sábado, 1 de novembro de 2008

LAMPREIA DE OVOS

Ponha 50o gr de açúcar ao lume até fazer ponto de cabelo. Bater muito bem 16 gemas de ovos e passá-las por um passador de rede, com a ajuda de um funil, vertê-las em fio no açúcar fervente para obter fios de ovos. Utilize apenas metade da quantidade das gemas batidas. Com o restante faça capas grandes, deitando com a ajuda de uma colher de sopa grande as gemas que se espalham no açúcar em ponto a cozer. Com estas capas e os fios, vai-se moldando a lampreia.
Disponha os fios de ovos em forma de ferradura, começando com uma grossura maior na parte da cabeça e vai diminuindo até à cauda. Depois dos fios de ovos dispostos a formar o corpo da lampreia cubra com as capas de ovos. Junte ao açúcar que sobrou mais umas colheres de água de forma a obter um ponto mais ligeiro e com esta calda regue a lampreia. Pode desenhar os enfeites que quiser, utilizando um pouco de açúcar mais elevado de forma a poder moldar com mais detalhe. Enfeite a lampreia com alguns fios de ovos, e sirva.
Bom proveito!

Receita do Convento do Paraíso de Évora

42 comentários:

Unknown disse...

ola

obrigado pela visista e pelo simpatico comentário.

espero mais opiniões


eu voltarei a passar por aqui pois gosto d0o seu trabalho

bem haja

carla

http://www.arte-e-ponto.blogspot.com

gaivota disse...

carla
olá amiga, ainda bem que vieste ver e provar a lampreia... é dos doces da mesa de natal que não se pode perder...
beijinhos

GraficWorld disse...

Ciao navigando per gli infiniti mari del web..eccomi qui..ti lascio un salutino!!

Duarte disse...

Isto tem que dar vida. Que bom!!!

:)))

Beijos

Heduardo Kiesse disse...

deve ser maravilha :-)

:-)

Anónimo disse...

habrá que comer, pues

un abrazo

s

gaivota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gaivota disse...

olhar meu
é muito bom a lampreia, feita assim com requinte...
beijinhos

gaivota disse...

dual
grazziaaaaaaaaaaaa
ciao

gaivota disse...

duarte
se dá!!! é muito bom...
beijinhos

gaivota disse...

paradoxos
acredita que é mesmo muito bom, quase obrigatória nas mesas de natal de tantas famílias...
beijinhos

gaivota disse...

santi
hay que comer és una maravilla, aunque te vás a poner algunos kilitos...
besos

gaivota disse...

olhar meu
ihihihihihih
já vai, já vai........
beijinhos

" R y k @ r d o " disse...

Que maravilha.

Visitem um cantinho de poesia e música:

http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/

Sejam felizes
.

PreDatado disse...

mmmmmmm fiquei com água na boca. temos uma amiga que faz essa lampreia moldada sobre massapan de amendoa algarvia. mmmmm

Chinha disse...

Sou doida por lampreia de ovos....


bjinhos

Chinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Bela receita para a época que se aproxima. obrigada

gaivota disse...

águia livre
que maravilhaaaaaaaaaaa
está na época destas coisas...
beijinhos

gaivota disse...

predatado
é tempo delaaaaaaaaaaaaaaa
e com massapan também é uma delícia
beijinhos

gaivota disse...

chinha
é dos pecados obrigatórios, no natal....
beijinhos

José Leite disse...

Manjar dos deuses...

Ácido Cloridrix HCL disse...

Humm, uma deliciaaaa!!! E que saudades de Portugal a da nossa gastronomia!!!! Chhhleppp!!!
As minhas desculpas pela loooooonga ausência neste espaço,,,, mas, valores mais altos se levantaram que me afastaram das lides internautas!!! Ficam prometidas visitas mais assíduas neste Blog!!!
Desculparia traição se cometida pelo traidor com elemento do mesmo sexo???? Por exemplo pegar sua melhor com uma amiga numa transe íntima??? (Ou vice versa)?? Ou o que conta será a traição ao sentimento e não a do corpo? Esse o inquérito de opinião que lançamos no Sexo, Humor e Prazer e sobre o qual gostaria de ouvir a tua opinião!!! Obrigado, HCL

Lúcia Laborda disse...

Não conhecia a receita, mas pereceu-me maravilhosa! Vou ver se acerto.
FELIZ NATAL e que o ANO NOVO seja de realizações, paz, saúde e amor!
Beijos

gaivota disse...

rouxinol de bernardim
uma delícia, mesmo.............
beijinhos

gaivota disse...

olhos de mel
experimenta, requer cuidado e atenção na preparação...
beijinhos

Cadinho RoCo disse...

Só de ler a receita posso imaginar sabor tão delicioso.
Cadinho RoCo

Rui Caetano disse...

Um NATAL FELIZ inundado de alegria e amor

Cadinho RoCo disse...

Já voltei como querendo mais um bocado deste doce.
Cadinho RoCo

" R y k @ r d o " disse...

Um prato que deve ser uma maravilha

Bom Ano de 2009

Visitem:

http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.com/
.

Lúcia Laborda disse...

Hummm... Que delícia!
FELIZ ANO NOVO!
Que ele seja de luz em seus caminhos,
que a paz seja cada vez mais possível
e o amor e justiça renasçam nos corações
da humanidade!
Obrigada pela nossa caminhada, por me
permitir fazer parte de seus amigos.
Beijos

NunoSioux disse...

Lá se vai a dieta!!!!
Tudo o que tenha ovos e açucar......
E os ovos moles de Aveiro....

Uiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Abraço

Cadinho RoCo disse...

Aqui retorno e daparo com essa maravilha a provocar meu paladar.
Cadinho RoCo

seixomirense disse...

Podem-me esclarecer uma coisa, o joao moreira é o da foto do perfil dele? é que eu duvido muito.

Lúcia Laborda disse...

Eu não conheço esse doce, mas me deu a impressão que é muito bom!
Beijos

Cadinho RoCo disse...

A foro, uma beleza, a receita com jeito de ser o resultado delicioso.
Cadinho RoCo

Lúcia Laborda disse...

Passando para lhe ver e deixar beijinhos...

Naty disse...

ola adorei este teu cantinho voltarei
bjs naty

Sandokan disse...

Apenas uma rosa
Ela trazia na sua mão
Ao longe senti o aroma
Que o vento leve e suave trouxe.
Podia então sentir teus passos
Andando vagamente
No silêncio escondido
Para que eu não despertasse
Daquele sonho envolvente.
Senti então o barulho da porta
Que abria lentamente
Seu perfume dominava
Entrava nos meus sonhos
Invadia a minha alma.
Meu quarto perfumado
Era o aconchego, o
Meu refúgio, o meu pensar.
Espalhada na cama
Envolvida nos lençóis vermelhos
Elea chegava de mansinho
Nem pedia licença,
Já me enchia de carinho,
Beijava-me inteiro,
Deixava-me alucinado
Envolvia-me nos seus desejos.
Meus sonhos se foram
Ali estava ela delirando
Pelo meu amor.
Suas mãos atrevidas ela deslizava
Não temia os limites
E eu ali sonhava e vivia
Toda aquela magia
Todo aquele momento
De ternura e encanto.
Ah! Que belo sonho...
Eterno ele será
O dia que você existir,
Não precisa nem trazer a rosa
Traga apenas o seu coração
E sua alma cheia de amor
Que eu cuidarei da sua vida
E do seu amor.

mar salgado disse...

ola
tenho lido os seus comentários em vários blogues ligados às Caldas. Temos uma paixão comum - a Foz.
quanto á lampreia, seria uma outra paixão se o meu fígado a aguentasse. Espero que o seu seja mais resistente.
Talvez a Gaivota me possa ajudar, preciso de saber como colocar o nome e perfil de "contribuidores" no blogger, e não sei. Muito agradecia a sua ajuda

mar salgado disse...

Agradeço a atençaõ, gaivota.
Fomos criadas na mesma terra. Boa terra, de vistas largas para a época.
:)

mar salgado disse...

Obrigada.
Cresci nas Caldas e estudei na Escola Comercial e industrial, mas agora vivo em V F X

bjs