sexta-feira, 4 de julho de 2008

Canções do Mar


Se não houvesse barcos
quando eu era pescador
como podia agora navegar
no mesmo mar
de meu avô navegador?
Bendita a tua herança avô:
em ti me confirmei e sou
Quando nasci
eu era pescador
e logo gostei de ti

Mais tarde
finquei os pés na areia
e nunca mais te vi:
tu ficaste sereia
e eu para aqui
Porque passaste àquela hora
naquele dia?

Eu olhava o Sol que se ia embora
e me atraía

Nas vésperas de anoitecer
só apetece morrer

Porque passaste àquela hora?
Porque não passas agora?

Se não houvesse barcos
não haveria mar
O poema é dentro na raíz:
da sua explosão
se desprende a palavra que o diz

Dizer é libertar o poema
devolvê-lo à razão
duma origem suprema
Não sei porque razão
continua o teu olhar
a procurar
o mito
Não sabes o que é o mito?
Não?
És tu de saia travada
e eu mestre de um galeão
Ai
quando eu era pescador
inda tu não eras nada:
desencontros meu amor...
José Soares - Nazaré 1990

32 comentários:

Heduardo Kiesse disse...

"Dizer é libertar o poema"
lindo e fresco poema com paladar a mar, amar!

~ Marina ~ disse...

Adoro poemas que falam de mar, barcos, pescadores.

Um bom fim de semana!

Beijos!

Eu disse...

Gostei muito do poema :)
Muito fresco

Duarte disse...

Com os pés fincados na areia e o olhar no Sitio, tenho a segurança plena de que se concretizarão todos os milagres.
Só quem conhece esta terra, e estas gentes, pode compreender estes aromas da maresia. Como este poema no seu canto ao amor e à vida.

Gostei, e muito.

gaivota disse...

paradoxos
com paladar a mar, calmo, extenso, lindo
beijinho

gaivota disse...

gerlane
o mar é o som da vida...
bom fim de semana, amiga
beijinhos

gaivota disse...

marta
é fresco, fresquinho, como o mar...
hihihihihi
beijinhos

gaivota disse...

duarte
é como dizes, amigo, entremos pelo sul, e antes da ponte da barca já o cheiro é cativante, vindo pelo norte, temos logo o promontório a saudar-nos...
(só para quem ama esta terra e esta gente!)
beijinhos

Anónimo disse...

Oie lindo! Esse belo poema, lembra o marulhar, suave como a brisa, lindo demais!
Bom fim de semana! Beijos

gaivota disse...

olhos de mel
marulhar, este mar lindoooooooooooooo
maresia doce e suave, aqui!
beijinhos

ARTEROSANE disse...

Amei o seu blog!!
Lindo!!!
Aparece lá no meu!!!
Beijo

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Que coisa linda! Me fez ler e reler este poema, vocês Poetas tem algo de mágico, aquecem nossos corações.
Fiz postagem nova apareça por lá.Um grande abraço

Dois Rios disse...

O mar lembra horizonte, horizonte lembra vida e vida são as oportunidades que temos de apreciar coisas belas como estes versos
Beijo,

Fá menor disse...

Há tanto tempo que não passava aqui... (mea culpa) que só agora vejo novidades!
Vi logo que estas canções do mar só poderiam partir que quem ama muito o mar.
Muito bem!
Tenho que voltar com mais tempo para ver as novidades todas.
Beijinhos e boa sorte para o projecto conjunto.

poetaeusou . . . disse...

*
josé soares
nas asas de uma gaivota,
. . . da gaivota . . .
,
pilipares amiga,
,
*

Lúcia Laborda disse...

Passando para lhe ver e desejar um bom fim de semana!
Beijos

Cadinho RoCo disse...

Quero ir embora para o mar nesta casa barco que leva-me ao navegar de sonhos e encontros declamados por sensações a soprarem em mim palavras que ao invés de sairem de mim, trazem ao meu ser a emoção de alento tão refrescante. Quero ir embora pelo mar que esbarra em sonhos protegidos por esta casa que ninguém vê percebe ser meu barco.
Cadinho RoCo

Lúcia Laborda disse...

Olá meu amigo lindo! Passei para lhe ver e dexei beijinhos...

Biblioteca Rodrigues de Freitas disse...

Belissimo...
Um abraço
Morgana

Ricardo Silva Reis disse...

Poema bonito! (e sabe e cheira a mar...)
Boa escolha (não conheço o autor)
Beijinhos

gaivota disse...

arterosane
obrigada amiga,
beijinhos

gaivota disse...

martha thorn vaon moders
poetas de pá descalço na borda da água, enterrados na areia, escrevem magia nos seus dizeres!
beijinhos

gaivota disse...

dois rios
coisas simples e belas feitas e escritas por gente do mar
beijinhos

gaivota disse...

fa menor
coisas de mar, de gente do mar, do pé descalço na areia, gentes simples, lindas...
beijinhos

gaivota disse...

poetaeusou
pois foi uma "gaivota" que me trouxe o josé soares na sua simplicidade total e certa!
pilipares, meu amigo!

gaivota disse...

olhos de mel
bom fim de semana também para ti!
beijinhos

gaivota disse...

cadinho roco
tens um barco à tua espera, embarca e sê feliz!
beijinhos

gaivota disse...

morgana
obrigada
beijinho

gaivota disse...

só eu
é um nazareno do coração, que ama o mar que lhe pertence e na sua simplicidade nos ensina "coisas de mar"!
beijinhos

Menina Marota disse...

"O poema é dentro na raíz:
da sua explosão
se desprende a palavra que o diz"

lindo... todo o poema é comovente, cheio de uma sensibilidade ondulante, tal como as ondas calmas do mar que se espraiam na areia...

Gostei de estar aqui...

;))

gaivota disse...

menina_marota
obrigada pela visita
o mar, o eterno amante...
beijinhos

bsh disse...

Lindíssimo.

Irei voltar.

Parabéns.

http://desabafos-solitarios.blogspot.com/