que leio no tal blog dos Gomes e da brasileira, será que esta criança durante os fins de semana e dias de férias que passa em Tomar e Torres Novas, só convive com velhos, velhas, prostititutas, travestis, doentes, mentirosos, gente odienta e vingativa! Nem com a irmã a deixam brincar? Logo que chega, pelo que leio é de imediato obtigada a ir para T:Novas. Mas ninguém responsável vê estas coisas? Ou não querem ver? É preferivel que Esmeralda sofra? As novidades são: vai poara casa da maria de lourdes, que deve ser uma velha pelo que ela escreve. Aí encontra o murraças que é um velho. Em 2002 abriu uma conta no com,putador da tal m.lourdes, onde escreveu como palavra passe, ana filipa. Mas, afinal quem é que querem enganar? Estou farto de me chamarem de otário. Bem basta ser um dos que conmtribui para a vida regalada do sargento, quando dos meus impostos e trabalho retiram dinheiro para o seu ordenadão e para os tratamentos de hemodiálise, consultas, medicamentos, etc. Pode dar as festas que entender, comer e beber o que quiser, como dizem ricamente, mas que não faça de nós parvos.
Manuel Costa / Oeiras
Não conheço nenhuma das partes, mas aconpamhei, como qualquer cidadão as peripécias do sargento Gomes, quando era famoso e muito badalado nos média cor de rosa especialmente. Agora limito-me de longe em longe, a visitat o blog do Gomes e este. Pelo que leio no tal blog dos Gomes e da brasileira, será que esta criança durante os fins de semana e dias de férias que passa em Tomar e Torres Novas, só convive com velhos, velhas, prostititutas, travestis, doentes, mentirosos, gente odienta e vingativa! Nem com a irmã a deixam brincar? Logo que chega, pelo que leio é de imediato obtigada a ir para T:Novas. Mas ninguém responsável vê estas coisas? Ou não querem ver? É preferivel que Esmeralda sofra? As novidades são: vai poara casa da maria de lourdes, que deve ser uma velha pelo que ela escreve. Aí encontra o murraças que é um velho. Em 2002 abriu uma conta no com,putador da tal m.lourdes, onde escreveu como palavra passe, ana filipa. Mas, afinal quem é que querem enganar? Estou farto de me chamarem de otário. Bem basta ser um dos que conmtribui para a vida regalada do sargento, quando dos meus impostos e trabalho retiram dinheiro para o seu ordenadão e para os tratamentos de hemodiálise, consultas, medicamentos, etc. Pode dar as festas que entender, comer e beber o que quiser, como dizem ricamente, mas que não faça de nós parvos.
Manuel Costa / Oeiras
Esmeralda está em perigo, desde que a sós nas mãos dos seus subtractores gomes. Esta criança corre graves perigos pois todas as ameaças do sargento para Baltazar vão nesse sentido. Não será minha também não será de mais ninguém! Vou rebentar convosco! E outras preciosidades, oriundas duma mente doente e perigosa.
Não foi este espécime duma qualquer sub raça humana, que disse perante as televisões, que Esmeralda para ele era uma arma, um pacote. Será que alguém que considera uma criança, como uma arma para atacar alguém e um mero pacote, lhe tem algum amor? Claro que não! Quando a vingança estiver executada, atira-se para o lixo!
Não fora Baltazar e a esta hora Esmeralda estaria já no lixo ou sabe-se lá onde. Como explicam a mudança do nome, a não ser com o objectivo de a manterem ilegal, clandestina? Qual o destino que lhe destinavam?
Pedro
Baltazar venho a este espaço, apenas para o informar que este período de Carnaval, não é considerado como férias. Sendo assim Esmeralda tem apenas que passar exclusivamente o fim de semnana com a brasileira e com os gomes e nem mais um segundo. Ame a sua filha. Proteja a sua filha das más companhias, dentro daquilo que a lei lhe permite. Não sacrifique Esmeralda à presença, de quem segundo ela diz, lhe serem nefastas e não as querer. Não caia novamente no erro de a deixar passar mais algum tempo, como aconteceu no passado, com tal escumalha. Esmeralda não merece, que lhe seja aplicado mais esse sacrificio.
Se o fim de semana lhe pertence a si, não é obrigado a permitir qualquer dia ou mesmo tempo com eles.
Carlos R.
Totalmente de acordo com os últimos comentários. Se da parte dos Gomes e de Aidida nunca houve vontade de um bom relacionamento com Baltazar, Esmeralda e familia, tudo foram e são ameaças, prepotência, confrontos,arrogância, ódio, não pode esta gentinha esperar que o Baltazar dê a outra face. O dever de Baltazar é defender os interesses e ptoporcionar a melhor vida possivel a Esmeeralda bem como estabilidade. Como tal e em resposta à indecente campanha acrerca dum nome falso, dado com segundas inteções, sabe-se lá quais, pedir às autoridades que acabem de vgez, fazendo a vontade a sua filha, com esses fantasmagóricos, ridiculos, medonhos e execráveis fins de semana e dias de férias com os gomes. Que os mesmos sejam proíbidos de continuarem impunemente a levar Esmeralda para T.Novas, nos fins de semana de Aidida, apenas e só, como diz o sargento, para verem qual a reação do Baltazar. É que, o sargento continua a recusar aceitar como Pai de Esmeralda Baltazar. Quando fala para a criança refere-se sempre ao Baltazar e nunca ao teu Pai.
Acabarem também com os recados ameaçadores, e duma linguagem obscena, que Esmeralda traz para casa, todos os fins de semana. Esta criança já sabe quem a teve prisioneira durante 6 longos anos. Quem não lhe permitiu que tivesse infância. Quem a obrigou a comer sopa depois de vomitada. Quam a viciou em RISPERDAL. Quem nunca a mandou à escola. Quem a manteve longe do mundo e da vida. Quem fez dela um vegetal. Quem sempre a trtatou como um objecto e cono uma escra, pois assim foi adquirida. Quem nunca foi capaz de lhe ensinar os mais elementares hábitos de higiéne. Quem a obrigava a atirar para o lixo, os presentes que o Pai lhe dava.Pensam que Esmeralda vai esquecer e perdoar tais maus tratos? Estão muito enganados. Esmeralda merece e deve ser totalmente feliz. É obrigação das autoridades proporcionarem-lhe essa felicidade, para tanto basta, que a sua vontade já expressa de visitar sómente os gomes, quando ela quisesse, se concretize.
Uma amiga e vizinha
Este fim de semana encontrei-me, por acaso, em Coimbra, como uma amiga, que é psicóloga naquela cidade. Nâo são fáceis estes saborosos encontros, pois como eu vivo em Lisboa não é fácil. Não vou obviamente identificá-la, mas posso acrescentar, que é muito conhecida e muito boa profissional. Tinhamos em relação ao caso Esmeralda ideias completamente opostas, defendendo ela a posição do casal Gomes e eu a posição de Esmeralda e Baltazar.
Desta vez falou-se do caso e fiquei muito admirado com a total mudança de opinião dessa minha amiga. Para ela o sargento Gomes, não passa dum oportunista, capaz de pôr em causa a reputação profissional e ética dum profissional, só para defender os seus interesses, por mais mesquinhos que sejam. Admirada com o forma fácil e intrinseca, como Esmeralda se adaptou a seu pai e familia. Acha mesmo, que este caso merecia o estudo por parte dos especialisras da sua àrea, pois veio pôr em causa muitas ideias feitas e dadas como correctas. A maioria de nós psicólogos e pedopsiquiátras, não acreditávamos que esta integração sem problemas pudesse acontercer. Prova, que o sangue, que corre nas veias, tem muito valor pois é ele que irriga dá vida ao cérebro. Acredita, que esta criança tenha sofrido muito em casa do casal Gomes, o que pode ter ajudado nesta excelente integração e apenas o medo do desconhecido e os medos que eles lhe inventavam, a faziam dizer que não gostava do pai. Acredita hoje, que, quando Esmeralda recusava as visiras do pai, era imposição do casal. Agora consegue compreender ela e outros especialistas, porque lhe tinham que receitar calmantes para que ela dormisse e estivesse estabilizada. É sua convicção, e pelas informações particulares que lhe chegam, que já hoje Esmeralda rejeita o casal Gomes e a única aproximação a Aidida se chama Beatriz. Admira-se, pelo que dela conhece, pois é sua amiga, acredita que esteja a sofrer fortes pressões, como Ana Vasconcelos, continua neste caso, que está mais que resolvido.Como ainda não teve a coragem de dizer a verdade e acabar com o sofrimento de Esmeralda. Será que a amizade que nutre pelo casal de cuja casa é visita regular, se pode sobrepor ao bem estar da criança? Tal como muita gente também ela, mais uma voz a juntar ao coro cada vez maior de especialistas, é de opinião que pelo conhecimento do caso e pelas opiniões emitidas, Ana Vasconcelos nunca devia ter tomado este caso em mãos. Não é bom principio profissional nem ético. Afirmou que se fosse ela, nunca o faria, pois estava perto do caso e a sua independência não seria a melhor. Alás como aconteceu e acontece com Ana V., que estou certo se mantêm apenas no caso por imposição dos amigos do tio do sr. Gomes e do própro seu amigo, da casa de quem é visita regular, como já afirmei.
Tal como a azeite a verdade vem sempre acima. Prova-se que não é nengum vexame mudar de ideias, quando estamos errados e chegamos racionalmente a essa conclusão. Como sempre disse há muitas teorias sobre o ser humano, completamente erradas e que só os cegos e ignorantes se recusam a discutir e a pôr em causa. Como sempre disse, Esmeralda é um espinho cravado nas mentes sub urbanas de muitos especialcistas, com acesso fácil aos média.
Amiga foi bom ver-te e saber que abraçaste a verdade sem preconceitos, aliás como sempre foi timbre.
Até um dia destes num qualquer ponto de Portugal, que poderá ser na Sertã.
Este fim de semana encontrei-me, por acaso, em Coimbra, como uma amiga, que é psicóloga naquela cidade. Nâo são fáceis estes saborosos encontros, pois como eu vivo em Lisboa não é fácil. Não vou obviamente identificá-la, mas posso acrescentar, que é muito conhecida e muito boa profissional. Tinhamos em relação ao caso Esmeralda ideias completamente opostas, defendendo ela a posição do casal Gomes e eu a posição de Esmeralda e Baltazar.
Desta vez falou-se do caso e fiquei muito admirado com a total mudança de opinião dessa minha amiga. Para ela o sargento Gomes, não passa dum oportunista, capaz de pôr em causa a reputação profissional e ética dum profissional, só para defender os seus interesses, por mais mesquinhos que sejam. Admirada com o forma fácil e intrinseca, como Esmeralda se adaptou a seu pai e familia. Acha mesmo, que este caso merecia o estudo por parte dos especialisras da sua àrea, pois veio pôr em causa muitas ideias feitas e dadas como correctas. A maioria de nós psicólogos e pedopsiquiátras, não acreditávamos que esta integração sem problemas pudesse acontercer. Prova, que o sangue, que corre nas veias, tem muito valor pois é ele que irriga dá vida ao cérebro. Acredita, que esta criança tenha sofrido muito em casa do casal Gomes, o que pode ter ajudado nesta excelente integração e apenas o medo do desconhecido e os medos que eles lhe inventavam, a faziam dizer que não gostava do pai. Acredita hoje, que, quando Esmeralda recusava as visiras do pai, era imposição do casal. Agora consegue compreender ela e outros especialistas, porque lhe tinham que receitar calmantes para que ela dormisse e estivesse estabilizada. É sua convicção, e pelas informações particulares que lhe chegam, que já hoje Esmeralda rejeita o casal Gomes e a única aproximação a Aidida se chama Beatriz. Admira-se, pelo que dela conhece, pois é sua amiga, acredita que esteja a sofrer fortes pressões, como Ana Vasconcelos, continua neste caso, que está mais que resolvido.Como ainda não teve a coragem de dizer a verdade e acabar com o sofrimento de Esmeralda. Será que a amizade que nutre pelo casal de cuja casa é visita regular, se pode sobrepor ao bem estar da criança? Tal como muita gente também ela, mais uma voz a juntar ao coro cada vez maior de especialistas, é de opinião que pelo conhecimento do caso e pelas opiniões emitidas, Ana Vasconcelos nunca devia ter tomado este caso em mãos. Não é bom principio profissional nem ético. Afirmou que se fosse ela, nunca o faria, pois estava perto do caso e a sua independência não seria a melhor. Alás como aconteceu e acontece com Ana V., que estou certo se mantêm apenas no caso por imposição dos amigos do tio do sr. Gomes e do própro seu amigo, da casa de quem é visita regular, como já afirmei.
Tal como a azeite a verdade vem sempre acima. Prova-se que não é nengum vexame mudar de ideias, quando estamos errados e chegamos racionalmente a essa conclusão. Como sempre disse há muitas teorias sobre o ser humano, completamente erradas e que só os cegos e ignorantes se recusam a discutir e a pôr em causa. Como sempre disse, Esmeralda é um espinho cravado nas mentes sub urbanas de muitos especialcistas, com acesso fácil aos média.
Amiga foi bom ver-te e saber que abraçaste a verdade sem preconceitos, aliás como sempre foi timbre.
Até um dia destes num qualquer ponto de Portugal, que poderá ser na Sertã.
Não sei com quem Esmeralda passou os anos, nem tão pouco estou interessada. O importante é que os terá passado com quem a ama e não com quem a considera uma arma, um pacote, uma escrava e lixo humano. Se ela escolheu passar com o Pai e sua familia, dando um pontapé no traseiro do sargeto e da brasileira, é motivo de regozijo.
Uma coisa que me intriga é sempre a infâmia, a provocação, a mentira o confronto com Baltazar. Se eles não sabem onde nem com quem passou os anos, como sabem que a criança chorou? Acham normal que uma criança livre, verta lágrimas depois de ter despachado os seus inimigos e carcereiros? Aqueles que tudo lhe roubaram, incluindo a sua infância? Que chore depois de trcar uma festa concerteza simples, mas cheia de amor e carinho? Acham que uma criança de 10 anos dá importância ao caviar, ao martisco, ao champagne, que espero não lhe deem a beberr!!!
Como por aqui se diz, Esmeralda já escolheu a sua familia e já rejeitou os seus algozes.
João Carlos / Setúbal
Claro que tudo está limpido como a àgua cristalina. Esmeralda trocou uma festa de anos simples, mas cheia de amor e carinho e com a sua familia e a companhia dos seus amiguinhos da sua idade, por uma festa riquissima, cheia de raquintes, mas com velhos, doentes, travestis e prostitutas.
Esmeralda como qualquer criança quer na sua festa de anos ser livre, poder com os seu colegas correr, saltar, brincar, divertir-se. Não quer estar numa festa snob onde tudo lhe é proíbido e onde tem de servir os convivas, como escrava que se preza e para o que foi adquirida.
Mas quais lágrimas? De alegria? De ter ganho coragem para dizer não a quem a odeia? Está na hora de se soltarem as amarras e ela poder, aliás como já aconteceu, mas não foi respeitada a sua opinião, dizer basra ao convivio com aquela gentalha, que não lhe é nem lhe diz absolutamente nada.
C.M.
Felizmenbte muita gente está a mudar a sua opinião acerca do Sr. Gomes. Pessoas imparciais que assistiram à triste palhaçada no tribunal de Torres Novas, quando Esmeralda foi entregue ao Pai para passar uma semana de férias, decerto se interrogaram. Eu interroguei-me e muita gente se interrogou, porque não levou nenhuma roupa Esmeralda? A intenção do Sr. Gomes era deixar ir Esmeralda com o Pai? Ou pelo contrário era tentar obstruir,como tentou fazer, que tal acontecesse? Não tinha o Pai direito a passsar uns dias com a sua filha? Considerava-se ou consudera-se dono e senhor da criança? Não se sabem os contornos da aquisição, mas mesmo que tivesse pago por ela a Aidida, isso não lhe dá esse direito.
Porque negou ele a veracidade, em entrevista ao Mário Ctespo da SIC,de inumeros factos escritos num livro, do qual tinha afirmado antes ser a sua biografia e que se revia totalmente nele? Nâo andou pelas fgeiras a autografar e vender esse mesmo livro? Andou a enganar as pessoas, vendendo um produto imquinado? Mas, convence-se este senhor, que alguém acredita, que a redactora escrevesse aquilo que lhe não era dito? Como sabia a Sra. desses factos? Dos agentes da judiciária, por exemplo. Ou do famoso risperdal? Como sabia a redactora, que Esmeralda esteve viciada neste medicamento?
Eu que na altura estava do lado do Sr. Gomes, tive a oportunidade de conhecer muita gente importante, que goje está totalmente e até revoltada, com as atitudes deste senhor e que na maior parte das vezes eram do desconhecimento público. Não quewriamos acreditar no blog Esmeralda sim, mas na maioria dos casos eles eram veridicos.
Porque nunca explicou o Sr. GOmes o medo, que Esmeralda sentia, quando vivia em sua casa? Que tratamento de choque lhe davam ou mandavam dar, para que a criança tivesse medo de tudo e de todos? O que lhe diziam de seu Pai, para esta o ter cheirado, quando chegou junto a ele. Porque a proíbiam de entrar no carra do Pai. Porque a proíbiam de dormir em casa do Pai. Tudo isto feito debaixo de ameaças com castigos se tal acontecesse. Porque um dia de inicios de Novembro, apresentaram como razão para Esmeralda não ficar com o Pai, que iam fazer a àrvore de Natal? Na primeira semana de Novembro? Factos provados em tribunal.
Este casal desiludiu-me e desiludiu muita gente, que levada pela propaganda de quem tem do seu lado o poder dos média, o poder politico e o poder de certas figuras importantes e que têm um,a certa credibilidade na sociedade, se deixaram levar no encantamento, da música celestial com que o Sr. Gomes parecia encantar tudo o que movesse. Hoje digo, felizmente, que o poder judicial, apesar de ainda não ter completado a seu trabalho, não se deixou enrredar totalmente na teia muito bem montada.
Que Esmeralda seja feliz com a sua verdadeira familia e nos perdoe por todo o mal que lhe fizemos, quando apoiamos o Sr. Gomes, na sua paranoica ideia de ficar com a sua posse.
Só uma última questão e que me responda quem souber, porque mudaram o nome à criança?
A.A.M.
Entrei aqui sómente parafazer uma pergunta, da qual sei a resposta.
Quanto pagam de pensão de alimentos Aidida e o casal GOmes? MADA, ABSOLUTAMENTE NADA!! ENTÃO POR QUE HÃO-DE TER ELES DIREITO, A FINS DE SEMNANA E DIAS DE FÉRIAS COM ESMERALDA?
POR QUE RAIO TEM ESMERALDA QUE SE SUJEITAR A CONVIVER COM QUEM NADA LHE DÁ E TUDO LHE ROUBOU, QUANDO FOI PARA CASA DO PAI? AINDA NÃO ESQUECEMOS, QUE O "SANTO" CASAL NEM UMA PEWÇA DE ROUPA, ALÉM DA QUE LEVAVA NO CORPO LHE ENVIARAM. PARA NÃO FALARMOS NO ESCÂNDALO DOS ESCÂNDALOS O ROUBO DOS LIVROS E MATERIAL ESCOLAR.
RUI SANTOS / LEIRIA
O sargento gomes faz publicar sob a capa do pseudónimo de maria de lourdes um comentário, que se aplica a si mesmo na totalidade.
Riqueza sem trabalho, como ele, que é rico e nunca trabalhou nòs pagamos-lhe o ordenado sem nada fazer e os carissimos tratamentos médicos. Passa a vida dando faustosas festas, com acepipes carissimos como caviar, marisco, champagne, etc.
Sabedoria sem carácter, sabedoria terá pouca mas carácter não tem nenhum.Tem algum carácter, quem se apropria da filha de outrem, sem deixar sequer a criança ter o minimo de contacto com a sua familia? Tem carácter quem se apropria de todos os paecos bens da criança? Nem o material escolar escapou? Tem carácter quem troca o nome a uma criança, mesmo antes de a ter legalizado? Com que finalidade? Porque não se investiga esse procedimento, por demais duvidoso? Porque o tio tem amigos poderosos? O que esconde o sargento?
Ciência sem humanidade. Ciência ela tem muito pouica a pedopsi. que obriga Esmeralda a ser acompanhada por ela, embora já não haja consulta há imenso tempo. Há é relatórios, feitos possivelmente à lá carte, para satisfação dos seus amigos subtractores. Humanidade não tem absolutamente nenhuma. Obriga Esmeralda a conviver com quem não quer, sacrificando a criança. Este comportamente de satisfazer os mórbidos e paranoicos desejos dos seus amiguinhos, sem olhar ao bem estar e ao querer desta criança, sendo éticamente reprovável para uma médica e duma desumanidade e crueldade sem par.
O gozo disto tudo, é que quando se pretende defender o indefensável, dão-se tiros nos pés uns atrás dos outros.
Pedro Alves
Com o passar do tempo, o esclarecimento das pessoas e o ter-se assistido à triste imagem, que o Sr.Gomes deu no tribunal, aquando da entrega de Esmeralda para passar uma semana de férias como o pai, é normal e isso vemos nas conversas, que vamos mantendo aqui e ali. As pessoas interrogam-se e criticam severamente tal comportamento. Então a criança não tinha direito a passar alguns dias com o pai? Tinha o Sr.Gomes inteções de deixar ir Esmeralda, quando não lhe levou uma peça de roupa para vestir, além daquela que a própria tinha no corpo? Também a opinião de diversas pesssoas conhecidas nos media, bem como a mudança de opinião de muitos especialistas depois de conhecidos os resultados dos exames psiquicos. Não disse na televisão o até então defensor de Aidida e dos Gomes, Paulo Sargento, que nunca entregaria uma criança aos cuidados da dita nãe? Porque se mentiu durante anos acerca do destino dos filhos de Aidida? O que custava ter confirmado a existência desses filhos? Não era necessário ter sido a irmã a confirmar, pois tal facto já se sabia e não foi por acaso a pergunta do advogado de Esmeralda e Baltazar. Se a tudo isto juntarmos o facto da mudança do nome da criança sem que esta estivesse legalizada pelos adquerentes. Não sabiuam eles que a criança tinha pai e que iam necessitar de se entenderem com ele, se porventura quisessem efectuar a adopção? Cai muito mal na sociedade o facto do sargento Gomes, trabalhar muito pouco com elevado grau de absentismo, ser riquissimo, dar festas carissimas aos seus amigos e sermos nós pobres contribuintes e trabalhadores a pagar os tratamentos das suas maleitas. Nãoii se compreende muito bem a teimosia agora levantada pelos Gomes, de quererem mudar o nome da criança. Ela escolheu o seu nome Esmeralda, no dia em que na escola de T.Novas, renunciou à aberração, que as taras do casal Gomes, um dia lhe quiseram chamar. Por respeito para com Esmeralda não teria sido de bom tom, que se esquecesse esse demoniaco e venenoso nome imposto pelo casal? Porque nunca retirou o sargento Gomes as ameaças que fez a Esmeralda e Baltazar? "Se não for minha, nunca será tua". O que quer isto dizer Se já se sabe que nunca será dele o que pensa fazer o Sr.Gomes, para que Esmeralda não seja do pai? O vice rei dos algarves e dono das crianças pobres do nosso país profetizou, que Esmeralda um dia se atiraria duma janela! Como pode alguém acreditar, que esta criança não corre sérios riscos, quando a sós com os Gomes e Aidida?
Esmeralda vai poder de novo renovar a sua escolha, que todos achamos, que desta vez seja para respeitar. Apesar da lavagem cerebral, efectuada lá pelo Alentejo, durante o fim de semana anterior a ser ouvida no tribunal, pela grande especialista ana vasconcelos, de todas as ameaças que lhe foram feitas, ela soube escolher pelo amor, pela liberdade, por quem a quer sem qualquer interesse e disse não ao servilismo esclavagista por que é tratada pelo casal Gomes. Assim a adquiriran e assim se consideram donos e senhores do tal pacote ou arma, como o sargeto tanto gosta de lhe chamar.
Rui Manuel
Sr. Rui Manuel deixe que acrescente um facto que nuito tem contribuído para a mudança de opinião de muita gente, que andava enganada. Os Gomes, a brasileira e seus apoiantes, enchiam a boca, dizendo que Baltazar apenas andava com esta caso Esmeralda pelo dinheiro, que com isso poderia ganhar e que não queria ficar com ela.
Pergunta-se agora, quanto pagam Aidida ou os Gomes de pensão de alimentos? Por acaso intentou alguma acção nesse sentido Baltazar? NÃO!!! Os Gomes lá pelo blog que os apoia bem deitaram a rede, para verem se Baltazar caía, oferecendo-se para ajudar monetáriamente a troco de informações sobre a vida de Esmeralda em casa de seu pai. Mas levaram sopa. Baltazar é pobre, mas é trabalhador e com a que ganha com a seu suor, criará a sua filha sem ter de vender a alma ao DIABO.
FORÇA E SAÚDE BALTAZAR.
Um Torrejano
A vontade da maooria do povo fez-se. A A.R. votou contra a adopção das crianças pelos gaus e lésbicas. No fim de contas aquelas otganizações, que apoiaram o casal Gomes. Se tivessem permitido, que uma criança subtraída a seu pai durante anos, como aconteceu com Esmeralda, fosse entregue sob o pretexo falso, como agora se observa, aos seus subtractores, abria-se um prcedente jutidico e hoje para nos apoderammos duma criança fossemod ou não gyas ou lésbicas, bastava roubar uma criança e tê-la conosco meia dúzia de meses.
Essa combada de falsos conhecedores do psiquico dos outros e que sobre eles vendem opiniões que lhes tranformam a vida num autêntoca inferno, beneficiando sempre os ricos e poderosos. Deixem Esmeralda viuver em paz e harmonia com a sua familia e tirem da vida dela essa tal de ana vasconcelos, que engorda a sua conta bancária à custa desta criança e de outras semelhantes. Que nos explique, porque necessitava Esmeralda de Risperdal, quando vivia com os Gomes e depois que passou a viver com o pai nunca mais foi necessário qualquer fármaco semelhante. Bem vimos como chegou a casa do pai, mal vestida, birrenta, implicativa, sem quaisquer principios de higiéne pessoal, e como está hoje. Completamente diferente, reinadia, brincalhona, faladora, quase sem os medos que os Gomes lhes incutiram na sua meninice. Nervosa e triste fica, quando se aproiximam os fins de semana, que sabe ser obrigada a passar com aqueles que não lhe têm amor e por ela apenas vertem ÓDIO. Porque não passa ela um fim de semana sequer em casa da Aidida? Porque não pode ela brincar com a irmãzita? Porque é obrigada a ir, debaixo dum coro de ameaças e metida no carro pela calada da noite aos empurrões, com os Gomes para Torres Novas? Ela conta e nós vemos e ouvimos.
Um nabantino vizinho de Aidida
Nunca fui uma defensora dos Gomes nem de Aidida. Sempre achei, que a forma DESUMANA, como a criança foi transaccionada, através duma intermediária, num parque de estacionamento, sem que a mãe soubessem, quem eram as pessoas a quem dava ou vendia a filha, não era de forma alguma correcta. Mas, sempre lhes dei o beneficio da dúvida e achava que pudessem tyer o inimo de amor pela criança.Que durante os anos que esteve com eles tivesse sido tratada, como um ser humano. Quando soube que a obrigavam a comer a sopa e outra comida depois da criança a vomitar, que a encerravam dias e dias num quarto escuro, para que não pudesse contactar com quem quer que fosse, que a matricularam na escola sómente depois de serem obrigados pelo tribunal e sob ameaça de prisão, de a terem enviado para casa de seu pai apenas com a roupa que tinha no corpo e nunca lhe terem devolvido a restante, de nunca terem entrague oa manuais e material escolares, mesmo depois do tribunal ter decidido nesse sentido, acho que estes seres mesquinhos, desumanos e cri- minosos nunca gostaram de Esmeralda e por ela apenas nutrem ÓDIO MUITO ÓDIO E VONTADE DE VINGANÇA QUE PODERÁ TERMINAR TRAGICAMENTE.
Vem tudo isto a propoósito de Aidida permitir, que eles levem contra a sua vontade todos os fins de semana para Torres Novas, não perrmitindo que brinque sequer com a sua irmãzita,torturando desta forma criel e desumana não apenas Esmeralda, mas também a irmã. Estará Aidida a ser paga para que se inflinja esta tortura sobre Esmeralda ou é mesmo para se ver livre dela, pois como sabemos o seu companheiro (subsidio dependente) não gosta da criança e assim sempre ganha algum com o aluguer?
Este casal gomes doente e paranoico, bem como a brasileira mentalmente inferiorizada (pois quem abandona 4 filhos) não pode ser um ser humano normal, mas tanto ela como eles uma sub espécime da raça humana em estado ainda selvagem, mas requintados nas torturas que aplicam pelos conhecimentos, que adquiriram ou lhe foram transmitidos por seres seua amigos mais evoluídos em conhecimentos.
Uma boa semana para Esmeralda.
Uma sertanense
Quero dar força e juntar a minha voz a todos os amigos de Esmeralda, que olhando pelo seu bem estar, defendem que esta seja libertada das amarras dos Gomes e da Brasileira. Esta criança merece ser feliz. Ela escolheu vbiver com seu pai e visitar os seus subtractores e carcereiros gomes e aidida, quando ela decidisse. PORQUE NÃO FOI INTEGRALMENTE RESPITADA A VONTADE DA CRIANÇA? POPRQUE A OBRIGAM A VISITAS TORMENTOSAS E DE VIOLENTAÇÃO E DESESTABILIZAÇÃO EMOCIONAL PARA A CRIANÇA? CUMPRAM-SE OS SEUS DESEJOS.ACABE-SE COM O COMPADRIO E O FAVORECIMENTO DOS RICOS GOMES. SE SÃO RICOS, PORQUE NÃO PAGAM OS SEUS TRATAMENTOS MÉDICOS? PORQUE O FAZEM COM O NOSSO DINHEIRO? PORQUE BENMEFIUCIAM TÃO ESCANDASLOSAMENTE QUE OFERECE FESTAS ONDE SE COME CAVIAR, MARISCO, BEBE CHAMPAGNE fRANCÊS E OUTROS ACEPIPES CARISSIMOS?
aCABE-SE DE VEZ COM O PRIVILÉGIO DOS RICOS E DEFENDAM-SE OS POBRES E SEUS FILHOS DAS GARRAS VENENOSAS DE TAL GENTALHA.
R.M
Percebem agora, porque o casal Gomes e Aidida, eram apoiados pelos grupos gays e tantas personalidades? Percebem agora, porque nunca lhe faltou até agora o dinheiro para as festanças que dá aos amigos? Se a reoria destes apoiantes e do casal Gomes tivesse feito vencimento em tribunal, hoje não se punha a hipótese de ser necessária uma lei, REPTOVADA NA A.R., para essas adopções contra naturas. Bastava adquirir uma criança, tê-la na sua posse durante uns meses, um psicólogo declarar ter a criança ganho laços afectivos e tudo estava automáticamente resolvido. Com isto tudo era ver as contas bancárias e os bens dos directores de creches, onde estão internadas crianças filhas de pais pobres, ou desintegrados da sociedade, crescerem a olhos vistos. Mas, felizmente fez-se alguma justiça e a luta de Baltazar apesar de só em parte ter sido vitoriosa, no que à sua filha diz respeito, foi importântissima para que aberrações destas não possam ter acolhimento no nosso país.
Baltazar ajudou com a sua luta tenaz a garantir a justiça e a proporcionar a milhares de crianças uma familia normal, estruturada e não essas aberrações de familias anormais.
A todos aqueles que defendiam a atitude criminosa deste casal, saiu-lhes o tiro pela culatra. Educar uma criança é muito mais do que ser-se rico. Todas as crianças têm o direito a terem o amor de um pais e uma mãe naturais, quando isso é possivel, não é o caso de Esmeralda pois a sua mãe ODEIA-A E APENAS SE SERVIU DELA PARA GARANTIR A SUA ESTADIA NO NOSSO PAÍS, mas tem todo o amor do mundo do pai que por ela faz todos os sacrificios. No caso de adopção devem as crianças ter o amor e o melhor tratamento possiveis, de pessoas estranhas e nas veias de quem não corre o mesmo sangue. Não quer dizer que estas abnegadas pessoas, que fazem tudo dentro da legalidade, não sejam importântissimas no crescimento e formação da criança. Aliás, são pessoas que tratam com respeito a criança de quem vão cuidar, não lhe trocando o nome e escondendo-lhe a verdade da sua vida.
Baltazar acredite,, que milhares de crianças e país, estão agrdecidas pela tua luta.
Rosa F.
Pois é Dº.Rosa, quem alimentou o egocentrismo paranoico do sargento gomes durante todos estes anos, foram exactamente os lobies de gays, lésbicas e de alguns ricos, que não querendo, que as suas esposas e amantes deformem os seus curvilineos corpos, bem como estraguem as plásticas, lhes seria mais fácil adquirir uma criança, num qualquer centro de acolhimento.
Esperemos que o estado saiba defender as indefesas criancinhas, como não foi a caso de Esmeralda como todos muito bem sabemos. Se esta criança tivesse sido defendida e estivesse a ser defendida, nunca as visitas de fins de semana e de férias com os Gomes aconteceriam. Quanto às de Aidida, teria de haver um compromisso de não se deixar ir Esmeralda, como acontece agora, para Torres Novas.
É um bom principio e um forte sinal, dado por Esmeralda, ao recusar ir passar o seu aniversátio com aquela gente que a odeia e como chacais esfomeados e sedentos de sangue, só esperam a horta exacta para se lamçarem sobre a vitima. NÃO ESQUECEMOS, NÃO ESQUECEREMOS A CÉLEBRE FRASE DO SARGENTO PARA BALTAZAR " NÃO SERÁ MINHA, NÃO SERÁ DE MAIS NINGUÉM". QUE AS AUTORIDADES MEDITEM NESTAS PALAVRAS.
Um amigo
Nunca comentei acerca deste caso Esmeralda, embora me interessasse e tivesse a minha opinião. Hoje falando com algumas pessoas cá da cidade, que conhecem tão bem quanto eu o sargento estofador e doente renal em fase terminal, mas mesmo assim ao serviço das forças armadas portuguesas pagas com o dinheiro de todos nós,e sabemos não ser este rapazola tal como a maioria da sua familia, capaz de dar ponto sem nó, achamos estranho vir à baila esta história do nme de Esmeralda, até que alguém conhecedor esclareceu nossas dúvidas.
O desprezo, a arrogância, o quero posso e mando porque sou rico, o sentido de posse enquanto dono, porque adquiri, o esclavagista que publicamente defende tal para com esta menina Esmeralda, afirmando publicamente ser sua e de mais ninguém, são duma estupidez tal, que ao ouvirmos tais conversas nos vemos remetidos ao século XV ou XVI,XVII, quando a escravatura estava no seu auge. POssivelmente Esmeralda ainda será descendente de escravos, mas ela hoje é uma cidadã portuguesa livre e feliz com seu pai.
Este doente e frustrado casal, quis com esta história do nome, fazer esquecer ou nublar o que se passou nas férias de Natal, quando para Esmeralda passar uns dias com eles, e depois da sua persistente recusa, foi obrigada sob ameaças e não sei se algo mais a vir até à nossa cidade. Parece que o que se passou lá por Tomar, terá sido digno dum filme de terror. Portanto esta recusa dos anos, já não é a primeira recusa. Provávelmente muitas já terá havido, especialmente quando Esmeralda quer brincar com a irmã e é obrigada a acompahar dois doentes frustrados e conviver com velhos.
Esta criança tem um nome Esmeralda e esse nome deve ser respeitado. O tal de ana filipa é uma invencionice desses paranoicos gomes. Como nunca conseguiram conceber um filho próprio, porque Deus assim o determinou e não os achou capazes de educar e fazer feliz uma criança, adquiriram esta para a fazerem sofrer a si e sua familia. As pessoas odientas e vigativas, são assim mesmo.
Quanto às festas principescas dadas pelo casal gomes em sua casa, são um insulto aos pobres e a quem lhe paga os tratamentos médicos, que o mantêm vivo. E mais não digo...
Uma torrejana
Deixo aqui o meu apoio à total libertação de Esmeralda das garras dos seus algozes Gomes.
Esmeralda escolheu viver com o pai e a este foi dado o poder paternal, porque não pode ele ser exercido na sua plenitude? Porque tem Esmeralda que visitar, um avez por mês a sua prisão, conviver com os seus carcereiros e malfeitores?
Esperemos, que muito brevemente a tua escolha seja respeitada. Mereces ser feliz! Nunca o serás enquanto os que tudo te roubaram, continuarem a praticar a sua vingança e espalharem o seu ódio, sobre ti.
C.R.
Não entendemos o que um blog de apoio aos gomese aidia, (contra Esmeralda e Baltazar) por eles alimentado, possa trazer de bom ao evoluir desta criança. Claro que Esmeeralda sabendo como sabe, que aó se injuria o seu pai, ela é tratatada por um hipotético nome, e a sua familia é enxovalhada, não se sente bem e aumenta o mal estar que desde sempre sentiu pelos gomes e aidida.
Enquanto não houver da parte dos seus adequerentes, um minimo gesto que mostre vontade dum relacionamento normal com seu pai e familia, nunca esta criança se sentirá em segurança, quando deixada só com esta gente.
Não será dizendo-lhe, que tem uma avó velha e feia, um tio deficiente e um pai porco e que cheira mal, que Esmeralda sentirá da parte dos gomes e aidida, apenas ódio e sentimento de vingança dos mais primários e nogentos.
Gostaria o sargento gomes que Naltazar dissesse a Esmeralda que ele é um ser sem rins? Que a sua mulher é uma estéril e nunca poderá ter filhos? Que lhe enviasse recados pela criança ameaçando-o?
Haja o minimo de decência e se estas espécies de humanóides não sabem como é o comportamento entre humanos, que não se lhes entregue uma criança para as mãos, deixando-a sujeita a todos os perigos.
J.M.
PRIMEIRAMENTE QUEREMOS INFORMAR OS GOMES E AIDIDA MENTORES DUM BLOG CRIMINOSO A QUE CHAMAM ABUSIVAMENTE "por esmeralda", QUE ESMERALDA NÃO CHORA. ESMERALDA É TANTO QUANTO AS AUTORIDADES O PERMITEM FELIZ. PODIA SER MAIS FELIZ, SE NÃO FOSSE OBRIGADA AO CONVIVIO E VISITAS NOGENTAS E DESESTABILIZADORAS, QUE A OBRIGAM A FAZER, AO CASAL SEU CARCEREIRO DURANTE ANOS E ÀQUELA QUE DIZENDO SER SUA MÃE A DEU OU VENDEU A DESCONHECIDOS E AGORA LOGO QUE CHEGA PARA OS FINS DE SEMANA A ENVIA DE IMEDIATO E CONTRA A SUA VONTADE PARA O SEU CASTELO DE TERROR EM TORRES NOVAS. SE NÃO QUER PASSAR OS FINS DE SEMNA COM A CRIANÇA, QUE ABDIQUE DELES, POIS SEU PAI NÃO SE IMPORTA E ATÉ LHE FICARIA AGRADECIDO EM NOME DE ESMERALDA, PELA SUA ESTABILIDADE, BEM ESTAR E ALEGRIA.
FINALMENTE, MAS MAIS VALE TARDE QUE NUNCA, ACEITAM QUE SÃO POUCOS OS APOIANTES DOS GOMES E AIDIDA, POIS FOI CHÃO QUE JÁ DEU UVAS. QUE SÃO ELES PRÓPRIOS E SÓ ELES JÁ NÓS SABEMOS HÁ MUITO TEMPO. O CRIME NUNCA PODE COMPENSAR, EMBORA NESTE CASO E DEVIDO AOS COMPADRIOS E APADRINHAMENTOS, AINDA COMPENSE.SUBTRAI-SE UMA CRIANÇA DE SEU PAI, QUE A PROCURA E QUER DURANTE 6 ANOS, SÃO CONDENADOS POR TAIS CRIMES E NO FIM SÃO PREMIADOS COM UM FIM DE SEMANA MENSAL, MAIS OS DOIS QUE A CRIANÇA DEVERIA PASSAR COM AIDIDA, MAS QUE NA REALIDADE E CONTRA O QUE ESTÁ ESTABELECIDO JUDICIALMENTE PASSA COM ESSE CASAL.
CHAMAMOS A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES PARA ESTAS AS ATROCIDADES QUE ESTÃO A SER COMETIDAS COM ESMERALDA. NEM TEMPO TEM PARA BRINCAR UM POUCO COM A IRMAZITA. POSSIVELMENTE CHORA E SOFRE, QUANDO NEM ESSA BENESSE LHE DEIXAM GOZAR.
ESMERALDA PASSOU OS SEUS ANOS COM QUEM ELA AMA E POR QUEM É AMADA. COM AS SUAS AMIGAS, AMIGOS, COLEGAS, FAMILIA. SEMPRE FELIZ, SEMPRE RADIANTE.
B.B
Agora uma tal maria vem convidar o Sr. Baltazar a comentar num blog que o insulta, difama, chama a sua filha por um suposto nome e trata Esmeralda, como um objecto pertença dos gomes. Mas, desde quando se aceitam convites das hienas, para entrarmos no seu covil? Como pode vir alguém disfarçado de anjo, convidar Baltazar a validar os insultos à sua pessoa? Como pode alguém que nunca deu um passo na direcção do Sr. Baltazar, atrever-se a mais esta provocação de muito baixo nivel? O Sr. Baltazar não comenta a vida de sua filha porque respeita a sua dignidade, a sua privacidade a sua vontade. Nunca aceitará, como nunca aceitou parti-la, como na história do rei Salomão. As pessoas crianças ou adultas devem ser inteiras e não espartilhadas como pretendem fazer com esta criança. Continuem a verter o vosso ódio e veneno lá nesse blog de apoio à intriga, mentira e crime.
Rosa M.
Mas quem diz que Esmeralda chorou nos seus anos? Só pode ser gentinha mentirosa, intriguista e de muita má fé. Eu vi esse fim de semana Esmeralda por várias vezes, incluindo durante a sua festinha e estava felississima. Esssa gentalha, quando não sabe e não vê inventa qualquer coisa para denegrir a imagem de Balrazar. Fiquem sabendo, que Baltazar como PAI é um, excelente Pai, amigo, conselheiro, estabilizador e que lhe explica porque tem de ir passar fins de semana e dias de férias com a mãe e o casal, que lhe não é nada, mas tem esse direito, ganho com as influênmcias.
Deixem de dizer mal de Baltazar e familia. Deixem de andar sempre a dizer a Esmeralda, se não tem vergonha de ter uma avá velha e um tio deficiente. Deixem de mandar recados pela menina, com ameaças para Baltazar e familia. Tenham vergonha.
Uma vizinha e amiga de Esmeralda
Lá pelo blog dos gomes, que como eles próprios admitem são muito poucos eu direi como outros comentadores, que são mesmo só eles. As "amizades" que lhe restam, são sómente alguns amigos de Baco, que frequentam as suas festas. Inventam historietas de mudanças de nome, choros inexistentes e para quê? Para desviar a atenção do que realmente se passa. Para que a rejeição de Esmeralda possa passar desperceboda. Foi assim no Natal. Foi assim nos anos. Esmeralda está farta daquela gentinha, que tudo lhe roubou, até a infância.
Libertem Esmeralda desse pesadelo que são os fins de semana e férias com os gomes e aidida.Tornem Esmeralda totalmente feliz e livre.
Ana Costa
Será que entre os conhecidos do paramoica sargeto, não há alguém que o chame atenção para o mal que está a fazer a Esmeralda? Já que a pedopsiquiátra, paga por todos nós, que devia defender a criança o que faz é obedecer cegamente aos desejos dos seus amiguinhos casal e brasileira, obrigando-a e ameaçando-a severamente e em termos bruscos e crueis, se recusar tais visitas. Esmeralda já está a escolher e eesta vez não será nenhuma pedopsiquiátra profissionalmente incapaz, que vai obrigar o tribunal a deliberara contra a criança e a defender os amigos. Esta criança, apesar de ser pobre, de não gostar desta técnica, tem o direito a ser feliz e tratada como gente e não como lixo ou escrava, que é o que acontece. Se ela escolheu viver com o Pai, se quer visitar a brasoleira e o casal subtractor apenas quando ela entender, porque se continua a obrigar? Esmeralda recusou-os no Natal e recusou-os nos seus anos. Não os recusa todas as semanas, porque as ameaças da técnica lho não permitem, e Baltazar respeitador dos acordos e decisões a obriga a acatá-las. Contra a sua vontade, com dor no coração, mas as decisões são para cumprir e não como fizeram os gomes para desrespeitar e fugir quais salteadores das forças da ordem. Porque não analiza esta técnica a tristeza de Esmeralda todas as sexras feiras e sábados que tem de fazer o sacrificio de ir para Tomar com rumo imediato para Torres Novas? Foi isso o decidido? Porque não tem o direito de poder brincar um pouico que seja com a irmã? Porque admite que se faça essa crueldade a sua filha Aidida? Sabemos pelos resultados psicologicos feitos no IML de Coimbra, que esta brasileira é incapaz de amar seja quem for, mas pelo menos e já que fez tanto mal a Esmeralda, que de vez em quando a poupasse a esse sacrificio. Será que está a ser paga para tal? Será que o faz como vingamça contra Baltazar? Será que não vê que quem sofre é a criança? Para ela Esmeralda não gfoi mais do que um expediente como poderia ser outro qualquer, para obter a residência em Portugal. Logo que se tornou um empecilho para o exercicio da sua profissão, deu-a ou vendeu-a a umj qualquer casal DESCONHECIDO, nunca se importando sequer que o nome lhe fosse mudado, para mais fácilmente o pai e ela própria lhe perdessem o rasto. Esta mulherzita muito reles e este casal, trataram e tratam Esmeralda não como uma pessoa livre, mas como uma escrava, porque assim foi adquirida e assim foi cedida.
Permitam que Esmeralda seja totalmete feliz, desobrigando-a desses fins de semana e desses convivios satânicos, crueis, desumanos e nogentos. Pelo menos que lhe respeotem o nome, que ela escolheu em Janeiro de 2011 na escola de T.Novas. Que olhem para trás e analisem a reação da criança, quando este casal invadiu a sua privacidade na escola, decerto com a premissão da amiga directora. Lembrem-se do pânico que lhe provocaram a ponto de se ter urinado e borrado. Lembrem-se quem ela chamou e quem a acalmou nessa hora de aflição e terror. Com a tua enorme vontade,
serás totalmente livre um dia próximo.
Um Torrejano que ajuda a pagar o ordenado do sargento absentista e as festas riquissimas que vai dando em sua casa.
Ao passar pela lixeira do blog do sargento e brasileira, para ver quais as novas mentiras e difamações a Baltazar, fiquei espantado com o que uma tal catarina, outro pseudónimo do gomes certamente, escreve pois ninguém sem paronoia escreveria tal.
Afirma-se nesse comentário, não conhecer a autora ninguém da familia de Esmeralda. Mas, imediatamente conclui que os gomes são anjos e a brasileira uma santa. Pelo contrário, apesar de não conhecer, Baltazar é o demónio em figura de gente. Trata mal Esmeralda, fá-la sofrer, não é o verdadeiro Pai de Esmeralda, já que afirma serem os gomes os verdadeiros e únicos pais que a criança conheceu até hoje. Aquilo que se escreve são horrores e mais horrores, que quando lidos e explicados a Esmeralda, a farão ganhar mais amor pelo Pai e ainda mais ÓDIO por aqueles que a mantiveram em clausura durante 6 longos anos. Diz a tal, que não conhece ninguém, que eles ensinaram Esmeralda a ler e escrever. Pela vontade deles ainda hoje seria analfabeta, aliás como qualquer escrava que se preza, pois até para a matricularem numa escola, tiveram de ser obrigados pelo tribunal. Essa tal catarina seja lá quem for, fique com uma certeza de quem conhece muito bem todas as partes. Esmeralda não quer ver os gomes nem pintados. Só obrigada o faz. Sempre que parte para esses fins de semana vai nervosa, triste e completamente desestabilizada. Em contrapartida quando regressa vem alegre para os braços de quem a ama Baltazar e familia.
Ela sabe bem quem foi que lhe roubou tudo o que ela tinha. Quem a obrigava a deitar no lixo os presentes do Pai. Quem a transacionou para um casal que não conhecia de parte alguma. Quem a tentou esconder de seu Pai e das autoridades, trocando-lhe o nome para tal. Quem a obrigou a comer comida depois de a vomitar. Quem a obrigava a dizer ao Pai, HOJE NÃO HÁ VISITA. Quem a proíbia de emtrar no carro do Pai e quando entrava pedia às psicólogas para não relatarem o facto aos gomes, pois seria severamente castigada.
Por isto hoje Esmeralda não quer os fins de semana com aidida e com os gomes. Com aidida, porque a obriga a ir com os gomes. COm os gomes porque a tratam como escrava e serviçal dos convidados das suas festanças, obrigando Esmeralda a servir café e digestivos aos convivas. Por pouco tempo estamos certos. Esmeralda já escolheu. Não foi totalmente respeitada, mas da próxima vez que será breve, vai ser concerteza respeitada a sua vontade.
Nuno
Ele há cada um/a! Então os gomes é que são os pais de Esmeralda. Os carcereiros, subtractores, adquirentes como se duma qualquer mercadoria se tratasse é que são os pais? Eles que nunca poderão ser pais de coisa nenhuma. Ele um doente renal em fase terminal. Ela uma estéril, mulher incapaz de satisfazer os desejos de qualquer homem, que é ser pai natural. Aidida mãe modelo? Isto é um insulto às verdadeiras mães. Uma mulherzita de pinhal e estrada, para quem Esmeralda serviu exclusivamente para ser o seu documento de legalização em Portugal. Por uma criança que ela não teve qualquer pejo em transaccionar para um casal, que lhe diceram ser um casal, que não conheciaq de lado nenhum nem sabia onde morava. Que admite a troca de mome do sangue do seu sangue. Que mal ela chega a casa do seu companheiro, de imediato a recambia para T.Novas, passando por cima de todos os acordos. Uma mulherzita que nunca lhe deu nada, absolutamente nada. Que nem pensão de alimentos lhe paga, como seria seu dever e obrigação. É isto uma mãe. Uma mulher que abandonou 4 filhos e de quem dizem os especialisra, nunca lhe entregarem uma criança para cuidar, pois é incapaz de amar seja quem for ou seja o que for. Chamam a isto mãe? ACHAM QUE ESTÁ EM SEGURANMÇA ESMERALDA QUANDO A SÓS COM ESTA GENTINHA? ESPEREMOS QUEM UMA DESGRAÇA NÃO ACONTEÇA, POIS UM AMIGO DOS GOMES PROGNOSTICOU UMA QUEDA DUMA JANELA, MAS PODE SER OUTRO ACIDENTE QUALQUER.
O IMPORTANTYE É QUE ESMERALDA ESPERTA, JÁ COMEÇA A REJEITAR FRONTALMENTE OS GOMES E AIDIDA, SEM MOSTRAR VGRANDES RECEIOS. FOI ASSIM NO NATAL, FOI ASSIM NOS ANOS E SERÁ ASSIM, SEMPRE QUE ELA ENTENDER QUE O ABUSO PASSA DAS MARCAS.
Rui
Só se muda a identificação de alguém, quando queremos esconder essa pessoa. Quando pretendcemos que ela passe clandestinamente pela vida. Qual a razão exacto, porque os gomes fizeram tal atrocidade? Seria o destino final de Esmeralda a casa dos gomes? Qual seria o seu destino? Onde estaria hoje Esmeralda? Viva? Moribunda? Morta? Prisioneira?
Porque nunca se investigou a sério esta nudança de nome? Não é normal mudar-se o nome a uma criança, mesmo quando se adopta legalmente, quanto mais quando se adquire num parque de estacionamento das mãos duma intermediária. Finalmente, além de desrespeitadores das leis e decisões judiciais deste país, quem são estes gomes? Porque tinham apoios tão dispares, que iam dos gays e lésbicas, até às primeiras damas? Quem ficaria a ganhar rios de dinheiro, se a aposta dos gomes tem levado vencimento nos tribunais portugueses? Porque foram tão apoiados pelos directores dos infantários, onde são guardadas as crianças portuguesas à espera de cliente?
Pensem um pouco e no meio desta história, há muita história mal contada.
Carlos Rosa
Como mãe e avó permita-me que lhe dê um conselho. Como alguém que tem netos de pais divorciados, sei um pouco do que estou a falar.
Não é por darmos muitos bombons às crianças, que elas nos amam mais. Elas amam-nos e querem-nos pelo carinho e amor, que lhe damos. Nesse capitulo penso que o Sr. que sempre lutou pela sua filha, dá uma verdadeira lição aos gomes, que como se sabe sempre a trataram como um objecto e sempre a esconderam da sociedade. Ensine-lhe o que é a vida. É disso que as crianças gostam. Felizmente o dinheiro ainda não compra tudo. Compra pedopsiquiátras, testemunhos falsos, mas não compra as lembranças de infância, medonhas e tenebrosas, como não compra o amor livre e espontâneo duma criança. Essa é a sua grande diferença em reçlação ao casal Gomes e Aidida.
Siga o coração da sua filha. Se ela recusar as visitas de fins de semana, aceita a decisão dela. Se ela se queixar de a levarem obrigada, não deizando que ela compartilhe as suas brincadeiras com a irmã, nos fins de semana de Aidida, para casa dos Gomes, não hesite e faça queixa a quem de direito. Estou certa que ainda há pessoas boas, que põem à frente dos interesses de gente dita importante e rica, o bem estar e a felicidade duma pobre criança, que teve o azar de ser transacionada, pela mãe, para um casal paranoico, arrogante e desumano.
Maria Rita / Lisboa
Não conseguimos compreender, como é que uma técnica nomeada e paga com o nosso dinheirinho, se mantenha em funções, sem ececutar qualquer trabalho. Não tem consultas con Esmeralda há meses,Apenas frequenta a casa dos seus amigos gomes e elebora relatórios "à la carte".Não sendo esta técnica cega, surda ou muda, como não consegue ver todas as ilegalidades, que esta gentalha sua amiga continua a praticar. FINS DE SEMANA ACORDADOS QUE NÃO SÃO RESPEITADOS. PERTENCE FOICARE COM A AIDIDA E FICA SEMPRE COM OS GOMES, POIS ESTES OBRIGAM-NA A IR COM ELES. RECUSAS A ESSAS VISITAS DE ESMERALDA, QUE NUNCA FORAM RELATADAS NOS TAIS RELATÓRIOS " À LA CARTE". DESDE QUE O QUE SE ESCREVA SEJA PARA BENEFICIO, APLICAÇÃO DA VINGANÇA PROMETIDA, DO ÓDIO INCONTIDO, DOS AMIGALHAÇOS GOMES TUDO ESTÁ BEM. MESMA ESTA TÉCNICA NUNCAS PERDOOU A ESMERALDA E BASLTAZAR AQUELA TARDE DE DOMINGO EM TOMAr,À PORTA DA CASA DO AMANTE DE AIDIDA, ONDE TIDO ESTAVA PREPARADO E INCLUSIVAMENTE, ESMERALDA TINHA SIDO AMEAÇADA E A QUERIAM OBRIGAR A NEGAR O PAI. ESTA TÉCNICA NÃO DE ENXERGA MESMO. SE NÃO SABE DAR EDUCAÇÃO AOS FILHOS, COMO QUER EDUCAR OS FILHOS DOS OUTROS? N~ºAO LHE PEDIMOS MUITO, SÓMENTE QUE ESCREVA E DIGA A VERDADE E DEIXE DE COM A SUA ATITUDE, CONTINUAR A CASTIGAR, PENALIZAR E MALTRATAR ESMERALDA. PERGUNTAMOS: QUANTAS VEZES MAIS TERÁ ESMERALDA QUE DIZER A ESTA TÉCNICA QUE NÃO GOSTA DELA, QUE NÃO QUER AS VISITAS AOS GOMES, PARA QUE ELA OUÇA OU ESCREVA SIMPLESMENTE O QUE OUVE. NÃO OUVIU ELA NO TRIBUNAL? MÃO SAIU ELA DE CABEÇA BAIXA IRRITADISSIMA? O QUE ESCREVEU NO RELATÓRIO SEGUINTE?
ACABE-SE COM O SOFRIMENTO DESTA POBRE CRIANÇA.PORQUE SERÁ QUE OS FILHOS DE CARPINTEIRO TÊM DE SOFRER TANTO? NÃO FOI ASSIM COM JESUS?
Um contribuinte liquido
Todo o meu apoio para a posição expressa pela Dª. Maria Rita.
Não podemos continuar a assistor ao desrespeito permanente do sargeto e aidida a todas as decisões e acordos feitos e o único, porque é um cidadão cumpridor, mas injustiçado, as respeite e obrigue a sua filha a cumpri-las.
Esmeralda não pede para ir para e com os gomes. Na totalidade dos casos ela quer é brincar com a irmã. Mas é obrigada ir com o casal paranoico, que a considera sua propriedade. Quanto recebe Aidida? Por aqui muito se vê e muito se ouve... De uma coisa eu tenho a certeza, Esmeralda é OBRIGADA A IR COM O CASAL GOMES PARA TORRES NOVAS. Eu assiti mais que uma vez, ninguém me contou, eu vi, Esmeralda aos gritos e a chorar ser empurrada pelo sargento para dentro do carro deste. Será isto digno dum país que se diz defender a igualdade dos cidadões perante a lei? Porque não relata estes acontecimentos a dra. ana vasconcelos, pois pelo menos por uma vez ela assistiu, porque eu vi. Ou para ela será normal tal atitude? Ou porque é para satisfazer os desejos macabros dos seus amiguinhos, tudo é permitido?
Esmeralda em sede própria escolheu com quem quer viver e estabeleceu as regras das visitas. Sò e apenas quando ela quisesse e pedisse a seu Pai. Não foi ouvida, porque é filha dum simples carpinteiro e não dum RICO E DOENTE SARGENTO A QUEM NÓS PAGAMOS OS TRATAMENTOS, QUE PERMITEM QUE ELE POSSA FAZWER TODAS ESTAS PATIFARIAS.
Não tem dinheiro para pagar esses tratamentos, mas tem rios dele para oferecer festamças a meia dúzia de bebados e bebedas cá da terra e outros de fora.
Haja decoro. Esmeralda não pode continuar a ser um pedaço de lixo nas mãos desta gentalha sem formação ética ou moral.Se se pretendem vingar de Baltazar, que o façam dorectamente na sua pessoa e não por intermédio de Esmeralda, fazendo sofrer constantemente a criança, que não tem culpa de ter caído nas garras destas feras humanas.
Quem conhece o sargento e o escuta, sabe perfeitamente aquilo que ele diz de Baltazar e familia. Coisas indecorosas, que nos recusamos a reproduzir neste espaço.
Um torrejano infelizmente vizinho do sargento, que com a sua contribuição involuntária o ajuda a sobreviver.
Em tempos informamos neste espaço, no que fomos coadjuvados por muitos outro amigos de Esmeralda e vizinhos de Aidida e casal Gomeds, mas prontamente fomos desmentidos no tal blog do lixo e da mentira, defensor dos Gomes, de mães que ABANDONAM OS FILHOS A DESCONHECIDOS ATRAVÉS DUM QUAMQUER CORREIO INTERMEDIÁRIO, SE OBEDECER À LEI OU RESPEITAR A MENOR e de subtractores de crianças. Vêm agora confirmar o que sempre dissemos, porque Esmeralda não mente e sempre nmos informou de tal. Queixava-se ela, que queria brincar com a Beatriz, mas o sr. gomes e a dª.adelina, é assim que se refer ao casal, quando em liberdade. Apenas os chama por paIs, pois eles a OBRIGAM A TAL TRTAMENTO NA SUA PRESENÇA E SABENDO ELA QUE SE NÃO O FIZER CASTIGO SEVERO A ESPERA. OU SERÁ QUE TAMBÉM ISTO É MENTIRA?
Esmeralda não aceita mais e isso é a sua vontade expressa junto da sua familia de dos seus amigos/as, estes fins de semana e dias de férias, que para ela e sempre segundo ela conta, a obrigam a trabalhar em casa dos gomes. Não é só o ajudar, como acontece com muitas crianças, adelina, é mesmo trabalhar. É pôr e tirar a mesa. É servioor os convivas de café e digestivos. É recolher toda a roupa suja e ter que a meter ma máquina. É limpar o pó. Aspirar a casa. Varrer as varandas. Sãso os deveres escolares de fim de semana, sempre feitos Domingo à noite, quando chega à liberdade de sua casa.Aí, como não tem de trabalhar, tem tempo para os fazer. O QUE DIRÃO A ISTO OS SAPIENTES PSICÓLOGOS E PEDOPSIQUIÁTRAS, AMIGOS DOS SARGENTO? CONCERTYEZA APOIAM, POIS A PESDOPSIQUIÁTRA ANA VASCONCELOS, QUE SABE DE TODAS ESTAS BARBARIDADES, NU8NCA AS REFERIU NOS SEUS RELATÓRIOS "À LA CARTE".
Como podem constatar os amigos e vizinhos de Esmeralda seja em Tomar ou T.Novas, vêm, ouvem, mas não mentem.
Que as autoroidades judicias libertem esta criança, proporcionando-lhe a estabilidade necessária para o seu bem estar. Que se acabe de vez com o nervoso e as lágrimas das Quintas feiras à noite e das Sextas Feiras. Que se lhe dê permanentemente a ALEGRIA DOS DOMINGOS AO FIM DA TARDE, QUANDO REGRESSA PARA JUNTO DE QUEM A AMA E COM QUEM PODE FALAR LIVREMENTE E SEM AMEAÇAS. COM QUEM DESABAFA DAS ARGURAS PASSADAS JUNTO DOS GOMES E AIDIDA, QUE A ÓDEIAM E SE SERVEM DELA COMO INSTRUMENTO DE VINGANÇA CONTRA BALTAZAR E FEMILIA.
Uma amiga
Quero apenas dar todo o meu apoio à opinião da Dª. M. Rita.
Tem toda a razão naquilo que suscintamente escreve.
Que os verdadeiros amigos de Esmeralda nunca se esqueçam
dos perigos que a criança corre, quando a sós com esse casal de condenados e com uma mulherzita qye sendo sua mãe, despachou o pacote para desconhecidos, para que não fosse um empecilho ao desempenho da sua profissão à época, que toda a gente sabe qual era.
I.N.
Depois do sargento gomes ter afirmado na televisão, peramte milhões de telespectadores, que o livro que ora apresentava era a sua auto biografia. Depois de ter andado a autografar e vender esse mesmo livros, em feiras de enchidos e vinhos a bebados e velhimhas analfabetas. Depois de tudo isto vem desmentir tudo. Que nãi se revbê no escrito no lovro. Que muitas passagenes foram alyeradas pela escritora e não foi ele que as ditou. Que quem receitou e disse para darem 2 ou 3 comprimidos Risperdal diáriamente a Esmeralda, tinha sidoa a Beatriz Pena. Um individuo que põe em causa a ética prifissional e os conhecimentos médicos duma pessao, que por ser sua amiga e apoiante tanto o defemdeu e prejudicou Baltazar, não passa dum sujeitinho sem carácter, sem escrúpulos, capaz de mandar, com as suas mentiras e invencionices, para a forca um qualquer inocente.
É com gentinha deste calibre, que as autoridades portuguesas permitem, que Esmeralda tenha contactos semanais. Que educação pode receber uma criança destes crápulas? A educação do quero posso e mando? Do desrespeito por tudo e por todos?
FELIZMENTE ESMERALDA PASSA AGORA A MAIOR PARTE DO TEMPO COM PESSOAS QUE A AMAM E LHE SABEM ENSINAR A CONVIVÊNCIAS COM TODA A GENTE E A EDUCAM NAS REGRAS DE MORAL E DA DIGNIDADE, DANDO-LHE O MÁXIMO DE LIBERDADE E RESPONSABILIDADE. aO CONTRÁRIO DO TEMPO EM QUE CHEGOU A CASA DO PAI FAZENDO BIRRAS POR TUDO E POR NADA. SEM QUAISQUER CONHECIMENTOS DAS MAIS ELEMENTARES REGRAS DE HIGIÉNE. TOMANDO COMPRIMIDOS PARA ADORMECER E ANDAR CALMA. cHEGOU COMPLETAMENTE DESESTABILIZADA COM MEDOS INFINDÁVEIS QUE HOJE QUASE NÃO ECISTEM. lOGO DE IMEDIATO ACABARAN-SE OS COMPRIMIDOS, ATÉ PORQUE O SARGENTO NÃO LHOS ENVIOU, COMO NÃO ENVIOU ROUPA, BRINQUEDOS OU OS MANUAIS E CADERNOS ESCOLARES. ESMERALDA TAMBÉM NUNCA OS PEDIU. PASSOU A DORMIR SÓZINHA, QUANDO NA CASA DO SANTO CASAL E SEGUNDO ELA INFORMOU DORMIA COM OS DITOS. PORQUÊ? SÓ ELES O SABERÃO. ACABARAM-SE AS BIRRAS, QUE BALTAZAR INTELIGENTEMENTE SOUBE INTERAGIR E NEGOCIAR COM A CRIANÇA.
COMO SE DIZ NO BLG DE APOIO AO SARGENTO, BALTAZAR NÃO LHE PODE DAR A RIQUEZA DOS GOMES, MAS DÁ-LHE DISSO NÃO TEMOS QUAISQUER DÚVIDAS O AMOR PURO E NÃO O INTERESSEIRO, QUE OS GOMES LHE DIZEM TER PARA PAPALVO VER. A VERDADE É QUE ESTA CASAL ADQUIRIU ESMERALDA COMO UM OBJECTO DE ENFEITE LÁ PARA CASA E ASSIM A TEM TRATADO SEMPRE. COM O SENTIMENMTO DE POSSE, COMO SE DUMA ESCRAVA SE TRATE. É VER A FORMA DESUMANA COMO É OBRIGADA A IR COM ELES, NOS FINS DE SEMANA QUE PERTENCEM À BRASILEIRA. A FORMMA CRUEL COMO É ARRANCADA DE JUNTO DA IRMÃ. A INSENSIBILIDAED QUE AQUELE CASAL E BRASILEIRA MOSTRAM PERANTE AS LÁGRIMAS E GRITOS DAS DUAS CRIANÇAS, É DE TODO EM TODO UM CENÁRIO HORRORIFICO.
FAÇA-SE CUMPRIR O QUE ESMERALDA ESCLHEU PERANTE A JUSTIÇA.
Um Nabantino
Quero apenas confirmar, que também eu e pessoas da minha familia, assistimos às cenas horriveis e crueis, que são o que se passa quando as duas crianças são obrigadas a sepatarem-se, pata Esmeralda ir com os Gomes. Parece que o casal Gomes e Aidida estão a separar dois c~es raivosos. Perante o choro das crianças, Esmeralda é puchada pelo Gomes e Beatriaz é puchada por Aidida, como se de animais se tratasse.
É tempo das autoridades prestarem im pouco de atenção à forma como estas crianças são desumanamente tratadas. Não me vou identificar-me, pois a familia do sargento Gomes, não perdoa. De qualquer forma aconselhamos Baltazar a denunciar, a quem de direito, estas violações aos direitos das crianças e se quiser testemunhas, sabe como contactar-nos.
Uma boa semana para Esmeralda.
Uma vizinha de Aidida.
Muito, admirado fica um pacato e cumpridots cidadão como eu, mão ver este caso investigado e a criança salva das garras malignas dos Goems e de Aidida.
O casal Gomes que andou anos e anos a fugir à justiça, a desrespeitar as suas decisões, a mudar de casa e Adelina fugida com Esmeralda, venham depois de denunciados por quem tinha conhecimento, confirmar que mais uma vez o acordado em tribunal pelas autoridades competentes e as partes, não estaja a ser integralmente cumprido por duas delas, exactamente os Gomes e AIdida. Mas, afinal só Baltazar é obrigado a cumprir? Os outros podem fazer o que muito bem querem? Contra a vontade de Esmeralda esta pode ser levada, por vingança contra seu Pai e ela própria para casa dos Gomes todos os fins de semnana e férias? Porque não tiram então o direito às visitas de Aidida? Para que as quer ela? Para as vender? Para ganhar dinheiro com Esmeralda? Para se vingar de Baltazar por razões óbvias e de Esmeralda por esta não a ter escolhido para viver? Por Esmeralda ter escolhido a liberdade e o amor, ao negócio? Se por qualquer "milagre" o poder paternal e a residência tivesse sido entregue a Aidida, onde estava hoje Esmeralda a viver permanentemente? Em casa dos Gomes, com toda a certeza. Não foi por acaso, que eles custearam todas as despesas judiciais e advogado a Aidida!!! Porque continua Baltazar a respeitar estes acordos sempre e continuadamente desrespeitado pelos outros? Porque não acata a vontade de sua filha e lhe dá liberdade para ela dizer o que lhe vai na alma? HOJE NÃO HÁ FIM DE SEMANA. HOJE NÃO HÁ FÉRIAS. Esperariamos para ver a reação das autoridades. Assim poderiamos apreciar, como são tratados pela justiça os pobres e os ricos. Até hoje nenhuma investigação, nenhuma penalização para os prevericadores. Veriamos como agiriam em relação a Baltazar.
Apenas pedimos que a lei seja igual para todos. Apenas exigimos, que uma criança pobre seja tratada como gente e não emtregue e gente que a adquiriu e trata como escrava e lixo sub humano.
As crianças só porque são pobres não devem ser tratadas como mercadoria.
João Ramos
Aomplesmente manifestar o meu incondicional apoio a todos os amigos e amigas de Esmeralda, que indiferemtes a qualquer interesse, defendem esta criança. É esta gente que faz com que Esmeralda ainda não tenha ainda sofrido um qualquer acidente, num qualquer fim de semana ou férias, como prognosticado pelos amigos e amigas, psicólogos, psicólogas e pedopsiquiátras do sargento estofador, nomeadamente o dono dos filhos dos pobres.
Maria
Vemos e ouvinos. Denunciamos o que consideramos ser uma prepotência feita na pessoa duma criança indefesa.Nada de digno se vê ser feito pelas autoridades. Será que os apoiantes do sargento gomes ainda continuam a defender este pedante, que já foi completamente desmascarado nas suas mentiras e intrigas? Sabemos que a grande maioria já saiu de cena, mas as senis senhoras ainda determinam ou simplesmente o apoiam no que fazer? Será que não vêm que há uma criança a sofrer e a ser violentada e maltratada por estes pranoicos profissionais? Um dia porque não vão observar a tristeza com que sai de sua casa e a alegria extusiante no regresso?
Que a sua vontade seja cumprida. Que as renuncias do Natal e aniversário, sejam tidas em conta e analisadas como ações de quem quer ser livre, ser amada e viver junto de quem lhe permite tais desideratos. Amor foi coisa que nunca teve enquanto viveu con os paranoicos Gomes, que sempre a odiaram e odeiam. Não é amor roubar-se a infância a uma crianmça. Não é amor escondê-la e proibi-la de contactar com seu Pai. Não é amor aterrorizã-la. Nâo é amor envar por ela ameaças dirigidas a seu Pai. Não é amor procurar vingança, só porque ela escolheu, o amor, a liberdade ou seja, seu Pai para viver.
Evite -se o contacto desta criança com estes seres crueis. Esmeralda, uma vez que tem fins der semana com Aidida, tem o direito de os passar integralmente em casa dela e de poder btincar e confraternizar com a sua irmazita. Porque lhe retiram esse direito? Porque a fazem sofrer com essa separação forçada? Não é isto crueldade?
S.C.
PROMEIRAMENTE QUEREMOS INFORMAR OS POUQUISSIMOS APOIANTES DOS CONDENADOS POR SUBTRACÇÃO DE MENOR, QUE ESMERALDA TEM UM PAO E QUE SE CHAMA BALTAZAR. INFORMAMOS MIAS, QUE ESMERALDA NÃO RECONHECE NEM NUNCA RECONHECEU O SARGENTO LUIS GOMES COMO PAI. A ESSE SEMPRE O RECONHECEU E RECONHECE, COMO CARRASCO E APLICADOR DE CASTIGOS PSIQUICOS E FISICOS.COMO TAL NÃO FPOI NECESSÁRIO "PROIBIR" ESMERALDA DE FAZER FOSSE O QUE FOSSE PARA O GOMES, QUE COMO SE DISSE ATRÁS ELA NÃO RECONHECE COMO FAMILIAR, TRATA POR SR. GOMES E PARA ELA É APENAS A REPRESENTAÇÃO DO CABO DAS TORMENTAS OU SEJA O MEDO.
QUEREMOE INFORMAR E LEMBRAR ESSE SARGENTO ESTOFADOR, JÁ QUE ELE SE ESQUECE MUITO E ATÉ A SUA AUTO BIOGRAFIA, QUANDO DEIXOU DE LHE INTERESSAR PASSOU A SER UMA INVENCIONICE DA PESSOA QUE A ESCREVEU, QUE BALTAZAR NUNCA DEIXOU DE O CUMPRIMENTAR, QUANDO DAS DIVERSAS ENTREGAS DE ESMERALDA E QUANDO FOI ELE A PROCEDER A TAIS ENTREGAS. NÃO TEM POR OBRIGAÇÃO DESLOCAR-SE DO SEU LOCAL DE ESTADIA PARA CUMPRIUMETAR O TAL SARGENTO, POS É O DITO QUE CHEGA E NÃO BALTAZAR.NUNCA SE RECUSOU A ENTRAR NA CASA DO SARGENTO, POIS PARA TAL NUNCA FOI CONVIDADO. QUEM SE RECUSOU A ENTRAR EM CASA DE BALTAZAR FOI O GOMES, DEPOIS DE TER SIDO CONVIDADO A FAZER TAL.mAS ASSIM SE VÊ A EDUCAÇÃO DE CADA UM. de TAL MODO, SE AS RELAÇÕES SÃO AZEDAS E NÃO SÃO MAIS CORDIAIS, A RESPONSABILIDADE NÃO PERTENCE MINIMAMENTE A BALTAZAR, MAS SIM AO PARANOICO SARGENTO, QUE COMO TODA A GENTE QUE O CIONHECE SABE, TEM A MANIA DA SUPERIORIDADE, DE SER O DONO DA VERDADE E QUE FICA MUITO EXPLOSIVO E NERVOSO QUANDO CONTRARIADO.
ADMIRÁMOS DESTA VEZ O PORTUGUÊS MAIS ESCORREITO E VERSÁTIL DA MARIA. PARA QUEM ATÉ AQUI SÓ ESCREVIA COMENTÁRIOS DIGNOS DE ATRASADOS MENTAIS EVOLUIU BASTANTE. SERÁ QUE ESTE SARGENTO TRAVESTIDO FREQUENTA AS NOVAS OPORTUNIDADES?
OH SARGENTO, ENGANASTE MUITA GENTE, MAS AGORA JÁ NÃO ENGANAS NINGUÉM, NEM MESMO OS BEBADOS E BEBEDAS QUE FREQUENTAM AS TUAS RIQUISSIMAS FESTAS. ESSES DIZEM-TE QUE SIM A TUDO, ELEVAM O TEU EGO, PORQUE VÃO COMENDO E BEBENDO À TUA CUSTA E DO TEU AMIGO MURRAÇAS.
ESTA CRIANÇA JÁ ESCOLHEU COM QUEM QUER VIVER, QUEM AUER LIVERMENTE VISITAR E COM QUEM QUER CONVIVER. NESSE LOTE DE PESSOAS NÃO SE ENCONTRA O CASAL GOMES. TEMOS PENA, MAS A VERDADE É ESTA. APENAS EXIGIMOS, QUE ESTA CRIANÇA SEJA RESPEITADA PELAS AUTORIDADES, NOS SEUS DESEJOS E QUE A SUA INTEGRIDADE PSIQUICA E FISICA NÃO COMTINUE A SER POSTA EM CAUSA SEMANALMENTE. qUE PELO MENOS, SE OBRIGUE OS PREVERICADORES A CUMPTIREM UM SIMPLES REGIME DE VISITAS, ACORDADO POR TODAS AS PARTES. QUE ESMERALDA NÃO CONTGINMUE A SER OBRIGADA, APASSAR TODOS OS FINS DE SEMANA E FÉRIAS COM OS GOMES. SE AIDIDA, NÃO QUER ESMERALDA NOS FINS DE SEMANA, BASTA-LHE RENUNCIAR A TAL. NINGUÉM LHE VAI EXIGIR ESSE SACRIFICIO, COMO NUNCA NINGUÉM LHE EXIGIU A PENSÃO DE ALIMENTOS. JÁ QUE NÃO NUTRE QUALQUER SENTIMENTO DE AMOR OU SIMPLES AMIZADE PELA FILHA, UMA VEZ NA VIDA SEJA HOMESTA E RESPEITE OS SENTIMENTOS DA POBRE CRIANÇA.
UMA AMIGA
Completamente de acordo com o comentário anterior.
A verdade é que se alguém sempre recusou qualquer tipo de aproximação entre as partes, esse não foi o Sr. Baltazar, mas sim o sargento Gomes sua mulher e a brasileira. Quem sempre ameaçou e continua a ameaçar Baltazar? Quem o difamou? Quem lhe acenou com as bandeiras pretas em Tomar e na presença de Ana Vasconcelos? Quem se apoderou da filha de Baltazar durante 6 longos e penosos anos e nunca lhe permitiu qualquer contacto por mais breve que fosse? Quem proíbia e ameaçava Esmeralda se dormisse em casa do pai? Quem mandava Esmeralda dizer a célebre frase " HOJE NÃO HÁ VISITA"? Quem a adquiriu com se dum saco de betatas se tratasse? Quem lhe mudou a identidade, sabe-se lá com que intentos? Será que o destino final de Esmeralda era os Gomes? Porque nunca se investigou? or acaso será ter amor a uma criança e algum pai fica satisfeito, quando se apoderam de todos os seus pretences, incluindo os manuais escolares? Algum pai fica satisfeito, quando vê a sua filha sair nervosa e triste para esses malfadados e demoniacos fins de semana e dias de férias? Algum pai fica satisfeito e isso será uma tentativa de aproximação, quando Esmeralda a chorar informa o pai, dos recados enviados pelo sargento com todo o tipo de ameaças? Quando para achincalharem Esmeralda, lhe dizem se não tem vergonha de ter um tio deficiente e uma avó velha e feia? Será por acaso o casal Gomes um exemplo de perfeição a nivel fisico e mesmo psiquico?
A verdade é que os Gomes e a sua comparsa brasileira nunca quiseram qualquer aproximação a Baltazar. Seria bom perguntar: se têm tanto amor a Esmeralda, porque nunca se disponibilizaram perante as autoridades, ao pagamento voluntário, já que Baltazar nunca lho exigiu nem nunca exigirá,a pensão de alimentos? A verdade é que para estes parasitas Esmeralda sempre foi uma forma de a brasileira conseguir a legalização em Portugal e possivelmente ganhar algum dinheiro e para os Gomes a satisfação dum capricho, que por alguma razão superior a Mâe Natureza lhes negou. Hoje Esmeralda serve para estes seres sub humanos, exclusivamente como objecto de vingamça sobre o pai Baltazar Nunes.
C.O.
Quando nos dão ou adquirimos um animal, ao qual já tenha sido posto um nome, por respeito ao próprio animal continuamos a chamá-lo por esse nome. ESTE CASAL PARANOICO E DOENTE NEM NISSO TEVE RESPEITO PARA COM ESMERALDA. DE IMEDIATO LHE MUDARAM O NOME E PASARAM A CHMÁ-LA POR UMA "ALCUNHA", QUE ELA JÁ REJEITOU E A QUAL RENEGA. DE QUALQUER FORMA E ABUSIVAMENTE, POIS VAI CONTRA A VONTADE EXPRESSA PELA CRIANÇA, CONTINUAM PROVOCATÓRIAMENTE A CHAMÁ-LA POR ESSE NOME. MAIS GRAVE AINDA, ESMERALDA NÃO GOSTA E FAZ QUEIZA AO PAI E FAMILIA, O CASAL GOMES FREQUENTEMENTE LHE PERGUNTA SE NÃO TEM VERGONHA DO SEU NOME, POIS É O NOME DE UMA VELHA PORCA E FEIA. QUAL O FILHO QUE GOSTA QUE SE APELIDE SUA MÃE DESTES EPITETOS? É COM ESTES MIMOS, QUE TRATAM A MÃE DE BALTAZAR E INCITAM ESMERALDA IR CONTAR AO PAI, QUE ESPERAM ALGUMA COOPERAÇÃO DA PARTE DE BALTAZAR?
ESMERALDA ESCOLHEU ESTE NOME E NÃO SERÃO OS PORCOS, FEIOS, MAUS E DOENTES, QUE POR MAIS QUE TENTEM LHO VÃO ALGUMA VEZ ALTERAR. ESTA CRIANÇA É SUPERIOR A ESSAS PROVOCAÇÕES BAIXAS, VINDA DE GENTINHA RELES, SEM MORAL, EDUCAÇÃO OU QUALQUER SENTIDO DE ÉTICA. O LUGAR PRÓPRIO PARA ESTA GENTALHA ESTAR É NA PRISÃO OU NUM QUALQUER HOSPICIO E NÃO A PROVOCAREM, DESESTABILIZAREM E VINGAREM-SE DUMA CRIANÇA, SEMPRE QUE ESTÁ JUNTO DELES. CUMPRA-SE A VONTADE DE ESMERALDA E ACABE-SE DE UMA VEZ POR TODAS COM ESTAS VISITAS DE TORTURA PARA A CRIANÇA. APELAMOS PARA QUE ANA VASCONCELOS DEIXE DE FAZER AS VONTADINHAS AOS SEUS AMIGOS GOMES, TENHA UM MINIMO DE ÉTICA E HONRA PROFISSIONAL E APESAR DE NÃO GOSTAR DE ESMERALDA, TENHA A CORAGEM DE EM NOME DA VERDADE E DA CIÊNCIA, QUE TANTO TEM MALTRATADO, LIBERTE ESMERALDA DO SOFRIMENTO A QUE ESTÁ A SER SUBMETIDA E DEIXE DE PARTICIPAR NA VINGANÇA QUE ESTÁ A SER PRATICADA SOBRE A CRIANÇA E SUA FAMILIA. PARA ISTO BASTA-LHE SER NEUTRA.
UM TORREJANO
Toda a gente sabe, que se o relacionamento entre as partes neste caso Esmeralda não é o melhor, a culpa não é nem nunca foi de Baltazar. Para já não falarmos das ameaças e da mania da superioridade e da riqueza que ostenta o sargento Gomes, sempre com o intuito de rebaixar a achincalhar Baltazar e familia. Eu assisti, ninguém me contou, quando troxeram Esmeralda a casa do pai, Baltazar a convidar o sargento para entrar em sua casa e este com maus modos RESPONDEU, NÃO!!! Seguidamente, assim que Baltazar virou costas, olhou com ar de superioridade para Baltazar e riu-se com um riso cinico e de autêntico gozo. Para não falar das vezes que olhou para o relógio, pois deveria ter marcado o tempo de estadia à mulher! Que querem agora? Que Baltazar seja seu lacaio? Seu escravo? Não basta a querida Esmeralda?
Uma antiga vizinha M.M.
OS Cães ladram e a caravana passa lá para o lado do Tojal
É evidente aos olhos de qualquer pessoa racional, sensata e honesta, que a actuação de Aidida e principalmente do sargento e mulher em relação a Baltazar é inadnissivel e não pode haver da parte do pai de Esmeralda, qualquer tipo de condescendência ou aproximação a tal gentinha.
Quem nunca foi capaz de cumprir voluntáriamente qualquer decisão judicial ou mesmo qualquer acordo entre as partes, como agora acontece com as visitas, que pertencendo os fins de semnana e dias de férias a Aidida, é Esmeralda enviada via espresso para Torres Novas. Acrescente-se, que nem sequer a deizam brincar um pouco que seja com a irmãzita, como aconteceu recentemente. Nem os gritos e cgoro aflitivos de Esmeralda e irmã comovem esta gentinha irredutivel no malfazer e no castigar, assim se vingando de Esmeralda, porque não os escolheu para viver e conviver e de Baltazar, que sabem sofre, com as violentações e maus tratos a que sua filha é sujeita e que ela faz questão em lhe dar conhecimento promenorizado. Esperemos, que durante estas férias, não se repitam essas violentações sobre esta criança.Que ela passe os dias de férias com quem está acordado e não na casa dos seus terrores e temores infantis.
Que as autoridades estejam atentas, pois as ameaças do sargento sobre Baltazar e Esmeralda continuam válidas.
Boas férias Esmeralda.
M.A.
A prepotência do sargento Gomes vê-se na forma ridicula, como provocatóriamente continua a tratar Esmeralda, por um outro nome que lhe inventaram, para que fosse mais fácil escondê-la de seu Pai e das malhas da justiça. Se efectivamente estivessem interessados em qualquer tipo de relacionamento com Baltazar, chamavam-na pelo nome que ela escolheu e pelo qual ela quer ser tratada.
Evidênciando sinais dima paranoia grave, em que manifesta todos os sintomas inerentes a essa enfermidade, continua teimosamente exibindo-se públicamente nuna atitude do quero posso e mando e todos terão de fazer como eu quero, a molestar psicológicamente a criança.
Que diz q isto a técnica responsável pela ajuda à integração de Esmeralda? Nada! Como amiga e apoiante dos Gomes lomota-se a apresentar relatórios "à la carte".
Assim Esmeralda é feliz apenas 5 dias por semana. O que na verdade é pena, e nenhuma criança merece tamanho castigo.
Carlos Rosa
Mais uma vez quero manifestar o meu apoio a todas as pessoas, que querem o bem estar e a estabilização da vida de Esmeralda.
Tal como elas nunca esquecer Esmeralda e os perigos que corre, quando em contacto com a brasileira e o casal sargento.
Exigir como toda a gente de bem, que se acabe com os actos de vingamça praticados sobre Esmeralda, pelo casal sargento e brasileira.
Boas férias menina, mesmo sabendo que4 parte delas serão de sofrimento.
Uma amiga
Aqui no Tojal só há cães raivosos a ver passar a caravana, quando cá vem o sargento ou a brasileira.
Não andamos por cá a ver passar os comboios. Não somos menos inteligentes que a brasileira, os gomes e seus apoiantes. Somos gente digna, que vivemos do nosso trabalho, a quem não dão o ordemado, como ao sargento sem fazer nada e os subsidios à brasileira e companheiro.
Um Tojalense que ajuda a pagar a esta malta malta de preguiçosos
Sr. sargento Gomes, até hoje nunca foi maltratado cá no Tojal. Não tem o direito de vir para aqui chamar-nos de cães e de atrasados mentais, que estamos a ver passar a caravana. A ver passar a caravana andaram todos aqueles que o apoiaram num luta contra a lei e contra uma criança indefesa. Tenha respeito pelos habitantes do Tojal, isto se quer ser respeitado. Se não quer, será tratado como nos trata.
Aqui apenas exigimos o mesmo respeito, que temos por quem nos visita. Nada mais.
J.M
Mas, quem diz que ESMERALDA ESTÀ TRISTE? Quem a adquiriu num parque de estacionamento, tal qual se fazia com os escravos? Quem sempre se considerou seu dono e senhor, nunca permitindo, que ela tivesse o mais curto contacto que fosse comn seu Pai? Esmeralda agora diz, não há visita, mas com alegria, sem ser pressionada, de livre vontade e sem ter de fugir e esconder a cara, como fazia com seu Pai, pois a isso era obrigada pelo santo casal. Não está a fazer mais do que aquilo que manifestou há trÊs anos perante o juiz e o Procurador do MP. Durante todo este tempo Ana vasconcelos não a demoveu da sua ideia de fuga pata a liberdade e o amor? Porque terá sido? Pelo que se lÊ no blog do sargento Esmeralda terá sido mal acompanhada a nivel psiquico. Mas, afinal a amiga Ana Vasconcelos é incompetente? Ainda há bem pouco tempo era a melhor especioalista do mundo. Não terá sido só ela a falhar. O Quintino AIres disse na TVI, que Esmeralda no prazo de um ano o mais tardar estava a dar um pontapé no traseiro do Pai! Porque será, que ela o deu no de Aidida e do casal Sargento?Esmerada tem muito amor para dar a quem a ama e considera um ser humano e não a quem a considera um robot, que podem programar e fazerem dela o que querem!
Acham que Esmeralda não sabe quem a ama e quem apenas se quer servir dela? Esmeralda fartou-se de ser exibida como animal raro, perante a populaça sedenta de exotismos.Fartou- se de ser OBRIGADA SOB AMEAÇAS, a ir todos os fins de semana e dias de férias com os seus subtractores de anos, não lhe permitindo o casal sargento, que brincasse sequer com a irmãzita. Fartou-se de ter de reviver a sua infância semanalmente na casa dos seus suplicios. Fartou-se de quem tudo lhe roubou incluindo os manuais escolares. Fartou-se de ser ameaçada e de levar recados com amesças para o seu Pai. Fartou-se de ser enxovalhada, quando lhe diziam se não tinha vergonha de ter um tio deficiente. Se não tinha vergonha do nome Esmeralda, pois era o mesmo da sua avó velha e feia. Se não tinha vergonha de ter um Pai porco e pobre. Tudo isto dito e redito por um casal, que a nivel de problemas fisicos, não são concerteza e infelizmente para eles exemplos para ninguém. ELe doente renal em fase terminal, tebdo que fazer hemodiálise 3 vezes por semana. Ela estéril, incapaz de dar um ser humano ao mundo.
Não esqueceremos, que todas as ameaças feitas a Baltazar e as enviadas por Esmeralda semanalmente, continuam em vigor, pois nunca foram retiradas.
As vozes, que hoje reclamam um entendimento entre as partes, nunca levantaram um dedo sequer de condenação, quando alguém que não é da sua familia, não permitia que Baltazar se aproximasse da sua filha. O facto de serem ricos não lhes pode dar direitos sobre uma crainça, que subtrairam durante anos, crime pelo qual foram punidos pela justiça Portuguesa. Deixem Esmeralda, ser feliz, livre, amar e ser amada. Mostrem um pouco de respeito pela criança, deixando de lhe chamar nomes que não são o seu e que ela repudia e rejeita. Se querewwm uma aproximação, FAÇAM O QUE NUNCA FIZERAQM, DÊM UM PEQUENO PASSO QUE SEJA NESSA DIRECÇÃO E ACABEM COM O PODER FEUDAL QUE SEMPRE MANIFESTARAM E MANIFESTAM EM RELAÇÃO A ESMERALDA. ESMERALDA É UM SER HUMANO, NÃO É UM OBJECTO COMO O CASAL GOMES E AIDIDA SEMPRE CONSIDERARAM. QUEIMEM AS BANDEIRAS NEGRAS COM QUE AMEAÇAM BALTAZAR, POIS ASSIM ESMERALDA PODERÁ VER, ALGUMA BOA VONTADE DA VOSSA PARTE.
Uma feliz Páscoa para Esmeralda e para seu Pai e familia.
C.R.
Se Esmeralda escolheu o pai, que sabe que a ama e sempre amou, ao contrário de Aidida e dos Gomes, que conforme o próprio afirmou na televisão, era apenas e só uma arma, fez nuito bem. Esta criança sabia pelo que Aidida e os Gomes lhes diziam e da forma indigna como falam de seu pai, que para eles ela servia apenas, como mero instrumento de vingança contra Baltazar. Qual o filho que gosta que falem mal de seu pai e que o ameacem? Esmeralda inteligente como é, sabe que o verdadeiro e único amor que tem é o de sei pai e familia. A mãe ela sabe muito bem que a deu ou vendeu aos desconhecidos Gomes. Os Gomes, não são sequer da sua familia e para eles ela era uma forma de eles poderem ter algo em casa, que de uma forma natural não conseguem.
Os Gomes e Aidida, que aprendam a lição, se o seu egocentrismo o permitir e nunca esqueçam que não é com vinagre que se apanham moscas, nem com dinheiro que se compra o amor de alguém.
Boa Páscoa para Esmeralda.
Uma amiga
Esmeralda escolheu com quem quer viver e conviver. Resta-nos a todos respeitar essa sua escolha. Que não haja pressões seja de quem for, no sentido de se obrigar a criança a mudar de opinião. Tal como tinha dito no tribunal, quando semtir saudades e desejar livremente, irá visitar a Aidida e os Gomes. Até lá que se acabe com as ameaças e a desestabilização. Que se deixe Esmeralda ser criança, o que ela nunca foi enquanto esteve sob o dominio feudal do Gomes. Que aqueles técnicos que erraram em toda a linha nos prognóstcos sobre Esmeralda, se remetam à sua insignificância, se calem e saibam que Esmeralda, se eles tiverem capacidade para analisarem este caso,lhes deu uma lição em toda a linha. Os pontapés no rabo do Pai ao fim de menos de um ano, o atirar-se da janela, o ser uma revoltada, o nunca se integrar na sua familia, tudo tem saído furado. Esqueceram estes
técnicos, que o amor tudo vence e que realmente Esmeralda e Baltazar se amam verdadeiramente como Pai e Filha. Que se acabe com as ameaças sobre uma prbre criança, que apenas quer ser isso mesmo. Assim os subtractores e amigis destes a deixem ser felize lhe dêm a tgranquilidade que já merece.
M.F.
Lá pelo blog de apoio ou melhor dizendo do Gomes, pretende-se cumpabilizar Baltazar, por não existir um bom relacionbamento emtre Aidida, Baltazar e os Gomes.
Vamos ver as coisas muito imparciálmente e por alguém que sempre esteve do lado dos Gomes, até ao dia em que o mesmo desmentiu o escrito dum livro, que ele tinha dito ser uma sua autobiografia, que comprei e ele mesmo me aitografou e no dia em que disse para a televisão que Esmeralda era uma arma. Uma arma contra quem?
Analisando friamente a situação. Por acaso o casal Gomes e Aidida deram algum passo por mais pequeno que fosse, para que entre eles e Baltazar pudesse haver a mais pequena convivência? Por acaso a triste e infeliz actuação de Ana Vasconcelos à entrada da casa de Aidida, quando esta recebeu de forma agressiva e imprópria Baltazar, contribuiu para esse amainar de animos ou atirou gasolina no fogo? Porque tomou partido esta técnica, paga por tods nós? Porque foi ela própria agressiva para Baltazar? Que papel representa ela nesta história? Por acaso os Gomes já ofereceram alguma foto de Esmeralda em bébe ao Pai? Já retirou o SR. Gomes as ameaças, que proferiu contra Baltazar? Já apresentaram desculpas pela difamação a que sujeitaram o rapaz? Já se declararam arrependidos pela forma desumana, cruel e malcriada como Baltazar era sempre recebido à porta da casa dos Gomes? Já se esqueceram, quando mandavam Esmeralda dizer " HOJE NÃO HÁ VISITA", de cara escondida e acabada a frase corria de imediato para dentro de casa, incapaz de olhar o Pai na cara, poíbida e ameaçada que estava? Já se terão esquecido, que ptoíbiam Esmeralda de entrar no carro do Pai? E onde estão as prendas que o Baltazar lhe levava? Na lixeira? Por muito desumanos que possamos ser, isto ultrapassa o razoável.A crueldade tem limites. Porque continuam a chamar Esmeralda por nomes inventados pelos Gomes, numa provocação e confrontação com Baltazar? Se efectivamenbte querem um arrefecer de ânimos há que tomar algumas iniciativas. Nâo pode ser provocar e depois esperar que nos dêm a outra face. Esmeralda escolheu. Que pode Baltazar fazer? Obrigar a filha a violentar-se? Não era o sargento, que dizia, quando Esmeralda tinha 4 ou 5 anos, que ela é que decidia quem qeria ver e com quem queria conviver? Agora tem 10 anos.
Esmeralda já tinha escolhido com quem viver e conviver. Não fora a interferência com ameaças de Ana Vasconcelos e esse assunto tinha ficado resolvido há muito. HOJE ESMERALDA PODE DIZER A ESSA "TÉCNICA", QUE NÃO É UMA CRIANÇA ANORMAL E SABE MUITO BEM O QUE QUER PARA A SUA VIDA.
Esmeralda sabe quem ama e sabe quem odeia. Esmer5alda vê, ouve e lê. Esmeralda sabe hoje muito bem o que foram os Gomes seus subtractores para si.Sabe que para eles, ela não passa duma escrava e duma arma de arremesso contra seu Pai. É isso que Esmeralda não perdoa aos seus subractores.
Deixem Esmeralda, co9mo muita gente diz, ser feliz junto de quem a ama e não a apresenta peramte a populaça como ser raro.
Pedro/Santarém
Venho a este espaço para manifestar o meu apoio incondicional a todos os amigos de Esmeralda, que defendem a sua libertação do jugo do casal Gomes.
Ninguém esqueça que esta criança foi entregue (dada ou vendida), pela mãe a este casal que ela desconhecia por completo e que só veio a conhecer, quando necessitaram da assinatura do Baltazar e a incumbiram de a conseguir a todo o custo.
M.Fátima
A verdade é que Esmeralda já tinha escolhido o destino que desejava para si, quando foi ouvida pelo juiz a MP. Só não lhe foi feita completamente a sua vontade expressa de viver com o pai e visitar, quando ela entendesse e não por imposição Aidida e o casal Gomes, o sr Gomes e a sra. ADelina, como ela se referia e refer a estas personagens sinistras da sua vida.
Não foi executada a sua vontade, porque Anma Vasconcelos assim o não entendeu. Achou por bem dizer, que a criança não tinha idade para escolher e não seria essa a sua vontade. Afinal parece que era a sua vontade e que a criança sabia muito bem o que queria.Esqueceu-se de dizer, que tinha passado o fim de semana no Alentejo, em lavaqens cerabrais constantes, bem como ameaças de baixo nivel, para o que se dizia ser uma conceituadas técnica. Bom a mesma que agora os Gomes lá pelo seu blog dizem "ter sido Esmeralda mal acompanhada psicológicamente". Com aconteceu com Beatriz Pena e outros apoantes conhedidos, sempre que as coisas se complicam e não correm bem para o sargento, esre não se inibe de responsabilizar, quem por ele colocou a sua credibilidade nas brasas. Esquecem-se essas pessoas que a paranoia não deixa que o sr. Gomes raciocine o minimo possivel e aja simplesmente pelos impulsos de momento e sempre a tentar sacudie a àgua do seu capote. Responsabilidades nunca é com ele. Viciou Esmeralda em Risperdal, mas a responsabilidade foi de Beatriz Pena. Nunca foi apanhado com Esmeralda quando andaram fugidos, mas a responsabilidade foi dos agentes da PJ, que o aconselharam a esconder a criança. Não tratou legalmente do processo de doação e depois de adopção, mas a responsabilidae foi dum advogado, do qual nunca disse o nome, pelo simples facto de que não existia nem existe.
De igual modo o procedimento de Aidida não é sí reprovável como é execrável. Habituada a abandonar filhos com toida a facilidade, fez o mesmo com Esmeralda, quando os seus desugnios de residência em Portugal, foram concretizados e quando Esmeralda para ela não era mais que um estrovo no prosseguimento da sua profissão. Em vez de se dirigir à segurança social a a outros organismos públicos e privados que estão vocacionados a auxiliar crianças en risco e mães em dificuldade, preferiu seguir o caminho mais simples. Por meio duma qualquer intermidiária, preferiu dar ou vender a criança sua filha, sangue doi seu sangue a umn casal desconhecido, sem saber qual o destino que esta iria ter. Para tal assinou um papel de merceeiro é verdade, mas onde renunciava a quaisquer laços de parentesco. Acresce-se a isto, os resultados dos testes psiquiátricos feitos no IML de Coimbra, que concluem ser esta mulher incapaz de amar ou criar ligaçãoestável seja com um filho ou com qualquer outra pessoa. Assim o disse Paulo Sargento na TVI e outro reputados técnicos, muitos deles amigos e defensores da causa do Gomes que agora é também a sua.
Boa Pácoa Esmeralda e familia.
João Carlos
Uma boa Páscoa para Esmeralda e familia, bem para todos os seus verdadeiros amigos e amigas, que desejam a sua felicidade e a sua libertação, da via sacra a que tem sido obrigada. Que sejas muito feliz com quem te ama e a quem tu amas.
José Manuel.
Amigas e amigos de Esmeralda. Não vamos esquecer e deixar de apoiar esta criança, na sua luta pela liberdade, pela felicidade e pelo amor. Nesta luta heroica duma criança, que deixando de temer as ameaças dos Gomes, de Aidida e de Ana Vasconcelos, lhes faz frente na defesa da sua identidade como ser humano livre, que como qualquer escravo se quer livrar do arbitrio e da preporência dos seus DONOS E SENHORES.
A verdade é que ninguém vive feliz, quando sabe ter sido transaccionada como um objecto, quando sabe ter-lhe sido ROUBADO o convivio com sem pai que sempre a amou e sempra a quis desinteressadamente e não com fins obscuros, de algúém que lhe mudou o nome para mais fácilmente a esconder do mundo. Não perdoa aos Gomes as ameaças que lhe faziam e fazem e as enviadas como recado para seu pai e familia.
Esmeralda quer ser livre. RESPEITEMOS INTEGRALM,ENTE O SEU DESEJO. TRATEMOS ESMERALDA COMO SER HUMANO E NÃO COMO LIXO HUMANO, COMO ACONTECIA COM OS GOMES E SEUS COMPARSAS.
Rui Pedro
ENTRE O AMOR, O ÓDIO, A VINGANÇA, OS MAUS TRATOS, AS EXPOSIÇÕES PÚBLICAS (PARA POPULAÇA VER), ESMERALDA ESCOLHEU O -AMOR.
ESCOLHEU AQUELES QUE A AMAM E QUE ELA AMA. AQUELES QUE DESINTERESSADAMENTE SEMPRE A QUISERAM. AQUELES QUE SEMPRE A RESPEITARAM COMO PESSOA. AQUELES QUE NUNCA LHE TROCARAM O NOME. AQUELES QUE NUNCA LHE ROUBARAM OS SEUS PARCOS PERTENCES. AQUELES QUE SEMPRE QUISERAM QUE TIVESSE UMA INFÂNCIA FELIZ, E NÃO ESCONDIDA DO MUNDO. AQUELES POR CUJAS VEIAS CORRE O SEU SANGUE. RECUSOU QUEM A TRATOU SEMPRE COMO LIXO, COMO ARMA DE ARREMESSO, COMO ESCRAVA, COMO SUB HUMANA.
ESMERALDA ESCOLHEU SER FELIZ, DEIXEM QUE O SEJA.
M. Fátima
Venho a este espaço apenas parta perguntar se o casal de criminosos condenados por subtracção da menor Esmeralda, já tiveram a amabilidade de darem ao pai, uma simples fotografia de quando Esmeralda era bebé. Pode ser a mais feia, aquela que eles não gostam e ainda não atiraram ao lixo, como as ofertas de Baltazar e Esmeralda, por falta de tempo.
Como vem esta gentalha, esta cambada de doentes e imbecis falar de união entre as partes? Ou esse papel cabe exclusivamente a Baltazar? Eles senhores do mundo, donos duma paranoia que a isso os convence, acham que tudo gira à sua volta e todos são seus snbditos? Perderam Esmeralda, que aliás para eles e no dizer do sargento foi um alivio, pois a arma já dava muitos tiros pela colatra e ele já começa a estar farto de pagar para Aidida.
Assim se comprova o tipo de amor que tinham pela criança e deixa muitas dúvidas no ar sobre o destino final de Esmeralda. O nome foi de imediato mudado? Muito tarde deram conhecimento às autoridades, que eram possuidores do pacote! Aidida não conheciaq o casal de parte nenhuma, nem isso lhe interessava absolutamente nada. PARA ELA O QUE interessava é que era filha dum português e isso garantia-lhe a residência em Portugal.
Força Esmeralda e familia.
C.B.
Será uma forma carinhosa chamar pricesa a Esmeralda? Pelos exemplos que vêm últimamente noticisdos das verdadeiras princesas, aquilo que mais uma vez estão a fazer a Esmeralda é INSULTAREM-A, DIFAMAREM-A E TRATAREM-A DE FORMA QUE NENHUMA CRIANÇA MERCE OU DEVE SER TRATADA. MAIS UMA VEZ ESTÃO A INSULTAR ESTA POBRE ESCRAVA DE ANOS, DE SENHORES RICOS.
Carlos Rosa / Algarve
Fala-se lá pelo blog do sargento e da brasileira, em rejeição por parte de Esmeralda a esta gente.
Dizem eles, que uma criança não conhece o ódio, mas pode rejeitar.
Gostaria, que me provassem cientificamente, que uma criança desconhece o ódio.Uma criança com 10 anos sabe perfeitamente quem gosta dela, quem a odeia, quem odeia seu pai e familia. Sabe interpretar as conversas que ouve e sabe relatá-las como sendo muito ou pouco graves. Sabe que quem a ameaça, não é sua amiga e quem lhe envia ameaças para seu pai, decerto o odeia.
Mas, admira-me, que só agora tenham notado a rejeição! Não se aperceberam, quando ela escolheu o pai para viver e recusou qualquer contacto com os Gomes, que isso era a recusa total? Estes convivios só aconteceram por imposição da técnica que o tribunal nomeou para acompanhar a sua integração com o pai, mas que fez apenas o contrário. Mas com tal ineficácia, que os resultados estão à vista. Nenhuma criança gosta de ser ameaçada e não pode ter confiança em alguém, que das poucas vezes que com ela falou, tudo contava aos Gomes, servindo-se estes disso mesmo para efectivarem ameças sobre Esmeralda e familia. Esmeralda sempre soube que Ana Vasconcelos era amiga e defensora dos Gomes e inimiga e adversária de seu pai. Sempre soube, aue esta técnica a considerava ANORMAL.
Não conhecem o dito da sabedoria popular, que o fruto proibido é o mais apetecido? Não sabiam eles, que ao proíbirem qualquer contacto com Baltazar, estavam a aumentar o apetite na criança, à concretização desses mesmos contactos ? Não sabiam, que dizendo coisas horriveis de seu pai, lhe estavam a abrir o apetite para o desconhecido e a vontade de saber, se realmente era assim ou era diferente? Claro que, quando Esmeralda em contacto com seu pai verificou, que tudo o que dele diziam não passava de mentiras e invencionices para a retirarem ao seu convivio, foi para ela muito fácil escolher entre quem nunca lhe mentiu, nunca a privou da liberdade, sempre a quis e amou e desprazar quem a ameaçava e amedrontava. Será possivel que nunca se tivessem apercebido que Esmeralda tinha e tem MEDO E SÓ MEDO do Luis Gomes? Teriam também medo as técnicas ditas amigas e coniventes com os Gomes, das suas intempestivas e animalescas reacções? Não foram ameaçadas e insultadas as técnicas, que tiveram a coragem, de dizerem o que se passava realmente com Esmeralda? Que para ela Baltazar era o porto seguro, contra esse medo em que vivia? Não se aperceberam, que Esmeralda nunca considerou Aidida como mãe? Que desde bastante cedo soube que tinha sido abandonada por ela, nas nãos dum qualquer casal desconhecido? Que desde que soube que lhe tinham mudado o nome, isso foi muito mal aceite por ela? Que a partir, especialmente da tal visita ou invasão à escola, indo contra as ordens do tribunal, quando Esmeralda entrou en pânico, se urinou e borrou e tiveram de chamar Baltazar e Ilda para a acalmar, Esmeralda aumentou o MEDO por esse casal? Que passou a referir-se a eles apenas como sr. Luis e dª. Adelina?
Não sabiam eles, que indo Esmeralda de fim de semana para Tomar, o seu principal e único objectivo seria brincar com a irmãzita? Porque lhe retirava esse prazer o casal Gomes, OBRIGANMDO-A a ir com eles para T. Novas e outros locais? Não é isto castigar e violentar esta criança? Para não se dizer, que era mais uma vez não cumprir o acordado em sede própria, no tribunal, mas isso é norma deste casal.
Assim sendo estavam è espera que Esmeralda continuasse a sugeitar-se ao livre arbitrio destes novos ricos sem escrúpulos?
Esmerlada libertou-se de alguns dos seus medos e quer ser feliz junto de quem a ama e não de quem a odeia e para quem não passa de uma vitima de exteriorização e libertação da raiva que sentem por ela e familia.
Um Torrejano
Vocês não tem coração?
Vocês semeiam ódios.Colheram ódios!
Semeiam ventos:colheram tempestades!
Vocês tem filhas?
Lembrem-se que pagarão pelos mal que vocês causam até a 4ª geração.
Reflictam sobre isso e talvez Deus vai ter misericórdia de vocês e dos filhos dos teus filhos,netos dos teus netos,bisnetos dos teus bisnetos.Não pagam vocês,pagam eles.
Porque temos coração, queremos o melhor para Esmeralda. Respeitamos as suas escolhas. Salvaguardamo-la dos seus medos e fantasmas. Queremos, que Esmeralda seja feliz com quem escolheu. Queremos que viva com quem ama e por quem é amada. Queremos que viva livre e não subjugada às ameaças e ao medo, que o casal Gomes e Aidida representam para si. Queremos que seja tratada como ser humano e não como um animal raro, que se apresenta na praça pública, como propaganda, para que a populaça se divirta. Não queremos que Esmeralda, apesar de assim ter sido adquirida, deixe de ser tratada como uma escrava no século XXI. Queremos respeitar o desejo da criança ao seu nome próprio e não a uma identidade, que ela rejeita, mas que continuam a impor-lhe.
Quanto às pragas, que atirais contra os defensores/as e amigos/as de Esmeralda, se valessem algo, cairiam sobre vós, que defendeis com a maior das latas e armados em cordeirinhos uma brasileira, que deu ou vendeu a filha a desconhecidos e servindo-se dela exclusivamente para obter a residência em Portugal, bem como um casal de condenados por subtracção de menor e que até hoje nunca respeitou qualquer decisão judicial. Mas, vozes de burro não chegam ao céu!
Esmeralda e os seus familiares e amigos são mais fortes, que esses desejos demoniacos, feitos por gentinha habituada a frequentar bruxarias e coisas similares. Nenhum pai santo, nem as suas feitiçarias, nos fará demover de defendermos esta criança das mãos de gente paranoica.
M.F.
Como é possivel permitir, que Esmeralda seja obrigada (ou tenha sido) a conviver com gentalha desta espécie? Gentinha, que é capaz de transferir para os familiares, até à quarta geração os "pecados" ou pseudo erros de uma qualquer pessoa. Que culpa têm os descendentes?
Bem, a verdade é que só pode fazer estas pragas demoniacas, quem não pode felizmente ter filhos, netos, bisnetos, tetranetos, etc.etc. Gentinha, que sabe que o seu ADN acaba quando morrerem. Gente que nunca soube nem saberá o que é a felicidade de ter um filho natural. Saber que naquele corpinho sensivel e frágil, corre o nosso sangue e um dia nos irá chamar pai e mãe, sendo realmente nosso filho, saído das nossas entranhas e não adquirido num qualquer parque de estacionamente por meio de uma qualquer intermediária.
Carla R.
Para o anónimo das 8H51.
Que mau gosto esse seu comentário. Que culpa têm os meus filhos e netos, dos erros que eu terei cometido? Porque hão-de eles pagar por isso?
Tenha juízo e um pouquinho de bom senso.
Que coisa de tão nau gosto!
Oh sr. Gomes você tem cada bosta de apoiante!!!
João Paulo/Cascais
Realmente só quem não sabe o que é o amor por um filho ou neto, nem nunca saberá, pode cometer a heresia de desejar, que sobre os descendentes de alguém caiam pragas horrorosas, pagando por algo que não fizeram.
Será que este casal Gomes, ela estéril e ele doente renal, estará a pagar por algo que algum seu ascendente até à 4ª. geração cometeu?
Haja decência. Quando Esmeralda ler estes comentários, decerto ficará ainda mais esclarecida sobre o intimo daqueles, com quem foi obrigada a viver a sua meninice perdida. Entenderá então, porque tanto a castigavam, tanto medo lhe metiam e tanto a ameaçavam. Porque provam cada vez mais serem pessoas más e vingativas. Se não for protegida pelas autoridades competentes, esta criança nunca deixará de ser perseguida, nunca se sentirá segura, pois este casal e a brasileira tudo farão para se vingarem da rejeição a que foram sujeitos.
M.N.
O ódio pelo casal gomes e brasileira que vocês tem e todas as mentiras que dizem e transmitem Esmeralda serão cobradas por Deus que tudo sabe e tudo vê.
E já agora vc´s estão sempre a bater no ceginho por causa de uma foto né?
Então porque o Sr (o) Baltasar não a tirou quando a filha nasceu?
Baltazar não podia ter tirado a foto quando Esmeralda nasceu, pelo simples facto de que a brasileira não o avisou do nascimento da criança.Baltazar soube que ela estava grávida p0ela irmã desta, tendo-lhe dito para o cobtactarem quando a criança nascesse. Ainda está à espera desse contacto! Soube da existência de Esmeralda, quando a brasileira por mando do sargento (e dos seus negócios eles é que sabem), foi a casas da mãe de Baltazar, com uma folha de papel em branco para Baltazar assinar. Quando lhe perguntaram porque não tinha levado a menina p+ara eles a verem e possivelmente tirarem a tal foto, respondeu estar com familiares em Lisboa, quando ela já estava na posse ilegitima dos Gomes. Além de que todos nós sabemos que Aidida por esse tempo era mulher de vários homens, pelo que era de todo legitimo, que Baltazar pudesse duvidar e quisesse confirmar a paternidade. Mas, sempre aformou, que desejaria criar a sua filha se tal se provasse. Logo que soube do facto, protificou-se a exercer a paternidade em todas as suas vertentes, como hoje acontece.Quem nunca permitiu tal, foram os Gomes, que nunca aceitaram e nunca cumpriram as decisões judiciais. Não era por acaso que o amississimo de gomes sr. vilas boas, afirmava estar Esmeralda ilegalmente com aquele casal. Só mudou de opinião, depois das pressões exercidas pelos amigos do tio do sr. gomes. Todos os dias acontece em Portugal haver quem duvide da paternidade de uma criança e não é por esse facto que as mães vão a correr dar ou vender os filhos. Se têm dificuldades económicas, há Instituições para cuidar delas e nunca nenhum bebé morreu ou morre de fome no nosso país. A verdade é que Esmeralda era um estorvo para a profissão da brasileira e já tinha cumprido a sua missão, de abrir as portas à concessão da sua legalização em Portugal.
A verdade, é que, se o sargento Gomes tivesse cumprido a sentença judicial, quando Esmeralda tinha um ano e poucos meses, decerto ninguém lhe reclamaria absolutamente nada. Estamos certos, que hoje Esmeralda conviviria agradávelmente com os padrinhos, como Baltazar chegou a propor, não teria MEDO do sargento Gomes, não teria tido uma infância (perdida) longe do mundo e das pessoas, encarcerada em verdadeiras prisões e fugida das autoridades. Decerto hoje Esmeralda não poderia dizer, que o casal Gomes tudo lhe roubou, desde a presença e amor do pai até aos livros escolares. Decerto não teria comido sopa, depois de a vomitar. Não teria sido motivo de troça das outras crianças por só levar ração de combate para a escola como lanche. Mas lá diz o ditado popular" QUEM TUDO QUER TUDO PERDE".
É de muito mau gosto, quando não gostamos da opinião do outros, atirar com pragas, ainda que isso de nada valha, para cima não dessas pessoas, mas dos seus decendentes, que nada têm a ver com a opinião dos seus ascendentes. Como diz um comentador anterior, muitas pragas terão rogada a antepassados dos Gomes de de Adelina, para eles hoje sofrerem de males tão graves como aqueles que têm. Isso nunca se deve desejar a ningúem e só demonstra a vossa incapacidade para aceitarem as opiniões dos outros e a vossa sede de vingança sobre Esmeralda e sua familia.
Esmeralda é feliz, tem amigos verdadeiros e vive rodeada de quem ama e por quem é amada, sem MEDOS E FANTASMAS.
Um Torrejano
O meu maior repúdio para com as ameaças, desejos demoniacos sobre Esmeralda, familia e amigos, imagine-se, até à quarta geração para alé do espirito de vingança e ódio que manifestam. Não chegava as difamações, ameaças, apareceram agora as pragas, provávelmente feitas pelo bruxo ou bruxa do Entroncamento, que segundo se diz o santo casal gomes frequenta e onde já terá levado Esmeralda sem autorização do Pai.
O meu maior apoio para esta criança, familia e todos os verdadeiro amigos/as, que desejam que seja uma pessoa livre e fraterna.
A riqueza não é felicidade. Se ESMERALDA É FELIZ E QUERIDA NA POBREZA DA SUA FAMIULA, MAS ONDE RECEBE MUITO AMOR E CARINHO, PORQUE HÁ-DE QUERER SER INFELIZ E ESTRANHA, NA RIQUEZA DOS GOMES ONDE RECEBE ÓDIO, AMEAÇAS E DESEJOS DE VINGANÇA?
Maria
Independentemente de tudo o que se passou com Esmeralda, a verdade é que se houvesse da parte do casal Gomes, vontade para um entendinebnto por minimo que fosse entre as partes, esse simples gesto de ofertarem a Baltazar um foto de Esmeralda em bebé, já há muito teria acontecido e nem seria necessário que alguém falasse no assunto. Seria sempre uma iniciativa nuito bem vista e que estou certa calaria fundo em Baltazar. Assim... nunca poderão acusar Baltazar de se recusar e estender a mão a esse entendimento. Sempre disponivel para resolver as coisas por via da negociação e do diálogo directo, ao contrári do casal Gomes e de Aidida e muitas vezes cedendo em coisas fundamentais, como aconteceu com as férias grandes de 2009. Podem ter a certeza, que a maioria das pessoas não fariam o que este homem fez, para mais sabendo-se do lado da legalidade.
Sempre o casal Gomes e Aidida mostraram indisponibilidade para qualquer entendimento não imposto. Atente-se no facto do Sr. Gomes se recusar a entrar em casa de Baltazar a convite deste, a forma trocista como se lhe referia chamando-o de "camdidato a papá". A haver algum candidato a papá esse
seria sempre o Sr. Gomes. A forma como Aidida na presença de Ana Vasconcelos montou uma cilada a Baltazar em Tomar, quando foram buscar Esmeralda, acenando-lhe com as bandeiras pretas e apenas desmontada porque Esmeralda mais uma vez preferiu o Pai.
Penso que com um pouco de boa vontade, todos poderiam conviver com Esmeralda, se ela assim o entender!...
M.Fátima
Foi com esta gente DEMONIACA, VINGATIVA E MÁ, que Esmeralda foi OBRIGADA a viver durante a sua infância e agora era obrigada a passar fins de semana e dias de férias? Com esta gente que nem as doenças renais e a esterilidade os fazem ser um pouquinho melhores?
Não quero, recuso-me a acreditar, que houvesse profissionais do foro psicológico, que permitissem tal aberração. Recuso aceitar que por simples amizade, e algum almoço ou jantar, como se diz. que técnicas pudessem emitir comunicados e relatórios favoráveis ao casal Gomes e a Aidida em prejuízo duma criança. Acho isso de tal forma desumana, reles e éticamente reprovável,
que esta actuação deveria ser analizada conveniemtemente e sem apadrinhamentos pelas autoridades competentes.
Como é possivel que se queira que Deus puna, pessoas familiares, mas que nada têm a ver com quem emita a sua opinião livremente.
Nunca nesteb espaço se mentiu. Mentiram sim no blog dos ex.condenados por subtracção Gomes. Desmentiram que Esmeralda não passava todos os fins de semna com os Gomes, quando tal denunciámos, para mais tarde virem confirmar, que a pedido de Esmeralda esta ia todos os fins de semana e férias com os Gomes. Claro que era mentir ser a pedido de Esmeralda, pois ela negava isso mesmo e pedia ao Pai para a não obrigar a ir mais para junto do Gomes, de quem afirma ter MEDO. Não tiveram ainda coragem de desmentir, que a Esmeralda não era permitido pelos Gomes, que ela sequer brincasse por pouco que fosse com Esmeralda. Nem os gritos lacinantes da bebé de de Esmeralda os comoviam ou demovia das suas diabólicas acções. Quando se espreme demais a laranja, esta deixa de dar sumo.
As sumptuosas festas dadas, a um restriro grupo de "amigos", que tudo contam e tudo dizem, não sendo necesssário as informações de Esmeralda, que não sabe concerteza o que é caviar, champagne françÊs, etc., em casa dos Gomes, com acepipes carissimos, não foram suficientes para convenmcerem Esmeralda a trocar o AMOR E A LIBERDADE DE SUA CASA, pelo ÓDIO E REPRESSÃO, QUE ViVIA EM CASA DOS GOMES E DE AIDIDA.
QUE ESMERALDA SEJA FELIZ COM QUEM QUER E ONDE QUER, SÃO OS NOSSOS MAIS SINCEROS DESEJOS.
hOJE DIA 25 DE ASBRIL, ESPEREMOS QUE SEJA DE LIBERDADE TOTAL PARA ESTA CRIANÇA, QUE É PORTUGUESA E SE RECUSA A TER DONOS!!!
Carlos Rosa
Mãe não é aquela mulherzitam que nos dá ou vende a desconhecidos.
Que se serve de nós para obter a residência num derterminado país e imediatamente nos abandona com desconhecodos. Mãe não é aquela que nos troca por encontros ocasionais, num qualquer pinhal ou estrada. Mãe não é aquela, que nos fala muito mal e insulta o nosso pai. Mãe é amor não é ódio e desejo de vingança. Mãe não permite, que se chame um filho/a seu por um nome que não é o dele/a. Mãe nunca assina um papel, em que declara renunciar a todos os laços familiares, com o sangue do seu sangue. Como mãe, mesmo de afecto, nunca pode ser alguém, que obriga a criança a comer sopa depois de a ter vomitado. Que a mantém encerrada para o mundo durante a sua infância. Que não permite que vá à escola.Que lhe retira todos os seus parcos bens, quando vai para casa de seu pai. Que a exibe, como se dum bicho raro se tratasse, perante a populaça, sedenta de casos extravagantes e insólitos. Mãe não incute medos na cabecita dos seus filhos. Logo Adelina nunca pode ser mãe de criança nenhuma, pois para ela esta ou outra qualquer criança não passa dum brinquedo, para usar e deitar fora, quando não interessar. Felizmente, que a natureza não lhe permita, que possa fazer a um filho natural, aquilo que fez a Esmeralda.Por isso esta criança a não considera como mãe. De igual modo e pelo exposto, Aidida nunca pode ser considerada uma mãe para Esmeralda, nem esta a considera como tal. Esmeralda sabe muito bem quem a ama, estima e a trata como filha verdadeira. Sabe muito bem, quem nunca a abandonaria nas mãos de desconhecidos, só para se livrar do empecilho, que lhe tolhia os movimentos, na vida que levava. Sabe, que como ela três meios irmãos seus foram abandonados lá pelo Brasil.
Mãe merece-nos todo o respeito e anor, mas para isso é necessário, que também os filhos sejam respeotados e amados.
J.M.
Realmente ser mãe não é como a brasileira, servir-se da filha para os seus ionteresses e imediatamente satisfeitos, transaccioná-la para desconhecidos.
Ser mãe não é como a Lagarto, adquirir uma criança, como de dum brinquedo se tratasse, encerrá-lo numa casa longe do mundo e das pessoas, andar fugida às autoridades, não pemitindo qualquer espécie de contácto com o seu progenitor, considerando-a propriedade sua, como uma qaulquer escrava, adquirida num qualquer mercado. Mas, mesmo aos escravos os donos, que os adquiriam, não lhes mudavam o nome, como aconteceu com esta infeliz. Porque teimam em chamar-lhe um nome inventado, como o qual neste momento ela não se identifica e repudia?
Esmeralda escolheu a sua felicidade, a liberdade, o amor e a familia. Deixem Esmeralda ser feliz. Deixem de a insultar, chamando-lhe nomes que ela não aceita. O dinheiro e as faustosas festas nunca conquistaram, não conquistam nem conquistarão o amor e o carinho duma criança.
Felicidades Esmeralda. Esperemos que respeitem as tuas escolhas.
Teresa
Telegráficamente apenas para informarmos a tal de "Maria", que escreve no blog dos Gomes, sempre provocando Baltazar, Familia e Esmeralda.
ESMERALDA NÃO É OBRIGADA A GOSTAR DO PAI. ESMERALDA GOSTA DELE, PORQUE É SEU PAI E PASSOUI A DESPREZAR OS GOMES, QUANDO DESCOBRIU QUE TUDO O QUE LHE DISSERAM DE MAL E AS CALÚNIAS QUE LHE CONTAVAM DO PAI, ERAM MENTIRA. JÁ AGORA OS GOMES QUE TÊM TANTO PSICÓLOGOS E PEDOPSIQUIÁTRAS AMIGOS, JÁ DEVIAM TER SIDO INFORMADOS POR ESTES QUE NENHUMA CRIANÇA É OBRIGADA A GOSTAR SEJA DE QUEM FOR.NEM O AMOR SE COMPRA COM A RIQUEZA MONETÁRIA, QUE SABEMOS OS GOMES POSSUIREM. A CRIANÇA OU GOSTA OU NÃO GOSTA. ESMERALDA CRIANÇA NORMAL GOSTA DO PAI E FAMILIA E NUNCA GOSTOU DE AIDIDA E DEIXOU DE GOSTAR, HÁ MUITO TEMPO, DOS GOMES PELOS QUAIS SEMPRE SENTIU E AINDA SENTE MEDO. A MENTIRA TEM PERNA CURTA. SABEMOS QUE OS GOMES SE ESTÃO NAS TINTAS PARA A ESMERALDA, POIS COMO ARMA DE VINGANÇA E DE ARREMESSO CONTRA BALTAZAR, QUE ERA O QUE LHES INTERESSAVA, DEIXOU DE EXISTIR.MAS NÃO FOSSEM ESSAS MENTIRAS, CALÚNIAS, DIFAMAÇÃO E O MEDO INCUTIDO NA CRIANÇA E CERTAMENTE ESMERALDA NÃO OS REPUDIASSE TÃO FÁCILMENTE.
Uma cidadã
Queremos dizer aos Gomes e Aidida, que Esmeralda é livre e escolheu por sua iniciativa viver com quem ela ADORA e a AMA e não se serve dela para fins malévolos de vingança e ódio.
Esmeralda deu uma bonita prenda a quem considera mãe. A quem ela ama e por ela é amada. A quem lhe dá liberdade de escolha. A quem não a prende e encerra em casa, como se fosse possuída de alguma doença contagiosa.
Felizmente que o ADN de Esmeralda não é o dos Gomes, pois não seria muito recomendável, pelo menos a nivel fisico.
Esmeralda é feliz. Dewixem a criança viver a sua vida, como ela quer e como ela ESCOLHEU.
Porque estão tão admirados? Nâo disse ela ao Juiz e representante do M.P., com quem ela queria viver e quem ela não queria na sua vida? Ficou com essa convivência, porque a isso foi obrigada, pelos relatórios duma pedopsiquiátra, que desde sempre foi PARCIAL, fazendo todas as vontades aos amigos Gomes e sacrificando a criança com ameaças de internamento em instituições e com policias, além de ameças a Baltazar. Porque tiveram tanta pressa em levar Esmeralda enganada para casa dos Gomes, contra a sua vontade? De tal forma era obrigada a essas visitas e mesmo a Tomar, que tiveram de lhe arrajar amas de companhia, para a distrairem e a conseguirem domar. Não sabia essa técnica, que essa visita não desejada lhe ia trazer as recordações más, da comida obrigada a engolir depois de vomitada, das ameças do Gomes de cinto da tropa em riste, dos presentes do Pai obrigada a deitar no lixo e todos os medos, que sempre lhe incutiram? Não sabem, que um dia essas ameaças deixam de fazer efeito em qualquer criança? Não sabem que as crianças não esquecem? Podem é disfarçar. Nunca esqueceu a célebre frase de Ana Vasconcelos " TU NÃO ÉS UMA CRIANÇA NORMAL". Aí se iniciaram as relações conflituosas entre Esmeralda e esta Senhora.
Deixem Esmeralda ser feliz.
Uma Sertanense
Pode considerar-se mãe, quem dá ou vende uma filha a desconhecidos? Quem assina um papel, que entrega a uma intermediária para dar aos desconhecidos, em que renega a quaisquer laços de parentesco com a criança?
É mãe mesmo de "afecto" alguém que sabendo querer o Pai criar a filha, se recusa a entrgá-la, preferindo andar fugida da justiça e das autoridades, sem dar um lar fixo e normal
à criança. É mãe quem sempre instigou Esmeralda ao ódio contra seu Pai?
Mãe não abandona os seus filhos a desconhecidos. Se tem dificuldades, há instituições para resolver essas dificuldades.
Carina Maria
Porque motivo válido terá Esmeralda de ser OBTIGADA a conviver, com os Gomes e a brasileira, gente por quem sente apenas medo?
Actualmente, Esmeralda não quer ouvir sequer falar em tal gente.
Não lhes perdoa o facto de não lhe permitirem que passase um fim de semana sequer em Tomar próximo da meia irmã.Nem sequer lhes permitiam que brincasse com ela. Da parte do Gomes era o QUERO POSSO E MANDO, SOMOS OS DONOS, SOMOS QUEM MANDA.Assim a adquirinos, assim será até ao fim.Para a brasileira era ver-se livre daquele empecilho, que lhe fazia alguma despesa pois comia e de quem ela e o seu compçanheiro não gostam nem um pouquinho.
Felizmente Esmeralda fez-lhe a vontade. Como recompensa Esmeralda é hoje uma criança LIVRE E SAUDÁVEL a VIVER COM QUEM AMA E POR QUEM É AMADA.
C.S.
Qualquer analfabeto sabe distinguir uma criança feliz de outra que não o é. Nós vemos diáriamente e Esmeralda é hoje feliz e isso vê-se no seu sorriso, na forma como os seus olhos brilham de felicidade, do que era há alguns meses atrás.
Esmeralda hoje vive sossegada e sem o horrivel medo de ter de ir os fins de semana para o convivio com aquela gentinha, que tanto mal lhe fizeram. Antes era feliz e alegre de segunda a sexta feira. Agora é sempre.
Porque será que Esmeralda nunca foi escutada com atenção pela pedopsiquiátra? A culpa desta Sra. foi o nunca ter escondido de que lado estava e Esmeralda saber isso perfeitamente. Esta criança nunca se abriu totalmente, nem parcialmente a esta técnica. Ela sabia, que tudo o que lhe dissesse era transmitido aos Gomes, e estes a iam castigar. O que se passa entre o médico e o cliente deve ser do foro privado. Mas, a verdade, é que isso não acontecia.
Deixemos Esmeralda ser feliz como todas as crianças merecem, sejam ricas ou pobres. Não permitamos, que o ÓDIO E A VONTADE DE VINGANÇLA DOS GOMES, afecte a vida desta criança. Ela merece viver com quem gosta e não por quem ela sente simplesmente MEDO.
Os erros que fazemos na vida um dia mais tarde ou mais cedo vamos pagar por eles.
Um vizinho de Esmeralda
SÓ UMA PERGUNTA: POR ACASO O SANTO CASAL GOMES, SUBTRACTOR DA CRIANÇA, E A BRASILEIRA MÃE DE ESMERALDA, PAGAM ALGUMA PENSÃO DE ALIMENTOS A BALTAZAR? POR ACASO ALGUMA VEZ ELE EXIGIU TAL? PARA QUEM DIZ QUE BALTAZAR APENAS SE INTERESSAVA PELO DINHEIRO QUE PODIA GANHAR, ISTO MOSTRA A INDOLE MALÉVOLA E DEMONIACA DE QUEM TAL PROFERIA PELAS TELEVISÕES, JORNAIS E REVISTAS. ESSES SIM, FARTARAM-SE DE GANHAR DINHEIRO COM AS ENTREVISTAS QUE VENDERAM E OS LIVROS QUE AUTOGRAFARAM E VENDERAM EN FEIRAS DE VINHO E PETISCOS. PARA JÁ NÃO FALARMOS DOS ESPECTÁCULOS, CUJA RECEITA REVERTIA PARA ESTE CASAL. SERÁ QUE ESSES VALORES FORAM DECLARADOS EM SEDE DE IRS??? LIVRO QUE AUTOGRAFAVAM COMO SENDO A SUA BIOGRAFIA, PARA MAIS TARDE TUDO DESMENTIREM. OS CONVIVIOS COM ESTA GENTE DE MÁ INDOLE, MENTIROSA E VINGATIVA, ALÉM DE ESMERALDA NÃO GOSTAR E NÃO OS QUERER, SINCERAMENTE SÓ FAZIAM MAL A ESTA CRIANÇA.
Ficamos a saber através do blog dos gomes e da brasileira, que quando se está doente o melhor tratamento é "apoio judiciário e psicológico".
Haja paciência para se aturar tanta falta de juízo. Para eles o facto de Esmeralda não ser badalada na imprensa cor de rosa e que dá de comer a muitos dos seus amiguinhos que tanto os defenderam,é sinal de que a criança esatá doente. Já é tempo de se dar a voz a Esmeralda e se respeitarem os seus desejos. Esmeralda, como qualquer criança, deve se livre e a sua vontade deve ser defendida e respeitada pelas autoridades competentes. Há muito, que esta criança tinha escolhido o seu futuro e isso mesmo disse onde os gomes a e brasileira exigiram. Diosse que queria viver com o Pai e apenas visitar, quando lhe apetecesse os gomes e brasileira. Saiu-lhes o tiro pela culatra. É bom termos a humildade suficiente para sabermos perder. Na vida nem tudo pode ser como nós desejamos e nosso belo prazer, embora a acentuada paranoia dos gomes e de aidida não lhe permita aceitar isso. Esmeralda fartou-se das patifarias, que tal gente lhe fez toda a sua vida.Disse BASTA QUERO SER LIVRE, QUERO VIVER COM QUEM ME AMA E A QUEM EU AMO. QUERO DIZER NÃO
AO ÓDIO E À VINGANÇA, OMNIPRESENTES NA BRASILEIRA E NOS GOMES. Quem semeia ventos colhe sempre tempestades. Se bem que para a brasileira foi um alivio e para os gomes, apenas um corte nas atitudes de vingamça, que tinham pata com a familia e para com Esmeralda.
J.M
O Estado Português foi hoje condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, 15 mil euros de indeminização a Baltazar Nunes, pela demora dos tribunais portugueses naresolução do caso Esmeralda. A demora na entrega da filha ao pai, foi considerada por aquele tribunal um abuso sobre o cidadão e um ataque aos seus mais elementares direitos à justiça justa e célere. Achamos esta decisão absolutamente correcta.
De qualquer forma, pensamos que deveria o Estado Português indagar porque tal aconteceu. Investigar porque nunca as autoridades foram buscar Esmeralda a casa do Sargento Gomes. Porque motivo foi informado o sargento, por dois elementosw da judiciária, que não devia mostrar Esmeralda, pois se o fizesse treriam de a levar. Sabendo eles que a criança estava em casa, porque não agiram em conmformidade e conforme as indicações do tribunal? Investigarem o que levou personalidades importantes e influentes com as ex.primeiras damas, a tonarem partido pelo sargento e a influênciarem as decisões? O que levou figurinhas como o vice rei dos algarves, que vive e engorda à custa da infelicidade de imensas crianças, a mudar de opinião durante este processo? Que interesses eram defendidos por esta gente? Não acreditamos, que fosse sómente a influência do titi coronel, que mesmo sendo compadre do "dono" da sic, tivessem colocado esta televisão ao serviço dos interesses do sargento! Que outros interesses se esconderam? Porque era o sargento apoiado pelo lobby gay? Porque seria bom que uma decisão final favorável ao sargento, faria juris prudência na justiça portuguesa e hoje para se adoptar uma criança bastaria que após o rapto duma, se provasse em tribunal que passados 3 ou 4 meses, a criança tinha ganho laços de afecto com o raptor? Seria isso justo para os pais que se vêm subtraídos mdos seus filhos? Seria justo para as crianças uma tal situção?
Esta indeminização traz um pouco de justiça ao julgamento popular, a que foi sujeito Baltazar Nunes no programa Prós e Contras da RTP, chefiado pela juíza Fátima C.Ferreira. Também estas emtidades, enquanto informadores ou deformadores, como era o caso, da opinião pública deveriam se punidos.
Parabéns a Baltazar pela sua tenaz luta, du Davida contra Golias, mas qie pelo AMOR A SUA FILHA TUDO SUPORTOU E TUDO SOFREU. DESDE INFAMES CALUNIAS, A AMEAÇAS QUE CONTINUAM PRESENTEMENTE. DESDE O DESDÉM E ESCÁRNIO COM QUE ERA TRATADO PELOS SUBTRACTORES GOMES. DA FORMA COM LHE DESFRALDARAM NA CARA AS BANDEIRAS PRETAS AIDIDA E ANA VASCONCELOS. MAS, VALEU A PENA, PORQUE VÊ HOJE TUDO ISSO SER COMPENSADO PELA ANOR E CARTINHO DE ESMERALDA.
L.C.M
FELIZMENTE FEZ-SE UM POUCO DE JUSTIÇA. ACABO DE OUVIR NAS NOTICIAS QUE O ESTADO PORTUGUÊS FOI CONDENADO A INMDEMINIZAR BALTAQZAR NUNES, PAI DE ESMERALDA, EM 15 NMIL EUROS PELO TRIBUNAL EUROPEU.
GRANDE BALTAZAR PARABÉNS, QUE SÃO EXTENSIVOS A ESMERALDA E FAMILIA.
Quando se tem razão, ten-se em todo o çado. Por isso é que Baltazar e Esmeralda ganharam aqui e no estrangeiro.
Nem as influências valeram aos subtractores.
Admirados estamos, que os pasquins que apoiavam os gomes não ternham referido a noticia. Não era importante, não é? Se a decisão fosse contra Baltazar, era noticia de primeira página. Assim, esqueceram-se.
Que tenhas muita saúde para poderes educar a tua querida filha Esmeralda, longe da gentalha desestabilizadora e que odeia a tua menina.
L.C.
Justiça vai-se fazendo aos poucos.Mas a verdade é que quando temos razão ganhamos, sem as influências das pessoas ditas importantes deste pobre país, que sempre defenderam um casal de subtractores em detrimento do amor de seu pai.. Sem os media, que mais não procuram do que o sangue dos inocentes, com o qual ganham dinheiro.
Esmeralda está muito bem e muito feliz.Muito participativa, activa e cooperante na escola. Mostra uma educação, que os gomes e aidida nunca lhe souberam ou quiseram dar, preocupamdo-se apenas na sua destabilização psiquica, com ameaças de internamento em intituições, recados com ameaças para o pai e familia e exposições mediáticas na praça pública, perante uma populaça, como se de um animnal estranho se tratasse. HOJE ESMERALDA SABE QUE NÃO SERÁ A ANALFABETA, QUE OS GOMES SEMPRE QUISESSEM QUE FOSSE,PARA SER MAIS SUBMISSA, POIS SÓ A INSCREVERAM NUMA ESCOLA DEPOIS DE OBRIGADOS PELO TRIBUNAL. Sabe que esta casal a teve retida e retiRada do convivio com o mundo duramte quase 6 anos. Sabe, que aos 5 anos não sabia o que era o mar, um rio ou um simples pato. SABE QUE TINHA MEDO DE TUDO E DE TODOS, POIS ASSIM OS GOMES A MANTINHAM MAIS ESCRAVIZADA. Hoje Esmeralda está livre e não será maios a ESCRAVA, que este casal de doentes sempre desejou que fosse, pois assim a adquiriram. Sabe que o pai não a vai abandonar NUNCA, como o fez a brasileira, quando a entregou a uma intermediária, sem conhecer os destinatários e acompanhada dum papel por ela assinado, em que renunciava a todos os laços familiares com a criança. Esmeralda é feliz e feliz quer continuar e ser com a sua familia, sem a interferência de estranhos, como aconteceu até há pouico tempo. Esmeralda deu o grito do Ipiranga e deve ser respeitada a sua vontade. Que técnicas incapazes e incompetentes, tendênciosas e defensoras dos gomes, não venham desestabilizar esta criança, como o fizeram anteriormente.
Para Esmeralda, Baltazar e familia os nossos sinceros parabéns por mais esta vitória, agora na justiça internacional.
Uma vizinha
Realmente quem devia pagar esta indeminização, que consideramos baixa, pelos longos anos de cativeiro da Esmeralda sem que seu pai a pudesse sequer ver, eram os gomes como autores de tal acto desumano, a policia que nunca se interessou e sempre defendeu corporativamente um dos seus e todas as individualidades que influenciaram muita s das decisões, evitando que a pouca justiça se cumprisse tão tarde e não própriamente o estado. Porque devemos todos nós pagar pelos ERROS DO GOMES, JUIZES, POLICIAS, TÉCNICOS DO PSIQUICO, INFLUÊNCIAS DE GENTINHA DITA IMPORTANTE?
PAEABÉNS BALTAZAR.
Como por aqui e por ali se tem dito a razão vence sempre. Seja cá no burgo ou fora dele. Por isso Baltazar continua a vencer. Pena é, que desta vez a vitória, que vem lá de fora penalize de igual modo os portugueses em geral, colocando-os no mesmo patamar no cumprimento da pena, do casal infrator, que com as costas quentes se fartou de gozar e achincalhar a justiça portuguesa, da indigente policia, da lentidão dos tribunais, dos compadrios e apadrinhamentos de que sempre os gomes foram alvo por parte de meia dúzia de frustrados e da incapacidade profissional e falta de ética dumas tantas técnicas/os do foro psicológico, que sempre pretenderam ganhar muitos louros, apoiando a parte mais forte e prejudicando a parte mais fraca, que como se sabe era Baltazar e Esmeralda. Gentinha que nunca se importou com o bem estar, com a saúde psiquica de Esmeralda e semprte tiveram como finalidade última satisfazer os caprichos dos paranoicos gomes. POrque nunca se interrogou esta gente com o facto de Esmeralda ser uma criança cheia de medos e desconhecedora do mundo exterior à sua prisão? Seria normal para aquela gentinha que uma criança de 5 anos não soubesse o que era um rio, um peixe, um pato, nunca tivesse passado férias na praia? Deste modo todos temos que pagar pelos erros e fanatismos de alguns, felizmente poucos. Porque não pagam os intervenientes do seu bolso?
De qualquer forma achamos a indeminização de pouca monta para a gravidade dos actos cometidos nas pessoas de Baltazar, Esmeralda e sua familia.
Que Esmeralda seja feliz longe daquele casal paranoico que a ODEIA, bem como da barsileira, pessoa incapaz de gostar de alguém.
Fátima Costa
PARABÉNS ESMERALDA PELO GRANDE PAI QUE TENS, QUE NUNCA DESISTIU DE TE VER FELIZ E ROSEADA DE AMOR.
PARABÉNS BALTAZAR PELA PERSEVERANÇA, PACIÊNCIA E RESPEITO PELA LEI COM QUE SEMPRE LUTASTE, NESTE COMBATE DESIGUAL E MUITAS VEZES DESIMANO.
PARABÉNS POR TERES SIDO O PRIMEIRO PORTUGUÊS A QUEM FOI FEITO UM JULGAMENTO POPULAR NA TELEVISÃO ESTATAL.
PARABÉNS A ILDA PELO GRANDE APOIO QUE SEMPRE SOUBE DAR A BALTAZAR E ESMERALDA.
PARABÉNS A TODOS AQUELES QUE SEMPRE DEFENDERAM BALTAZAR E ESMERALDA.
ROSA MARIA
Baltazar mais uma vez apenas e só com a razão que lhe assiste, derrotou todos os que fizeram cambalacho a favor dos subtractores casal gomes! A verdade é como o azeite. Nem as ex.primeiras damas lhe valeram.
Podem continuar os gomes a destilar ÓDIO e VINGANÇA sobre Esmeralda, que a caravana continuará a passar indiferente às paranoias e aos caprichos de quem incapaz de GERAR UM SER HUMANO A QUE POSSA CHAMAR DE FILHO/A, SE LIMITA A TENTAR APROPRIAR-SE DOS FILHOS DOS OUTROS. Podem a brasileira e ana vasconcelos continuar a desfraldar as bandeiras negras da morte e vingança contra Esmeralda e Baltazar, que esta criança normal, continmuará a seguir o seu caminho de felicidade e alegria com seu pai e familia, que ama e por quem é amada. Podem as Fátimas e os vilas fazerem julgamentos populares numa qualquer televisão, que a razão copntinuará do lado de quem a tem e não
de quem a procura comprar com o poder do dinheiro, das riquissimas festas e das altas influências. Gentinha tão rica, mas incapaz de comprar o seu próprio bem estar.
QUE ESMERALDA SEJA RESPEITADA NA SUA VONTADE EXPRESSA E DEIXE DE CONTINUAR A SER AMEAÇADA COM INTERNAMENTOS E CASTIGOS.
F.P.C.
Perante esta decisão do T.E.D.H. o sargemto sem rins cala-se como os cobardes ratos, que são os primeiros a fugir. Esquece-se que ele e os seus amigos policiais são os grandes responsáveis por esta condenação do Estado Português.
A cobardia sempre foi apanágio deste pobre doente. Quando abandonado pelos e pelas amigos/amigas do titi, esconde-se, e foge. Acontece assim na vida, como acontece no seu emprego, (trabalho não, pois ele não trabalha, mas recebe pricipescamente num tempo de crise e que a grande maioria dos portugueses estão a sofrer) onde não passa dum reles e mesquinho bufo. Dos cobardes e dos reles criminosos a história não falará. Daqueles que se serviram duma indefesa criança para praticar as suas paranoias, numa ninguém se lembrará pois não passam de reles vermes.
R
Parabéns Baltazar por mais esta retumbante vitória sobre os subtractores de Esmeralda e sobre a brasileira.
Parabéns pela coragem de ter mostrado ao mundo, como a justiça em Portugal infelizmente, é feita para beneficio dos ricos como o sargento, contra os pobres.
Parabéns pela forma exemplar como tem educado Esmeralda, tornando-a uma cidadã normal e não num ser com medo de tudo e prisioneira afastada do mundo, como acontecia no tempo de cativeiro no cárcere dos gomes.
Que Esmeralda possa receber e dar o amor a seu pai e familia e não receber simplesmente o ódio e os sentimentos de vingança, sempre manifestados pelos gomes e brasileira. Que viva num meio saudável e não num meio doemtio.
Esmeralda merece ser feliz viver e conviver apenas com quem ela escolheu, quer e ama.
Maria
Felicidades para Esmeralda e Baltazar.
A razão vence sempre. Mesmo contra todas as influências. Contra certos media, que mais não fizeram, senão maltratar Baltazar e Esmeralda.
Cotra os julgamentos polpulares feitos a Baltazar em televisões, sem direito a defesa. Onde apenas apareciam os amigos dos gomes.Onde se defendiam interersses obscuros, no que às crianças diz respeito.
Contra os coroneis, os técnicos do psiquico sem conhecimentos materiais e sem qualquer especie de ética. Contra os que falavam de Esmewralda, com grande sapiência, palavras muito doces, voz muito melada, mas que nunca a tinham visto.
Contra os anunciadores de desgraças, que passado este tempo não aconteceram e não acontecerão a não ser que provocadas, como vinganmça e retaliação pelas escolhas de Esmeralda, da liberdade, do amor, da justiça, da paz.
Quando a razão nos assiste não há primeiras damas, vice reis dos algarves, jornalistas de meia tijela, técnicos incompetentes, justiça morosa, autoridades indigentes, que possam fazer vergar a espinha dum cidadão pobre, mas honesto, respeitador e trabalhador.
R.Lopes
Muito admira que da parte do blog dos subtractores gomes, de apoio à apropriação de crianças, ilegalmente e contra a vontade de um dos progenitores, e segundo a brasileira, a partir de certa altura também dela, pois exigia a devolução do pacote, o silêncio impere no que respeita à condenação das instâncias portuguesas, que protegeram e protegem este casal de doentes, paranoicos e condenados. É que se formos a ver bem, o facto da policia ser indigente, os tribunais morosos, deveu-se exclusivamente às CUNHAS, AO COMPADFRIO E APADRINHAMENTO de que esta casal era alvo. Não fora todas as influências, que sempre procuraram satisfazer os caprichos mórbidos deste casal, fazendo valer a sua influência nessas instâncias e este caso tinha sido resolvido dentro dos prazos normais. Assim todos os portugieses têm de pagar a incuria de uns, a desibediência de outros e a malvadez da maioria. Que dirão agorta as fátimas, as guidas, as câncios, os vilas, os sás, e toda a corja de apoiantes ed defensores dos condenados gomes? Pobre Baltazar que teve de lavar com a malvadez e infâmia de toda esta camarilha. Como outros nos lembram, até a um julgamento popular sem direito a defesa foi sujeito na televisão estatal.
Parabéns Baltazar, parabéns Esmeralda, parabéns Ilda, pricipalmente pela vossa força interior e por não vos deixardes abater pelas arruadas encenadas pelos gomes e seus apoiantes.
Eles podem ser ricos, darem festas aos "amigos" de milhares de euros regularmente, mas serão sempre incapazes de gerarem um ser a que chamem filho, dentro deles o amor nunca terá lugar, apenas e só o ÓDIO E O RANCOR. Se a natureza não lhes permite tal benesse é porque não os acha dignos de tal, nem com capacidade para amarem e educarem uma criança.
Esmeralda já sofreu com este casal e com a brasileira o suficiente. Penso que estão vingados por ela os ter rejeitado. Deixem Esmeralda seguir a sua vida.
Um Torrejano que também paga o salário ao absentista e preguiçoso sargento estofador.
Muitos parabéns Baltazar.A sua filha acaba de dar-lhe mais 15 mil e com mias 32 do sargento e mais a dra Cidalia + os processos que ainda estão correndo em tribunal e junto com a pensão que a Brasileira lhe paga.Realmente você deve gostar muito da sua filha! e depois dizem que a brasileira é que vendeu a filha.Diz-se dignidade de um pai que recebe lucros a custa de uma filha,e já agora deixem de mentir que a brasileira não paga pensão pois sou testemunha que é mentira o que vocês dizem.
ASlguns esclareciments:
1- É MENTIRA QUE A BRASILEIRA PAGUE QUALQUER PENSÃO DE ALIMENTOS A ESMERALDA. POGEMOS ACRESCENTAR QUE NUNCA LHE COMPROU UM SIMPLES PAÇA DE ROUPA SEQUER. ALIÁS BALTAZAR NUNCA LHE EXIGIU TAL PAGAMENTO. MAS, COMO PODERIA ELA PAGAR, SE LÁ POR CASA É TUDO SUBSIDIO DEPENDENTES?
2- TUDO O QUE BALTAZAR ESTÁ A OBTER DE SENTENÇAS PROFERIDAS POR TRIBUNAIS, NADA MAIS É DO QUE AQUILO A QUE TEM DIREITO, PELA FORMA DESUMANA E VEXATÓRIA COMO FOI TRATADO, PELOS GOMES E SEUS APANIGUADOS DEFENSORES, BEM COMO PELAS AUTORIDADES QUE AGIRAM CORPORATIVAMENTE BENEFICIANDO O SEU CAMARADA DE ARMAS, EM DETRIMENTO DAS DECISÕES JUDICIAS E DOS INTERESSES DE ESMERALDA E BALTAZAR, ALÉM DEMORA DOS TRIBUNAIS EM RESOLVBEREM COM A CELERIDADE DEVIDA ESTE CASO, OBTIGANDO AS AUTORIDADES A AGIREM DE FORMA CÉLERE.
3-COMO DIZ O DITADO " APANHA-SE MAIS DEPRESSA UM MENTIROSO QUIE UM COXO". NO BLOG DOS GOMES INFORMARAM QUE A CIDÁLIA NÃO TINHA PAGAO QUALQUER INDEMINIZAÇÃO E AGORA VÊM AFIRMAR QUE AFINAL PAGOU? POE ISTO SE PODE VER A DIGNIDADE E HONESTIDADE DE TAL BLOG, QUE NÃO É NENHUMA E APENAS EXISTE PARA DENEGRIR A IMAGEM DE BALTAZAR E ESMERALDA.
4- ESMERALDA VIVE FELIZ COM QUE AMA E POR QUEM É AMADA E QUE FOI QUEM LHE DEU A LIBERDADE E A LIBERTOU DA PRISÃO EM QUE VIVIA COM OS GOMES. DE QUEM A LIBERTOU E CONTINUA A LIBERTAR DOS MEDOS E HORRORES QUE ESTE CASAL PARANOICO E DOENTE LHE INCUTIA, PARA A TER SUBMISSA E ESCRAVIZADA.
NUNES
Esta é muito boa! Desde quando a brasileira paga pensão de alimentos a Esmeralda? Se quando a visitava, quando Esmeralda chegava já estavam os subtractores e carcereiros à espera para a levarem com eles, para não ter que lhe dar sequer uma refeição! Ele há cada inventor.
Um Nabantino
Desde quando é penalizante para um cidadão defender os seus interessses?
Desde quando é penalizante para um cidadão e dá direito a insultos e observações de cariz malévolo, o facto das emtidades responsáveias acharem ter esse cidadão, maltratado e injustiçado ser indeminizado?
Desde quando, não é o daso, mas poderia ser, uma criança ser penalizada e rebaixada pelo facto do progenitor com quem não vive, lhe pagar uma pensão de alimentos? Não acontece assim com milhares de crianças portuguesas? O facto de Baltazar nunca o ter exigido nos locais próprios, os tribunais, não iliba esta "mãe" de efectuar tal obrigação, se algum amor tivesse a sua filha.A verdade é que a Aidida nunca pagou nada, não tem vontade de pagar e possivelmente não tem condições económicas para tal.
Uma rteferência para o facto de verificar que no blog do sargeto gomes se mentir, pois eu li e mais pessoas terão lido, que a Cidália não tinha sido condenada a pagar qualquer indeminização a Baltazar e parece agora segundo este comentador apoiante dos gomes, ela terá mesmo pago. Façam como eu, deixem de ler as paovoices de 2 ou 3 paranoicas que por lá escrevem. Ou será mesmo só, como diz muita gente, o sargento que escreve?
Carla Maria
Parabéns Baltazar por esta vitória no T.E.D.H., contra o compadrio, as influências, o corporativismo e o despotismo, que sempre beneficiaram os gomes e te prejudicaram a ti e à tua filha.
Continua a defender a tua filha, pois ela só pode contar contigo e tua familia. Das outras partes só ódio e rancor a esperam. Sabemos muito bem e Esmeralda também não o esquece os sofrimentos, que ela passou enquamto foi obrigada a viver com os gomes e mesmo durante as visitas. Deixa que seja ela a escolher e nunca a obrigues a mais sacrificios. Já merece ter paz e estabilidade na sua tão curta mas tão atribulada vida.
Ana
Eu como ando muito e passo muitas vezes enfrente a biblioteca da frigideira vejo lá sempre uma pessoa e frequentadora assídua do tal blooge do sargento e mais não digo.
Pelos comentários deste blog dá a entender que a casa do Baltasar vive sempre cheia de gente de bem,isto é pelos comentários que aqui se lê.E depois dizem que o ódio vem do lado de TN e TMR.Dizem que a brasileira e marido são subsiodiodependentes e pelo que se lê vc´s tb não tem o que fazer.
A PROVA DE QUE DO CASAL GOMES E DA BRASILEIRA SÓ VEN ÓDIO E DESEJOS DE VINGANÇA, É O FACTO DE MANTEREM ABERTO UM BLOG, ONDE APENAS ELES ESCREVEM, QUE PRATICASMENTE NINGUÉM VISITA E CUJA UTILIDADE É NENHUMA.
MAS, CONTINUAM COM ELE ABERTO, PARA PROVOCAREM BALTAZAR E ESMERALDA. É UM MEIO DE DIGUNDIREM MENTIRAS, DE INSULTAREM BALTAZAR E ESMERALDA E DE LHES ENVIAREM AMEAÇAS.
NÃO FORA O ÓDIO QUE OS MOVE CONTRA BALTAZAR E ESMERALDA E JÁ TERIAM DADO UMA SIMPLES PROVA DE APROXIMAÇÃO COM ESTA PARTE. A VERDADE É QUE ATÉ ESTE MOMENTO, NENHUMA VONTADE FOI MANIFESTADA, ANTES PELO CONTRÁRIO.
R.L
Se Baktazar tivesse um ordenadão como o que o Estado Português dá ao sargento estofador, sem nada fazer, e sem quase ir ao local do emprego, teria concerteza a casa cheia de "amigos", como tem o sargento, quando dá as festanças onde se come CAVIAS, MARISCO e se bebe CHAMPAGNE FRANCÊS.
A casaa de Baltazar vão os verdadeiros amigos/as, que o fazem por cortesia e não para se empaturrarem em comida e bebida. Vão porque são amigos e gostam de saber se tudo vai bem naquela familia. Aliás como acontece com as pessoas normais, que se prezam de terem VERDADEIROS AMIGOS/AS e não oportunistas.
Se não há ódio no sargento e brasileira, porque nunca retiraram as ameaças que fizeram a Baltazar e Esmeralda? Porque continuam com as bandeiras negras içadas?
Parabéns Baltazar pela nova vitória, desta vez no estrangeiro, sobre o compadrio e as influências amigas dos gomes.
Nem todas as pessoas amigas de Baltazar e que vão a sua casa, têm obrigatóriamente de comentar, aqui ou noutro espaço qualquer, para se poder afiormar que vai lá muita gente. Muitos vãzo a comer e beber a casa do sargeito, que eu e outras pessoas vemos e ouvimos. Eu é a primeira vez que entro a comentar neste espaço e nunca fui a casa de Baltazar e apenas o conheço de vista, do tempo em que vinha buscar Esmeralda a casa dos Gomes e o maior parte das vezes ia de mãos a abanar sem ela. Ouvia muito bem o que o sargento dizia. O facto é que se eu quiser dizer muitas coisas sobre a vida, que Esmeralda levou com os Gomes e que levava durante as visitas e a forma como era tratada, como se dum objecto se tratasse, posso afirmá-lo porque via. Vivo em T.Novas, sou quase vizinho do sargento e via e ouvia muitas coisas. Não ouvi dizer, vi e ouvi. Se a familia dele não fosse temida pela influência que tem, decerto este sargento e a nulher estariam ainda a cumprir as penas a que os tribunais portugueses os condenariam. O que se aqui diz não é nada em relação aos gritos, empurrões, etc.etc.,a que esta menina era sujeita, quando falava com alguém sem a presença dos Gomes ou quando queria btincar mais um pouco na rua e eles o obrigavam a entrar imediatamente para casa.
Já foi escrito mas mais uma pequena achega. ESMERALDA PASSAVA TODOS OS FINS DE SEMANA E SÉRIAS EM CASA DOS GOMES. Muitas vezes ela dizia querer ir para junto da irmazita e os Gomes não gostavam e obrigavam a que ela se calasse. Chegavam a dizer.çhe se gostava de passar fome.
Baltazar cumpra os desejos de sua filha e não permita que gente que não é do sangue de sua filha, se aproprie dela e faça dela uma autêntica, como muita gente diz, escrava.
Zé/ T.N.
Mas que grande confusão, então dizem que no blogue dos amigos do sargento nada se escreve e ninguém liga e depois dizem que só se fala mal de Baltasar e da sua família.
Ou isto é mesmo uma merda, ou os dois blogues são apenas um e são todos amigos. E esta hein!
Já reperaram como este Merda começou? A dizer mal do Baltasar e isso faz-me confusão. Quanto à personagem que escreve e põe as palavras ao contrário para fingir que não sabe escrever, toda a gente sabe quem é. Vá lá Sr.doutorzeco, assuma e ponha as coisas com dignidade. E se isto é do esmeralda sim ou do por esmeralda, pouco importa, porque ninguém se importa com essa criança que rende dinheiro a toda a hora. E essa tal de maria alguém me sabe dizer quem é? Tão boazinha, tão amiga dos paizinhos.
Eu há muito que sei quem é mas por agora não digo. Amanhã é o dia da criança, das crianças de todo o Mundo. Porque teimam em alimentar tanta maldade. Será que estes escritores e os outros têm filhos? Que querem para eles? Como querem que eles sejam? Iguais a vós?
Pensem e ponham de parte a crueldade que nunca vos levará a nada, porque não será desta forma que a educação de Esmeralda será feita.
Esperai para ´vêr! E tu Baltasar vais arrepender-te, de consentires tanta crueldade. Será que ela é mesmo tua filha? Se calhar é mesmo, porque já parece um monstro como tu. Eu vi-te nascer e respeito os teus pais, mas não passas de um ser sem limites para o mal querer.
Não te lembras de mim?
Sou a C......
Não têm que fingir mostrarem-se incomodados com o bem estar de Esmeralda, os carcereiros gomes e a cruel brasileira. Para seu desgosto Esmeralda está muito bem e feliz. Está com quem ela ama, por quem é amada e quem ela escolheu para viver a sua vida, livre dos carcereiros do passado e daquela que a transaccionou, entregando-a a uma intermediária, com um papel assinado em que renunciava a todos os laços familiares. Não esquecer que a brasileira não sabia qual o destino de Esmeralda, nem conhecia os destinatários finais.
Dia da criança para nós não é apenas hoje, mas sim todos os dias do ano, em que nos preocupamos em defender as crianças pobres, abandonadas nas mãos de gentinha sem qualquer amor ou esperança para lhes dar, apenas se servindo delas com objecto decorativo ou animal de companhia, como acomtecia com Esmeralda, enquanto viveu com este casal condenado pela sua subtracção. Amar uma criança não é retirar-lhe na sua ibfância todo e qualquer contacto com o seu pai, sabendo este casal, ser esse o maior desejo do progenitor. Amar uma criança não é OBRIGÁ-LA A ATIRAR, COM AS SUAS PRÓPRIAS MÃOS, PARA O LIXO AS PRENDAS QUE SEU PAI LHE OFERECIA. Amar uma criança não é dizer-lhe que o pai é porco, que lhe quer fazer mal, que não gosta dela.
Hoje Esmeralda sente-se amada pela sua familia e livre de escolher as suas companhias e com quem quer conviver.
Perguntamos para quem tamto diz querer bem a Esmeralda, o que lhe deram até hoje, depois que foi viver com seu pai, os gomes e a brasileira? Nós respondemos, NADA. Por acaso os gomes já tiveram a dignidade de lhe entregarem o que ela deixou e lhe pertencia em casa deles? Se eles se poderiam apropriar daquilo que lhe compraram, o que lhe foi oferecido é de Esmeralda, pois foi a ela que foi dado e não aos gomes. Na minha terra isso tem um nome muito feio... Já ofereceram uma simples foto de Esmeralda em bébe ao pai?
Deixem Esmeralda em paz e viver a sua felicidade. Hoje Esmeralda não esconde a cara como no tempo, em que vivia com os gomes.
Nunca esqueças que tens muitos amigos e amigas verdadeiros, sem interesses obscuros e não como aqueles "amigos" dos gomes reunidos em festas riquissimas, sómente para papalvo ver e fazerem crer o quanto te queriam. Não deixes que essas farsas voltem a acontecer. Felizmente hoje tu já sabes o que foi o teu passado obscuro e que não te deixa boas recordações.
Conserva a tua liberdade, e não permitas que gentinha sem escrúpulos volte a roubar esse teu bem tão precioso.
Uma amiga
Para sua amiga das 16:59,acho que o Baltasar não pode mesmo deixar tirar esse bem precioso que a brasileira carregou 9 meses...Precioso sim muitos € (euros) isto sim é que foi a sorte grande que lhe saiu.Vai lá vai
Para oa anónimo/a do último comentário, o facto da brasileira ter carregado com ela 9 meses na barriga, não significa que lhe tenha qualquer amor. Não obstou a que renunciasse por escrito a qualquer tipo de parentesco. O mesmo aconteceu com os outros 3, que deixou abandonados no Brasil. Aliás pelos resultados dos exames psicológicos efectuados no IML de Coimbra, o resultado foi que esta mulherzita é incapaz de amar ou mesmo ter qualaer ligação de amizade, com quem quer que seja.O Dr. Paulo Sargento apoiante do sargemto gomes, afirmou na TVI e nunca foi desmentido, nunca entregar uma criança a tal mulher.
Outra novidade vem-nos do sargento ou de uma qualquer sua fanática apoiante que assina como C, que além de pôr em causa a paternidade de Baltazar para com Esmeralda, considera esta como um MONSTRO. Realmente só de gentalha doente e paranoica é que pode sair uma preciosidade destas. Uma criança de 10 anos é chanada de MONSTRO apenas e só porque se recusa a conviver com os seus carcereiros de infância. Porque recusa o convivio com uma brasileira, que nunca cinsiderou nem reconheceu como mãe (Relatórios de ana vasconcelos), apenas a vendo como uma "amiga". Do mesmo modo não aceita conviver com que lhe obrigava a tratar mal o pai. A deitar os presentes, que este lhe levava para o lixo,a levar como lanche para a escola ração de combate, a comer sopa depois de a ter vomitado, a quem nunca a deixou conviver com o mundo, com quem só a matriculou numa escola depois de obrigados pelo tribunal, a quem a encerrava dias e dias num quarto escuro, a quem lhe enchia a cabeça de medos, chegando ao ponto desta criança ter medo de viver na casa dos gomes, de ir na excursão da escola, do fim das tardes, que era quando o sargento chegava de cinto em riste,das fugas constantes às autoridades,de quem nunca lhe mostrou um peixe, um pato, um rio o mar. Por recusar conviver com quem sempre a tratou com um brinquedo, que chegado a velho se deita para o lixo, ou animal raro que se mostra aos amigos e vizinhos.
COM QUE ENTÃO UM MONSTRO!!! ESTA NÃO LEMBRAVA AO DIABO! POR ISTO SE PODE VER DO QUE SÃO CAPAZES ESTES GOMES E BRASILEIRA.
Se Baltazar recebe as indeminizações, é porque os tribunais entendem ter razão a tal. Nâo tivesse o sargento e os seus influentes amigos, pressionado as autoridades e feito só asneiras e não receberia nenhuma. Para tal bastava, que tivesse entregue a criança, logo que o tribunal assim o ordenou. Não sabia ele que estava a desobedecer às resoluções do tribunal? Por acaso é analfabeto? Porque não explica as mudanças constantes de advogado? Nâo era p+orque ele não concordava com as suas opiniões e só a sua valia?
Que Esmeralda seja feliz e tenha paz, sem as influências demoniacas desta gentalha.
C.R.
Tenho a certeza que vi numa revista qualquer que um dos filhos que vocês dizem que a brasileira abandou esteve prestando declaração em tribunal de TNovas,isto significa que ela não os abandonou e isto foi provado em tribunal.Portanto as únicas pessoas que diz que ela abandonou os filhos são vocês.Esqueçam lá,eu até tinha pena do pai,mais agora vejo que dizem só mentiras vocês.
A brasileira não só abandonou os filhos, como os renegou. Não negou ela sempre ter mais filhos além de Esmeralda? Porque mentiu? A isto não se chama abandono? Quanto lhe custou (Possivelmente aos gomes) a vinda desse filho? Para quê? Para ficar por cá e ser mais um subsidio dependente?
Esmeralda após a brasileira ter ameaçado chamar a GNR, e com o apoio de todos os colegas de escola, recusou a partir dessa altura as visitas. Ameaçada e violentada, o que esperavam. Mas estas ameaças não são novas, JÁ TINHAM SIDO FEITAS ANTERIORMENTE PELOS GOMES E POR ANA VASCONCELOS. Novo processo foi aberto contra Esmeralda e Baltazar. Quando esta criança afirma peremtóriamente não querer essas visitas terrificas, quando afirma estar farta de tribunais, médicos, psicólogos, quando está mais que provado ser uma criança absolutamente normal, QUE RAIO DE AMOR É O DOS GOMES E BRASILEIRA, QUE MAIS UMA VEZ ESTÃO A IR CONTRA OS DESEJOS E ANSEIOS DESTA CRIANÇA? ISTO SERVE SIMPLESMENTE COMO VINGAMÇA CONTRA ESMERALDA, PROVOCANDO-LHE PROPOSITADAMENTE MAIS SOFRIMENTO, NAIS DESESTABILIZAÇÃO, MAS ESTAMOS CERTOS QUE COM ESTA ATITUDE ACABARAM COM QUALQUER POSSIBILIDADE DE CONVIVIO COM ESMERALDA. ELA ASSIM FICARÁ LIVRE DAS AMEAÇAS, DAS DISCUSSÕES, DOS GRITOS E POSSIVELMENTE DE ALGUM ACIDENTE INVOLUNTÁRIO.
QUE ESMERALDA SEJA LIVRE E POSSA TER A SUA PRÓPRIA VIDA.
MAS, PARA QUE RAIO QUERIA A BRASILEIRA AS VISITAS E FAZ TANTA QUESTÃO NISSO, SE TOMAR É APENAS UM PONTO MDE PASSAGEM, MUITAS VEZES APENAS TROCA DE VIATURA, A COMINHO DE TORRES NOVAS?
C.R.
1-Quem denunciou que a brasileira tinha três filhos e que os tinha abandonado foi a irmã, que vive em Inglaterra, em depoimento feito equanto testemunha no tribunal de T.Novas. Como quem afirma, está nos relatórios dos exames feitos no IML de Coimbra, que a brasileira é uma pessoa incapaz de amar ou nutrir qualquer bom sentimento por qualquer pessoa, são os especialista que lhe fizeram esses testes.
2-Não foi provado em tribunal, que ela não abandonou, ou abandonou os filhos, pelo simples facto de que não tinha de o ser, uma vez que o que estava e ser julgado não era esse facto, mas sim o poder paternal de Esmeralda.É um facto de que depende sempre da interpertação que cada um faça do facto. Se não abandonou, porque mentiu e os negou?
3-Aqui ninguém mente e apenas se relembram factos do conhecimento público e nunca desmentidos pelos intervenientes. Por exemplo: "algum dia aos gomes negaram as festanças feitas em sua casa"?
4-Aquilo que verificamos mais uma vez é que Esmeralda foi maltratada pela brasileira, talvez por não ter gostado do que Esmeralda disse à psicóloga, mas as criançlas não mentem, e Baltazar teve de apresentar queixa na PSP.
5-Na escola que Esmeralda frequenta a brasileira tentou levar Esmeralda à força e ameaçou-a com a GNR, sendo obrigada a retirar depois de TODOS OS COLEGAS DESTA CRIANÇA SE TEREM IMPOSTO CONTRA A FORMA SELVAGEM COMO A ESTAVA TRATANDO, ENTRANDO ALGUMAS CRIANÇAS EM ESTADO DE NERVOSISMO EXTREMO. DISSO SÃO TESTEMUNHAS OS PAIS DAS MESMAS.
5-ATÉ AO TRATAMENTO DESUMANO E SELVÁTICO DA BRASILEIRA PARA COM ESMERALDA, NUNCA BALTAZAR RECUSOU QUALQUER VISITA, COMO NÃO RECUSA ACTUALMENTE. NÃO PODE DEPOIS DO QUE SE PASSOU, OBRIGAR ESMERALDA QUE JÁ TEM 10 ANOS A FAZER O QUE ELA RECUSA TERMINANTEMENMTE. A ESMERALDA TEM DE SER RECONHECIDO O DIREITO A VISITAR E CONVIVER COM QUEM ELA QUER E NÃO COM QUEM LHE É IMPOSTO À FORÇA.
ESMERALDA NUNCA ESQUEÇAS QUE ESSA GENTALHA TE ODEIA E APENAS TENS O AMOR E COMPREENSÃO DE TEU PAI E FAMILIA. COM ELE PODES CONTAR PARA O BEM E PARA O MAL, COM OS GOMES E BRASILEIRA APENAS PARA TE TRATAREM MAL E TE VEREM CHEIA DE FOME.
Carla
Mas será possivel, que esta gentinha do0ente e paranoica, reles e rasca não tem vergonha do que anda a fazer? Além, de desestabilizarem Esmeralda, ainda têm o desplante de irem à escola que esta frequenta desestabilizar todas as outras crianças? Será que os tais psicólogos e pedopsiquiátras amigos e defensores dos doentes gomes e da barsileira não tomam posição sobre isto? A falta de ética desta gente chega ao ponto de para satisfazerem os caprichos dos seus amiguinhos, não tomarem uma posição pública sobre a que andam a fazer a Esmeralda e colegas?
Haja decência e deixe-se esta criança em paz. Já merece. Até a pena a que são condenados os criminosos, um dia tem fim. Porque não tem fim a pena desta criança. Os gomes se querem um animal de estimação que adoptem um cão, se forem capazes de o tratar melhor.
Força Esmeralda. Que a tua vontade seja respeitada e não te obriguem a conviver com quem te odeia e te quer ver doente (como afirmou a tal brasileira).
Maria
Enviar um comentário